Tecnologia

Ferramenta que monitora público é aposta do setor de eventos para atrair pequenos e médios empreendedores

Da Redação

O agitado setor de feiras de negócios, que movimenta R$16,3 bilhões por ano só na capital paulista- segundo pesquisa da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas –  , exige cada vez mais ideias inovadoras para atrair organizadores e pequenos empreendedores. E os recursos tecnológicos se tornaram aliados deste mercado quando o assunto é evento de pequeno e médio porte.

Para realizar uma feira é preciso um ano de trabalho no mínimo. Conhecer bem o segmento explorado, ter equipes preparadas e saber quais são as necessidades dos visitantes também fazem parte da dinâmica dos promotores e expositores. E, além de todo este preparo, alguns recursos tecnológicos têm entrado em ação para garantir o sucesso do evento.

É o caso do Purple, ferramenta que permite conhecer o perfil do público (gênero, escolaridade, profissão, seus gostos e preferências, comportamento, etc) e monitorar suas atividades durante o evento. Tudo isso com apenas um click. Basta que o visitante faça login, uma única vez, no sistema – este login pode ser feito através das redes sociais – para que a interação aconteça.

O diretor Comercial e de Marketing do Centro de Eventos PRO MAGNO, Beni Piatetzky, explica como funciona a ferramenta. Confira a entrevista concedida ao portal Mercado & Feiras.

Como funciona a ferramenta? O software é instalado no equipamento que irradia o sinal de WiFi, a partir desta estrutura tudo que entrar nesta rede pode ser monitorado. São muitos recursos de marketing disponíveis, iniciando pelo curtir no acesso que o usuário faz na plataforma (na página do patrocinador), evoluindo para campanhas (segmentadas por idade, gênero, preferências, tempo de permanência, comportamento e etc). Você também pode ativar pesquisas, alertas, identificação de melhor rota até o estande buscado. O monitoramento do uso da internet permite ao gestor ter acesso aos sites mais acessados e ao bloqueio de sites. Limitação por diferentes indicadores: de tempo de uso, de dados ou velocidade por visitante considerando o número de equipamentos pendurados na rede por visitante, etc.

Quais são os benefícios do Purple para os expositores e visitantes? Para o expositor: mapa de Calor, que identifica o comportamento do visitante, tornando viável análises de fluxo e criação de índices. A tomada de decisão, baseado em informações on-line e de abrangência macro, possibilitando novas alternativas de posicionamento em tempo real. Já para o Visitante: Ter acesso a um WiFi de qualidade. Considerando que o promotor, sem esta ferramenta, não poderia arcar com os custos desta comodidade. Já com o Purple, este serviço pode ser disponibilizado com qualidade via patrocínio.  Em eventos abertos, onde não existe o cadastramento, parte deste processo pode ser feito na plataforma da Purple pelo uso do wifi.

 A ferramenta possibilita interagir em tempo real? Sim, o sistema permite que os expositores enviem mensagens personalizadas com sugestão de palestras, exposições e demais atrações, lancem promoções para atrair mais visitantes aos estandes menos visitados, entre outras estratégias… tudo isso em tempo real, enquanto o evento acontece.

Como é feito o monitoramento? O mapeamento permite filtrar as preferências do usuário e enviar mensagens personalizadas para cada visitante avisando sobre palestras e acontecimentos no evento, a fim de atraí-lo ao estande desejado. Tudo isso com apenas um click. Basta que o visitante faça login, uma única vez, no sistema – este login pode ser feito através das redes sociais – para que a interação aconteça.

Como ter acesso e qual custo? O Purple é um sistema configurado e parametrizado sob medida para o cada evento. São muitas possibilidades e recursos disponíveis para atender as necessidades deste mercado. O calculo do valor, baseia-se em 3 variáveis: Dimensão do local; Densidade de usuários previstos no projeto; e Ativação, configuração, treinamento e disponibilidade da equipe técnica.

As informações captadas pelo Purple geram relatórios para os expositores e organizadores, como isso é feito? As informações captadas pelo Purple geram relatórios de marketing para os expositores e organizadores em tempo real, nos quais é possível saber quais estandes estão sendo mais e menos visitados, qual o tempo médio de permanência em determinado espaço, assim como a locomoção do público durante o evento.

É possível gerar conteúdos como promoções e lançamentos? Também é possível lançar promoções e gerar anúncios publicitários, redirecionar páginas e links de conteúdos para públicos segmentados por gênero, idade, gosto musical, por exemplo, fazer anúncios e campanhas. Além de diversas outras ações para atrair o visitante no momento em que a feira acontece.

O sistema já foi implantado? Qual a previsão ? Já está em funcionamento.