A 37ª edição da APAS SHOW, realizada entre 15 e 18 de maio, bateu recorde de visitações nos cinco pavilhões da Expo Center Norte, em São Paulo. Com um total de 137.487 visitas, houve um aumento de 23,3% em relação a frequência da edição de 2022, que fechou com 111,5 mil.
“Conseguimos superar nossas metas porque só trabalhamos com protagonistas, não com coadjuvantes”, comemora Carlos Correa, diretor-geral da APAS – Associação Paulista de Supermercadistas.
O evento, considerado a maior feira do setor supermercadista do mundo e a maior entre Alimentos e Bebidas das Américas, contou na cerimônia de abertura com a presença das maiores autoridades do Estado como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado.
Com mais de 850 expositores, dentre esses mais de 200 internacionais, os cinco pavilhões da Expo Center Norte ficaram lotados de empresas ligadas à cadeia de abastecimento. Um dos destaques foi a área dedicada aos produtos orgânicos, naturais e saudáveis, nomeados como Fresh Farm e Natural Station.
Os estandes da Nestlé e da Heineken foram os grandes destaques do prêmio Stand APAS SHOW Popai – que gratificou os melhores estandes nos critérios: melhor conceito de estande, melhor ação promocional, melhor visual merchandising, melhor comunicação visual e melhor estande sustentável, trazendo também como novidade a premiação de melhor conceito de estande para as montadoras, além da premiação em NTF.
A APAS SHOW também se preocupou com o bem-estar do grande volume de trabalhadores atuantes na feira. Foram mais de 5 mil kits lanche, distribuídos para o café da manhã e café da tarde dos colaboradores. A organização da feira compartilhou informações para que todos seguissem as normas trabalhistas vigentes.
Para o presidente da APAS, Pedro Lopes, a feira foi um momento de realizações, felicidades, de superar obstáculos para entregar um evento grandioso e apresentar soluções para o varejo.
Paralelamente à feira, o Congresso de Gestão foi um sucesso absoluto, que trouxe como tema “Supernova expanda o seu futuro”, uma metáfora entre a explosão de uma estrela em milhares de pedaços e o surgimento de novas estrelas e galáxias e a hiper segmentação do varejo, dando origem a outros formatos e canais de vendas, conforme explicou o norte-americano Lee Peterson, autor deste conceito e um dos palestrantes do evento.
O congresso foi realizado em três dias, na parte da manhã, e contou com a participação de 98 palestrantes, entre eles, a britânica Kate Ancketill, que abordou as possibilidades de negócios supermercadistas para o futuro.
Recordes em doações de alimentos
Outro recorde da APAS SHOW 2023 ocorreu durante a tradicional arrecadação de alimentos do evento. Neste ano, foram 48 toneladas recolhidas, a maior da história da feira. Na edição anterior foram 16,8 toneladas. A dinâmica deste ano favoreceu uma maior arrecadação, já que, pela primeira vez, os alimentos começaram a ser recolhidos no início do ano. Antes mesmo do começo da feira, no dia 15, a APAS SHOW já havia contabilizado 23,7 toneladas de alimentos. Durante os quatro dias de evento, foram mais 24,3 toneladas.
Os alimentos arrecadados foram distribuídos para o Instituto Amigos do Bem, Associação Prato Cheio e Programa Mesa Brasil – que possuem trabalhos sociais com famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social – e para a Comunidade Zarchi Narchi, população carente que habita o entorno da Expo Center Norte.
Um dos expositores que contribuíram com a campanha foi o Grupo Trigo – dono das marcas Spoleto, China in Box, Gendai, Koni, LeBonTon e Gurumê –, que doou massas e molhos para as instituições. Para o grupo, a feira foi muito positiva, com mais de 1.800 pessoas provando as novidades que a tradicional marca vai levar aos supermercados a partir do segundo semestre.
Conexões com clientes
Para a head de marketing da Xandô, Vivian Ramirez, os objetivos de apresentar a empresa a todo o varejo, fechar bons negócios e reforçar o mix de produtos com os últimos lançamentos, foram todos alcançados. “Participar da APAS é muito importante, porque é a oportunidade de mostrarmos a força do nosso negócio. Este ano, tivemos uma edição recorde em visitações e pudemos estreitar conexões com clientes, potenciais clientes e parceiros”, afirma Dênio Oliveira, presidente da Bem Brasil.
Geração de negócios
O volume de negócios durante os quatro dias de eventos também superou os valores de 2022, em 13,8%, atingindo a expressiva marca de R$ 14 bilhões. A Conexão de Negócios, um espaço exclusivo para reuniões privativas entre empresários e executivos das empresas participantes foi responsável direta por parte do volume de transações da feira.
De acordo com João Galterio, gerente nacional de Vendas da Kärcher, o faturamento no estande ultrapassou 2022. “Os dias da feira foram de muita negociação comercial e captação de mais de 150 leads qualificados, com clientes de todo o Brasil”, comemora o executivo.
“Nossa participação foi excelente”, avalia Guilherme Gama, CEO da Trevo Lácteos, que acrescenta: “o evento é uma grande oportunidade para nos reunirmos com os principais clientes de todo o Brasil em um único local”. O executivo conta que durante os dias da feira foram fechadas mais de 20 negociações com os principais players dos mercados nacional e regional.
Manuel Ramon Gonzalez, CEO da Robinson Crusoe, empresa especializada em atuns, se surpreendeu com o volume de visitantes e interessados. “Recebemos visitas de várias partes do Brasil e de países como Paraguai, Bolívia, Argentina e Espanha”, comenta.
“Todos esses depoimentos, os números de visitas e volume de negócios demostram a importância da feira para um setor que continua em plena expansão no país. Em 2024, temos a missão de fazer um evento tão grandioso como este!”, comemora Correa, ao fazer uma avaliação sobre esta edição da APAS SHOW.
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