A Associação Brasileira de Utilidades e Presentes, exerce o trabalho de desenvolver o setor das empresas voltadas para o segmento CASA. Produtos para decoração, mesa posta, utilidades para o lar, mobiliário e têxteis movimentam o mercado brasileiro e, entre as ações promovidas pela associação para incentivar o crescimento do setor como um todo está o estímulo para a geração de negócios, tanto em âmbito nacional, como o internacional.
Dessa forma, pela terceira vez consecutiva, a ABUP levará seus associados para Maison & Objet, uma das feiras mais prestigiadas, em nível global, dentro das esferas de decoração e design de interiores. Para a 28ª edição, que será inspirada pelo tema Enjoy, a associação marca presença com um grupo de empresas que terá a oportunidade de expor entre grandes nomes de todo o mundo. “Para nós, é muito clara a relevância de integrarmos nossos associados dentro de uma plataforma que é referência em nível global. Esse incentivo abre espaço para conexões e grandes oportunidades que impulsionarão o mercado de produtos decorativos brasileiros”, afirma Jamil Rima, presidente e porta-voz da ABUP.
Para a feira, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de setembro, junto com a Paris Design Week, a associação desembarca com uma ampla representatividade da produção nacional nos setores de decoração e mesa posta, entre outras. Para tanto, a ABUP é responsável pela negociação dos melhores espaços e as condições ideais para a obtenção de excelentes resultados durante a feira. “Sempre focados em uma significativa relação custo-benefício, realizamos todo suporte para que as empresas possam chegar ao evento com o único foco de realizar a exposição do seu portfólio e construir relações”, enfatiza o presente.
Entre as empresas brasileiras presentes no pavilhão principal da segunda edição de 2023 da Maison & Object estão a Gileno Design, com sua produção de peças em cristais; Holaria, que realiza peças decorativas em porcelana; Home Wish, com uma seleção de peças para casa com pedras brasileiras; Luca Millani, com sua vidraria artesanal desenvolvidas com as técnicas de fusing e sopro e a Strauss, especializada na fabricação artesanal de produtos de mesa em cristal e porcelana. “Sem sombra de dúvidas, reunimos um pool de associados que terão a oportunidade de realizar grandes conexões e negócios no mercado internacional, ampliando seu olhar sobre as demandas buscadas pelos visitantes”, declara Rima.
Grandes perspectivas durante a 28ª edição da Maison
Com a estratégia de prosseguir na constância da exposição das marcas e construir uma imagem de investimento no mercado, a ABUP aposta na diversidade de produtos integrados e complementares, junto com a atratividade que a cultura, design e características brasileiras despertam. Para a associação, também é essencial deixar claro para o mercado internacional que as empresas do país contam com plena capacidade produtiva para atender as demandas de volumes e perfis que abrangem as diversas regiões do mundo.
Entre os resultados conquistados para os associados – não apenas pela atuação na Maison, como na apresentação das marcas em nível global –, a ABUP avalia um crescimento médio anual entre 5 e 10 % no volume de exportações, um estímulo que permite o aumento da frequência em feiras como a Maison. “Sempre prevemos uma oferta maior a cada ano levando marcas que já participaram e outras que estreiam como novidade e força da produção brasileira”, detalha o presidente.
Gradativamente, as empresas nacionais têm ganhado espaço fora do Brasil. “Através de benefícios associativos, como acordos logísticos ou informações de mercado internacional por meio de parcerias e, principalmente a participação em feiras internacionais, conseguimos inserir expositores dentro de uma imensa vitrine. O departamento internacional da ABUP também desenvolvemos a promoção internacional das marcas e das empresas brasileiras de artigos para a casa”, explica Jamil Rima.
A participação da ABUP na Maison & Objet 2023 enriquece as perspectivas culturais das empresas ao destacar talentos emergentes e insights valiosos sobre o mercado através de análises de produtos e reação dos visitantes. Junto com as marcas que participarão ativamente nos espaços de exposição, a St. James e a Orfèvrerie Royale são outros dois associados que também estarão na Maison.
Na programação, a ABUP também receberá associados que viajarão a Paris para visitar a Maison & Objet: a APAEB Sisal (Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira), Herbo Aromas, de produtos de higiene aromatizados, e a NG Abatjours, de iluminação.
No entorno do pavilhão principal onde acontece a Maison & Object, Paris também recebe a bref, design e art, evento que faz referência aos dois países: Br: Brasil e Fr: França, em uma união de siglas. Com a proposta de sobressair os muros de galerias e estúdios de arte, a mostra empreendida pela curadora Patricia Monteiro Leclerq promove a abertura das marcas para um crescimento sustentável dos negócios. Diretamente do Brasil, a ABUP apoia a presença das empresas Casa Bonita, DZT Objetos, Gileno Design, Home Wish, Oiamo e St James.
Tour de varejo conduzido pela ABUP
Durante o período do evento, a ABUP também será responsável pela realização do Retail Tour, uma visitação guiada dentro do varejo parisiense de artigos para casa. De acordo com a associação, a proposta é, durante um dia inteiro, imergir os associados brasileiros no que diz respeito aos modos, estilo de consumo, perfis de lojas e comportamento dos clientes nos pontos de venda da capital francesa.
Foto: @gregsevaz