A contagem regressiva começou para a 38ª edição da APAS Show 2024, o maior evento do setor de alimentos e bebidas das Américas, e a maior feira supermercadista do mundo. Organizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), o encontro acontecerá entre os dias 13 e 16 de maio de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo. Para a edição desse ano, a Apas Show será composta por mais 850 expositores, sendo 200 internacionais, com perspectiva de ultrapassar a marca de R$ 14 bilhões em negócios gerados.
“Em 2024, a APAS Show se posiciona como o melhor festival para abrir a mente e fechar negócios. O evento é reconhecido como o maior do setor de alimentos e bebidas das Américas e como a maior feira supermercadista do mundo, com presença relevante de expositores internacionais. O setor de varejo supermercadista é um dos que melhor ilustra os inúmeros avanços que o Brasil conquistou nos últimos anos. Se o país vem construindo uma imagem internacional forte, essa imagem certamente passa pelos supermercados e a APAS Show representa esse bom momento”, afirma Carlos Corrêa, diretor geral da APAS.
Releitura da Marca e enfoque ampliado
Para a edição de 2024, a APAS firmou parceria com a agência de publicidade WMcCANN World Group, resultando em uma releitura da marca APAS SHOW, com novo conceito e identidade visual. O estudo, com mais de 100 páginas, analisou seis “C”s do evento (companhia, consciência inclusiva, consumidor, categoria, cultura e conexões), concluindo que a “APAS SHOW é o melhor festival para abrir a mente e fechar negócios” com uma abordagem que vai além dos alimentos, oferecendo durante os quatro dias de duração uma gama de produtos e serviços relevantes para o setor. Desde alimentos e bebidas até tecnologia e inovação, logística, finanças, infraestrutura e muito mais. “Essa releitura ressalta a APAS SHOW como o ponto de encontro ideal para ampliar horizontes e concretizar negócios. Essa estratégia reafirma a importância da feira como um evento fundamental para o setor, não só para os quatro dias em que acontece, mas para a consolidação de negócios e projetos de inovação que ocorrerão ao longo de todo o ano, fruto do conhecimento e networking promovidos no evento”, complementa Corrêa.
Expansão no tamanho
Em uma área de mais de 78 mil metros quadrados, que ocupa os cinco pavilhões do Expo Center Norte, a APAS Show 2024 virá com tamanho maior. No evento haverá o chamado pavilhão azul B, um espaço de 1.700 metros quadrados construídos ao lado do pavilhão azul. “Quando todos imaginam que o evento não pode crescer mais, conseguimos uma opção para expandir o espaço e surpreender nossos visitantes e expositores com uma experiência ainda mais enriquecedora”, destaca o executivo.
Congresso de Gestão
A APAS Show representa uma oportunidade única para empresas nacionais e internacionais da cadeia produtiva de se reunirem, possibilitando a realização de negócios, networking e acompanhamento de lançamentos. Além disso, o evento também segue com seu objetivo de compartilhar conhecimento por meio do Congresso de Gestão. O encontro, que também passou por uma releitura e análise na parceria assinada entre a APAS e a WMcCANN World Group, trará como tema “Update-se – O mercado do futuro mais próximo de hoje”, prometendo insights valiosos sobre as tendências e perspectivas do setor.
“Esse tema foi resultado desse trabalho de reflexão que nos fez entender que o conteúdo que será apresentado é o insumo que transpõem o passado e o presente, convidando todos a uma grande atualização, um verdadeiro upgrade”, analisa Corrêa. O Congresso de Gestão “Update-se – O mercado do futuro mais próximo de hoje”, ocorre entre os dias 14 e 16 de maio, das 8h às 14h. Para mais informações e inscrição, visite o site oficial da APAS Show 2024.
Espaço Boticário
Em 300 metros quadrados, o Boticário terá na APAS Show um espaço dedicado exclusivamente para o segmento de beleza, com seus produtos e lançamentos, cujo um dos objetivos é cruzar os caminhos entre os expositores e os grandes varejistas, com o objetivo de abastecer as gôndolas dos supermercados com os produtos das marcas do Grupo Boticário, entre elas: Truss Professional, Dr Jones, O.U.I Alta Perfumaria, Vult, Quem Disse, Berenice?, Eudora e O Boticário.
Produtos Naturais e Orgânicos
Atenta às mudanças nos hábitos de consumo do brasileiro e com o objetivo de promover o setor, destacando seu crescimento, sua importância e suas oportunidades, a APAS Show terá também no pavilhão Amarelo uma área voltada para ao FFLV (flores, frutas, legumes e verduras) e produtos saudáveis, um tema que foi destaque em 2023 e retorna para a edição do evento em 2024.
Conexão de Negócios
Na APAS Show, a “Conexão de Negócios” se destaca como uma ferramenta essencial para facilitar o contato entre fornecedores e potenciais compradores. Este espaço exclusivo oferece reuniões privativas entre empresários, previamente agendadas, garantindo eficiência e produtividade durante o evento. As reuniões, que têm duração máxima de 30 minutos, são organizadas com base nos perfis preenchidos pelas empresas durante o processo de inscrição, garantindo uma abordagem precisa e eficaz das diversas oportunidades disponíveis na feira.
Responsabilidade Social
Em sintonia com a crescente importância das questões socioambientais, a APAS Show tem reforçado seu compromisso com as causas ESG. Desde 2014, o evento tem trabalhado para garantir a destinação responsável de todos os resíduos gerados. Esforços significativos são feitos para minimizar a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, por meio da implementação de práticas de reciclagem em todas as etapas do evento. Além disso, a APAS SHOW busca neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa, realizando inventários de emissões e adquirindo créditos de carbono de projetos rastreáveis e auditáveis.
Em 2023, o evento atingiu a meta de Aterro Zero, destinando 100% dos resíduos a reciclagem. No ano passado ocorreu também a neutralização por meio da contratação de créditos de carbono equivalentes a 38 toneladas de CO2 .
Arrecadação de alimentos
Outro aspecto importante é a iniciativa de arrecadação de alimentos, uma tradição da feira. Ao final do evento, os expositores parceiros têm a oportunidade de doar os produtos expostos em seus estandes. Esses alimentos são então entregues a ONGs e associações parceiras que prestam assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essas ações demonstram o compromisso da APAS SHOW não apenas com o sucesso comercial, mas também com o bem-estar da comunidade e o cuidado com o meio ambiente. A ação de arrecadação de alimentos do evento em 2023 totalizou 48,4 toneladas de alimentos e produtos, destinadas para 121 entidades sociais.
APAS
Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.500 supermercados associados que somam 4.315 lojas.
Foto: Divulgação