De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está no topo da lista quando o assunto é ansiedade. À primeira vista, pode parecer que o assunto não tem a ver com a área de beleza, mas uma forte tendência da indústria, os cosméticos emocionais, prova o contrário. É o que mostra a edição de 10 anos da in-cosmetics Latin America, evento internacional de matérias-primas para o mercado de higiene, perfumaria e cuidados pessoais.
Entre trabalho, estudo e compromissos sociais, o momento de cuidar da pele, dos cabelos ou do banho virou um dos poucos em que as pessoas estão conectadas com suas necessidades individuais. Em um universo de sentidos, os cosméticos passaram a ter um papel mais amplo, não só o de limpeza e hidratação, mas acalmar, relaxar e inspirar. A indústria, atenta ao comportamento de consumo, vem investindo nesta direção, principalmente depois da pandemia.
Prova disso é que o evento traz, neste ano, mais de 130 soluções focadas em bem-estar e neurocosméticos. São tendências que devem impactar o mercado nos próximos meses apresentadas em primeira mão. “É uma conexão com o futuro. Antes do shampoo, do sabonete ou do creme hidratante chegar ao varejo, existe uma longa estrada de pesquisas para atendimento de necessidades cada vez mais específicas e a feira reúne esses elementos que a indústria precisa para avançar”, diz Ana Beatriz Elia, líder da in-cosmetics Latin America.
Otimismo urgente!
Um estudo da WGSN chamado “Grandes Ideias 2025: Beleza, mostra que não só os produtos acompanham a tendência emocional, mas também a atitude das marcas. A cobrança por posicionamento e iniciativas em assuntos que criam uma atmosfera de discórdia e desconfiança, como desastres climáticos, desigualdade econômica, migrações forçadas e visões extremistas, será presente.
Outras soluções
E se o protetor solar fosse um líquido e não um creme? Além do sensorial que, com certeza, agradaria muita gente, essa mudança também impactaria nas formulações por menor uso de matérias-primas na comparação com o que já está disponível no mercado. Pensando em sustentabilidade, há novidades que eliminam os microplásticos das fórmulas de esfoliantes, por exemplo.
E com mercado voltado para o público infantil aquecido, onde o Brasil é o terceiro maior país consumidor no mundo, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), condicionador de massinha, sabonete giz de cera que pode ser usado para escrever em azulejos e shampoo em formato de slime são algumas novidades. O evento vai até amanhã, 26, no Pavilhão do Expo Center Norte, e é dedicado a profissionais do setor.
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