Balanço: ABF Expo 2025 mostra avanço do franchising para vários mercados e diversidade de formatos

57

O franchising vai cada vez mais longe. Segundo dados inéditos divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) na abertura da maior feira de franquias do mundo, o setor agora está presente em 69% dos mais de 5 mil munícipios brasileiros. Este modelo de negócio, que cresceu 13,5% em 2024 e 8,9% no 1º trimestre deste ano, também chegou a vários mercados e nichos e apresentou uma diversidade de formatos e valores de investimento. A busca por conhecimento e preparação para investir com consciência no setor foi outro ponto importante. Estes foram os principais destaques da 32ª edição da ABF Franchising Expo, que ocorreu de 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Realizado pela ABF, com organização e promoção da Informa Markets, a edição deste ano contou com o patrocínio do Sicredi, da CAIXA, Santander, Banco do Brasil e, na Arena do Conhecimento, da Sults.

O evento trouxe mais de 420 marcas expositoras, sendo 115 estreantes, com uma visitação de cerca de 60 mil pessoas, atingindo as expectativas dos organizadores. A feira trouxe ainda novidades importantes. Com a ocupação do pavilhão Verde, além do Branco (os principais do complexo), o espaço expositivo aumentou 10% e chegou a cerca de 34 mil m², o que proporcionou uma melhor disposição dos estandes e das atrações, além de aprimorar o fluxo de circulação, proporcionando uma visitação mais fluida e interações facilitadas entre o público e os expositores. A experiência passou a contar este ano com um novo Assistente Virtual de Visitação e com espaços de descompressão e relaxamento do Expo Center Norte, incluindo uma parceria com o Instituto Red Dogs (para cãoterapia).

Neste ano, os expositores reforçaram a presença de leads qualificados, preparação prévia dos interessados e uma grande presença de potenciais investidores do interior de São Paulo e das regiões Norte e Centro-Oeste. O perfil é muito variado, desde empresários com outros negócios, multifranqueados, aposentados, profissionais em busca de mudança de vida, jovens, pessoas considerando ingressar no setor, dentre outros.

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite“mais uma vez, a feira mostra a força coletiva do franchising. Um modelo de negócio que se caracteriza pela colaboração entre um empresário mais experiente, o franqueador e um operador local, o franqueado, com o suporte de uma rede de fornecedores, consultores e outros parceiros. Vimos também o avanço do setor sobre vários aspectos. A atuação de marcas famosas, grupos de franquias e a aplicação do nosso modelo a uma miríade de mercados e nichos para além dos já conhecidos Alimentação, Educação, Moda e Bem-Estar, dentro os 14 segmentos de atuação, que mantém seu dinamismo. Notamos também várias iniciativas inovadoras e o uso mais intensivo de tecnologia, incluindo Inteligência Artificial”.

Outro ponto forte desta semana foi a capacitação em franchising. “Somando os participantes da Arena do Conhecimento e do ABF Summit lançado neste ano, capacitamos mais de 3 mil pessoas nos fundamentos e melhores práticas do setor. Desta forma, reforçamos ainda mais o papel da ABF no fortalecimento do nosso mercado e no fomento de um franchising íntegro baseado em conhecimento, compartilhamento de experiências e estratégias de sucesso. Com isso, incentivamos também um processo de expansão sólido por parte das redes e uma escolha consciente pelos candidatos a franqueados”, disse Tom Moreira Leite. Durante o evento, foi lançado ainda o Guia Oficial de Franquias 2025\2026, com o passo a passo para se comprar uma franquia, sendo que outras iniciativas da entidade de capacitação continuam ativos: Portal ABF Sebrae, ABF Academy, Curso Entendendo o Franchising, Guia Rápido de Microfranquias, MBA ABF FIA em Franchising, dentre outros.

Marco Basso, presidente da Informa Markets, ressalta: “os aprimoramentos na estrutura e área do evento trouxeram benefícios importantes. Primeiro, houve mais espaço para a formatação dos estandes, o que incentivou as marcas a investirem mais em design e experiências. Com os pavilhões espelhados, a área expositiva ficou mais ampla, com circulação mais simples e direta, o que trouxe um maior equilíbrio. Com isso, a visitação ocorreu de forma mais fluida de forma geral, resultando em uma melhor experiência dos visitantes, que relataram terem apreciado a nova configuração”.

Entre os visitantes esteve Antonio Ribeiro, de 70 anos, servidor público federal aposentado, que participou do evento pela primeira vez. “Sempre ouvi falar da feira, mas nunca imaginei o quanto ela poderia abrir portas para quem busca uma nova fase da vida”, comenta. Ele veio acompanhado do filho, em busca de uma franquia que una sua experiência com a energia da nova geração. “A variedade de opções e o apoio que os expositores oferecem me surpreenderam. Empreender em família pode ser uma excelente forma de complementar a renda e criar algo nosso.”

Quem também aproveita a feira com foco em mudança de vida é Edilene Alves, advogada de 43 anos. Após 15 anos atuando na área jurídica de uma multinacional, a maternidade a fez repensar prioridades. “Este é o segundo ano que venho à ABF Expo e, mais do que nunca, estou focada em encontrar uma franquia que me permita trabalhar de casa, algo na área de estética, por exemplo. Aqui eu consegui conversar diretamente com algumas marcas e acho que vou atingir meu objetivo”, afirma.

Tendências e novidades das franquias em 2025

ABF Franchising Expo se mantém como um termômetro importante para as novidades, tendências e movimentos no setor. Dentre os negócios que se mantêm em alta, destaque para franquias de mercados autônomos, locação (principalmente de equipamentos para obras), soluções financeiras e de gestão, óticas (com propostas variadas, incluindo populares), e serviços de limpeza e conservação. Em termos de formatos, vemos o avanço de microfranquias e modelos mais enxutos, quiosques, formatos móveis, digitais e autônomos, incluindo vending machines.

Em Alimentação, houve forte presença de negócios focados em açaí, sorvetes (gelatto, soft e até preparados com nitrogênio líquido) e outros doces, em caixa ou copos, além de uma variedade de propostas em massas, hamburgueres, bares, hot dogs, pizzas, coxinhas e outros salgados, produtos e alimentos naturais etc. Em Saúde, Beleza e Bem-Estar, houve a participação de marcas de depilação, serviços de spa e estética, farmácias e clínicas odontológicas. Em Educação, tivemos franquias de idiomas, capacitação profissional (oferecendo também cursos de graduação EAD), escola regular e robótica.

Entre os nichos criativos, houve franquias de eletropostos, chocolate sem açúcar, recurso de multas, licitações, gestão de pessoas, projetos luminotécnicos, adega de vinhos autônoma, telemedicina, loja virtual em marketplaces, self storage, comidas congeladas, gestão de frotas, economia de água, lutheria (reparo de instrumentos musicais), peixaria, plataforma de compra e venda de veículos, entre outros.

Dentre as marcas tradicionais que chegaram ou retornaram ao evento estão Cultura Inglesa (Educação), Capodarte, Enjoei e Morana (Moda), Giuliana Flores (Serviços e Outros Negócios), Oakberry Açaí e Oggi Sorvetes (Alimentação) e Sicredi (Instituição Financeira). Houve, ainda, marcas internacionais expondo pela primeira vez na feira da ABF: Another World (Entretenimento e Lazer), rede de arenas de realidade virtual; Bulegreen Cafe Yard (Alimentação) e Spanner Consulting (Serviços e Outros Negócios), todas dos Estados Unidos, além de Fagotto e Vettel (Alimentação – Chile) e Aqui Sua Reforma (Casa e Construção – Portugal).

Entre os fornecedores, o evento apresentou muitas soluções para gerenciar e digitalizar processos entre franqueadoras e franqueados, meios de pagamento específicos para o franchising, consultoria, geolocalização e até uma ferramenta com Inteligência Artificial para predição de resultados de franquias em determinadas regiões e pontos comerciais.

Conhecimento do setor e capacitação

A Arena do Conhecimento, área de capacitação do evento, recebeu cerca de 1500 empreendedores e trouxe quase 50 horas de palestras com temas como Lei do Franchising, conceitos-chave do setor, avaliação do contrato de franquia, passos na avaliação de uma rede, liderança, felicidade no trabalho e fluxo de caixa, com os principais especialistas do franchising nacional.

Ediberto Júlio, empresário do estado do Acre e visitante da feira pela primeira vez, comenta que as palestras foram fundamentais para entender o setor. “A Arena do Conhecimento é muito importante para quem vem pela primeira vez e quer entender como funciona uma franquia. Falou-se muito sobre contratos e isso é fundamental, as vezes nos empolgamos em abrir um negócio, mas precisamos entender o jogo e jogar junto com o franqueador. Aprendi muito na ABF Expo e quero levar esse conhecimento para o meu estado”, afirma. Também empresário, Henrique Cassiaro destacou o impacto das palestras na tomada de decisão. “Todo conhecimento que foi passado teve muito embasamento, principalmente para quem está começando. Já temos empresa, mas estamos entrando no mundo das franquias agora. O conteúdo nos deu coragem para seguir e conhecer melhor o mercado”, comenta.

ABF Franchising Summit estreia com sucesso

Neste ano, a ABF decidiu reformular sua grade de conteúdo reunindo em um só evento a programação dos seminários e simpósios que compunham a ABF Franchising Week. Nasceu então o ABF Franchising Summit, evento com muito conhecimento, tendências e inovação sobre o franchising que foi desenvolvido com intensa colaboração das comissões temáticas da ABF. Em sua primeira edição, reuniu mais de 1,5 mil pessoas, em dois dias. Entre os assuntos apresentados, destaque para inovação e tecnologia, envolvendo Inteligência Artificial (IA) e transformação digital; educação; expansão; ESG, tendências e “big numbers”; jurídico; Reforma Tributária; gestão e liderança; sucessão nas redes de franquia; sinergia com fornecedores; além de histórias que inspiram.

“O público avaliou muito bem o conteúdo da programação, destacando a aplicabilidade das estratégias e cases apresentados. O networking foi outro ponto forte, pois o evento contou com a participação das principais lideranças do franchising brasileiro. Nesse ambiente de colaboração, ressaltamos mais uma vez a importância das boas práticas para o desenvolvimento de um franchising sólido e sustentável”, explicou Caroline Graciani, diretora-executiva da ABF.

Foto: ABF Expo