Após sete anos, Salão Internacional do Automóvel vive retorno histórico

26

 O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo registrou 516 mil visitantes ao longo de dez dias no Distrito Anhembi, marcando uma retomada sólida após sete anos de pausa e confirmando o papel central do evento para o setor automotivo brasileiro.

No encerramento do evento, o presidente da Anfavea, Igor Calvet, resumiu o sentimento do setor. “Chegamos ao último dia como a edição de 2025 merecia, com casa cheia, expositores satisfeitos e o público querendo mais. Batemos a marca de meio milhão de visitantes, comprovando o que já notávamos pelos corredores do Anhembi: o retorno do Salão é um sucesso absoluto. Junto-me agora aos milhares de brasileiros que estão, desde já, ansiosos e em contagem regressiva para a próxima edição”.

A cerimônia de abertura reuniu autoridades, executivos e imprensa, e contou com a presença simultânea do Presidente e do Vice-Presidente da República – fato inédito na história do evento. No dia seguinte, a Avant Première inaugurou a programação para o público convidado com seu novo formato, que pela primeira vez incluiu um espetáculo musical: o show exclusivo do Jota Quest, marcando o início da celebração.

Entre as ativações mais procuradas esteve a maior pista de test drive indoor do mundo, com mais de 14.000 m², onde foram realizados mais de 10 mil testes, sem qualquer intercorrência operacional, o que reforça a solidez da operação e o apetite do público por experiências reais ao volante.

De acordo com Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX, o engajamento do público definiu o tom da edição. “Foi um renascimento emocionante. O público estava sedento por experiências, por novidades e por reencontrar suas marcas favoritas. Este novo Salão, mais imersivo, mais interativo e com ativações inéditas, mostrou que inovação e emoção podem caminhar lado a lado. A energia nos corredores, nas pistas, nos palcos e nos estandes provou que o Brasil queria o Salão de volta. E nós entregamos não apenas o retorno, mas um novo patamar para o evento. Em 2027, chegaremos ainda mais fortes.”

Os visitantes conferiram mais de 300 lançamentos e ativações das marcas BYD, Caoa Changan, Caoa Chery, Citroën, Denza, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, MG Motors, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Peugeot, RAM, Renault, Suzuki Motos, Toyota e Vespa. As supermáquinas dos espaços Dream LoungeDream Car e Carde estiveram entre os pontos mais fotografados.

A programação do SDA Talks apresentou mais de 100 horas de conteúdo, reunindo especialistas, executivos e representantes da indústria em debates, painéis temáticos, premiações e lançamentos.

Outro marco da edição foi a venda de veículos que apresentou resultados bastanteexpressivos e reforçou a satisfação dos expositores. A Kia, uma das marcas participantes, comercializou 119 carros entre eles 49 Sportage 2026, 34 Niro, 29 Carnival, cinco EV5 e dois EV9. “Também tivemos muita procura pelos Sorento Diesel 4×4 e Tasman, mas não aceitamos reservas porque não temos preços definidos. O final de semana foi de muito movimento nas concessionárias por conta das novidades, mas ainda não temos números. Consideramos o evento um sucesso e confirmamos nossa participação em 2027”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

Próxima edição

A próxima edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo está confirmada para 30 de outubro a 7 de novembro de 2027 e já conta com mais de 10 empresasCaoa Changan, Caoa Chery, GAC, Hyundai, Kia, Omoda & Jaecoo, Renault, Toyota, Suzuki Motos e marcas do grupo Stellantis.

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é o maior encontro da indústria automotiva da América Latina. Reconhecido como a vitrine oficial para os principais lançamentos do mercado, promove experiências imersivas e aproxima os visitantes das inovações tecnológicas que vão moldar o futuro da mobilidade. Organizado pela RX, o Salão retorna em 2025 com sua 31ª edição, de 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi (SP).  O evento conta com mais de 20 marcas, além de trazer dezenas de modelos icônicos e exclusivos.

Foto: Divulgação