A 15ª edição da ABCasa Fair, maior feira B2B de casa e decoração da América Latina, será realizada de 13 a 16 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Com mais de 75 mil metros quadrados de área expositiva e cerca de 400 expositores, que representam aproximadamente 80% do mercado nacional, o evento é referência em lançamentos, inovação e geração de negócios.
Promovida pela ABCasa, Associação Brasileira que representa o setor de artigos para Casa nos segmentos de decoração, presentes e papelaria, utilidades domésticas, festas, flores permanentes e têxtil, a feira reforça seu papel como catalisadora de conexões estratégicas.
Um dos grandes destaques desta edição são as vitrines ABCasa, distribuídas pelas entradas e pontos estratégicos do evento. Criadas para inspirar o público logo nos primeiros passos da feira, as vitrines foram desenvolvidas com curadoria de três nomes de referência no setor: Adeilton Nunes, designer de interiores e criador de conteúdo do perfil @penseedecore; Eduardo Wizard, do perfil @casadoedu; e Luciana Locchi, especialista em visual merchandising e curadora da ABCasa.
O projeto apresenta uma seleção exclusiva que traduz as principais tendências do universo da casa e decoração.
A edição de agosto reafirma a capacidade da ABCasa de articular parcerias estratégicas que ampliam o alcance e a relevância do evento. Importantes entidades institucionais estão confirmadas, como Correios, Prefeitura de São Paulo, Associação Comercial de São Paulo (ACSP), ANPOP (Associação Nacional dos Profissionais de Organização e Produtividade), ABRAFESTA (Associação Brasileira de Eventos Sociais) e POPAI Brasil. Essas colaborações fortalecem a infraestrutura da feira e contribuem para a criação de um ecossistema favorável à geração de valor para expositores, marcas participantes e profissionais do setor.
“A cada edição, mantemos o compromisso de oferecer um evento que impulsiona negócios, fomenta conexões estratégicas e apresenta as principais novidades do setor. A ABCasa Fair é um reflexo da força do mercado nacional e do potencial de inovação que o setor tem a oferecer. Mais do que um evento de negócios, é uma plataforma de construção coletiva. Trabalhamos para conectar empresas, profissionais, instituições e marcas em torno de um objetivo comum: impulsionar o setor com visão estratégica, inovação e geração de oportunidades concretas”, destaca Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa.
Conteúdo estratégico e experiências imersivas compõem a programação
A programação desta edição reúne iniciativas pensadas para enriquecer a jornada dos visitantes. O Talks ABCasa trará palestras com especialistas em varejo, comportamento do consumidor, design e empreendedorismo criativo. Já o espaço Casa Clube + Vitrine ABCasa, com o tema “A Casa em Movimento”, apresentará ambientes que refletem o morar atual, com curadoria de Luciana Locchi.
Entre as ações voltadas ao mercado, o Tour de Utilidades Domésticas propõe uma rota orientada pelos principais lançamentos do segmento, facilitando o acesso a novos produtos e ampliando as oportunidades de relacionamento comercial.
“Nosso compromisso é oferecer experiências que vão além da exposição de produtos. A ABCasa Fair é também um espaço de aprendizado, inspiração e conexão emocional com o setor. Tudo isso está refletido na programação desta edição”, reforça Cincinato.
Rodadas Internacionais ampliam presença global das marcas brasileiras
Nos dias 14 e 15 de agosto, a ABCasa promove mais uma edição das Rodadas de Negócios Internacionais, iniciativa voltada à inserção global das empresas associadas. Os encontros serão realizados entre expositores exportadores e cerca de 400 compradores internacionais, vindos de países como Estados Unidos, China, Espanha, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. As reuniões são previamente agendadas e organizadas com o apoio da plataforma B2Match e da Enterprise Europe Network (EEN), da qual a ABCasa é integrante por meio do Consórcio EEN Brasil.
“As Rodadas são fundamentais para fortalecer a presença internacional das nossas marcas e ampliar o posicionamento do Brasil no comércio global. Promover encontros qualificados, com foco em resultados, é a chave para gerar negócios consistentes”, afirma Cincinato.
Iniciativas sociais ampliam o impacto da feira
A ABCasa Social ganha destaque mais uma vez ao promover ações que reforçam o compromisso do evento com a inclusão e o empreendedorismo criativo.
Nesta edição, a feira recebe o Programa Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) da Prefeitura de São Paulo, que conecta talentosos artesãos da capital paulista ao grande público, proporcionando visibilidade e geração de renda.
Outro destaque é a presença do Projeto Terra, um empreendimento social que conecta comunidades artesãs brasileiras ao mercado, promovendo renda, inclusão e desenvolvimento sustentável. Baseado em valores como equilíbrio e justiça, fortalece parcerias entre produtores, revendedores e consumidores, transformando realidades de regiões historicamente excluídas do mercado formal.
“Acreditamos que é papel da ABCasa estimular ações que promovam um setor mais justo e representativo. Projetos como o Terra e o Mãos e Mentes ampliam o alcance da feira e nos conectam ao futuro que queremos construir, mais inclusivo, sustentável e humano”, conclui Cincinato.
Foto: Divulgação