Abertura da FEBRAVA destaca sustentabilidade e inovação como pilares do futuro do AVAC-R

0
328

A 22ª FEBRAVA, Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar e de Águas começou ontem, 12, após hiato de 4 anos. A cerimônia de abertura, que contou com autoridades e representantes de associações setoriais, destacou a   inovação e a sustentabilidade como principais focos do mercado de AVAC-R.

“Alguns números representam a importância da FEBRAVA e o impacto para o mercado. Aguardamos mais de 25 mil profissionais qualificados vindos de todas as regiões do Brasil e de mais de 20 países. Ao todo, são 348 empresas, representando mais de 500 marcas. A missão da RX é impulsionar os negócios dos clientes, sejam eles expositores ou visitantes”, revelou Claudio Della Nina, presidente da RX Brasil, empresa organizadora do evento.

Representando o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ravena, destacou a importância do evento. “É óbvio que, pelo tamanho do setor, há imensos desafios a serem cumpridos. O desenvolvimento da tecnologia tem levado a área de refrigeração a se tornar mais amigável ao meio ambiente”.

Já Arnaldo Basile, presidente-executivo da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), reforçou que “a edição tem um foco bastante relevante no pós-pandemia.  Por conta desse fato, esta é a mais importante edição dos últimos anos e trará novidades para o mercado que emprega 32o mil profissionais e deverá movimentar uma estimativa de R$ 40 bilhões neste ano”.

Pedro Evangelinos, presidente do Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar do Estado de São Paulo (SINDRATAR-SP) e do Conselho de Administração da ABRAVA, afirmou que “após tanto tempo, é um motivo de muita alegria retornarmos à FEBRAVA. É saudável ver empresas com um volume tão grande de lançamentos e um público ávido por conhecer as novidades”.

Estiveram presentes na abertura, Samuel Glezer, vice-presidente da Câmara setorial de Máquinas para Indústria, Alimentícia, Farmacêutica e Refrigeração Industrial (CSMIAFRI), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); Regiane Contier, gerente comercial da Associação Brasileira de Normas Técnicas, representando Mário William Esper, presidente do conselho deliberativo da ABNT; Gerson Catapano, presidente da Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação (SBCC); Mario Henrique Canale, presidente da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav); e Edson Alves, presidente da SMACNA Brasil.

A edição deste ano da FEBRAVA conta com uma série de atrações e experiências para o público conhecer lançamentos em soluções e produtos e também espaços para capacitação e atualização profissional. Entre eles, seis “lhas Temáticas”: as novas “Tratamento de Águas” e do “Instalador”, além de “Cadeia do Frio”, “Ar Condicionado Automotivo”, “SENAI” e de “Formação Profissional Fatec”.

Incrementam a programação da feira os eventos de conteúdo técnico, organizados pela ABRAVA, com inscrições prévias e pagas, como XVIII Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de ar (CONBRAVA), XXIII Encontro Nacional de Projetistas e Consultores (ENPC), Dia de Treinamento e o IV Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVAC-R, com palestra gratuita de Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels.

Foto: Divulgação