ABRIN 2023 mostra o crescimento do setor de brinquedos no Brasil

589

Levantamento realizado pela ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, mostra o crescimento do setor no Brasil.  

De acordo com Synésio Costa, presidente da ABRINQ, nos últimos cinco anos, a indústria do brinquedo passou de R$ 7,290 bilhões em 2019 para R$ 7.545 bilhões em 2020. Já em 2021 foram R$ 7.885 bilhões e, no ano passado, R$ 8.358 biilhões. A sazonalidade das vendas manteve-se praticamente estável, concentradas nos meses de agosto, setembro e novembro, com mais de 51% do movimento do ano.

O estudo mostra ainda que a China chega quase 80% das importações. Já 56% da exportação brasileira segue para o Paraguai e a Argentina. “Temos motivo para nos orgulharmos das nossas lutas contínuas para a manutenção do mercado nacional”, afirma o presidente da entidade.

E esse crescimento foi constatado durante a 39a Feira Internacional de Brinquedos – ABRIN 2023 que aconteceu entre os dias 5 e 8 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo.  O  maior evento do setor de brinquedos da América Latina e principal evento de negócios do setor, reuniu os dirigentes de redes e lojas e apresentou as melhores práticas de negócios do setor de brinquedo. Os  quatro dias de feira contou com mais de 140 expositores que apresentaram  as principais novidades e tendências do mercado de brinquedos.

Talks e Rodada de Negócios

Um dos destaques da feira foi o ABRIN Talks, programação de palestras com mais de 25 especialistas que trouxeram temas atuais e relevantes para profissionais do setor, como mercado digital, e-commerce, sustentabilidade, novos hábitos de consumo e licenciamentos.

Outro destaque da feira foi a Rodada de Negócios,  uma área reservada onde visitantes e expositores puderam conversar, trocar experiências, avançar negociações e fechar acordos.

Loja Conceito

Uma das novidades desse ano foi a ABRIN Store, uma loja conceito onde foram aplicadas as técnicas de visual merchandising, que visando otimizar e proporcionar ao consumidor novas maneiras de testar produtos, experiências imersivas às crianças e tornar mais agradável e fácil a jornada de compra.

Segundo Fernanda Sabino, Gerente de Marketing da Francal Feiras, a ABRIN Store mostrou todos os conceitos de Open Space, para que o lojista perceba a aplicação adequada ao ponto de venda dele, valorizando o seu espaço e se tornando um diferencial para atrair seu público. “A cada ano a ABRIN planeja trazer o que há de mais moderno e inovador em conceitos e estratégias, mostrando que essas ideias podem, sim, serem diferenciais competitivos”, ressalta.

Fotos: Divulgação