Arenas do Pão e do Confeiteiro serão eventos paralelos na feira

0
262

Com concursos para eleger o melhor padeiro do Brasil e o melhor pizzaiolo, a Arena do Pão e FIPAN Pizza estarão entre os dois eventos paralelos mais disputados entre os visitantes da FIPAN 2022. O evento ainda contará com a Arena do Confeiteiro, com mais de 50 aulas demonstrativas e a Estação Café, para os visitantes descobrirem como tirar o melhor café de máquina de São Paulo.

Com oito competidores vindos de várias cidades do Brasil – Antonio Carlos Cardoso, Elias Felipe Oliveira Barros, Fabrício Lima, Jéssica Nascimento Batista, Luis Felipe Ferracin, Rodolfo Maniçoba, Swelen Martins e Wallyson Carvalho -, a Arena do Pão será uma das grandes atrações da FIPAN 2022. Entre eles, será eleito o melhor padeiro do Brasil por um corpo de jurados para lá de especial, composto por Fernando de Oliveira, Vera Lucia Izeppe, Papoula Ribeiro e Laurent Vannieuwhenhove.

O campeonato será dividido em três etapas – seleção, treinamento e competição. Os concorrentes deverão apresentar oito tipos de pães do mundo – baguetes, típicos e o nutricional, folhados, escultura em massa de pão, sanduíche feito com o pão nutricional, pão biológico e brioches com tranças diferentes.

Johannes Roos, embaixador da fermentação natural da Puratos, será o responsável por treinar os competidores, explicar as regras e como deverão ser feitas as apresentações. Já os juízes avaliarão a variedade das receitas, apresentação, sabor e regularidade no formato dos pães.

Durante o evento, as técnicas dos profissionais do campeonato serão ensinadas em frente à competição, permitindo que o público conheça o que está sendo feito. O vencedor do concurso na Arena do Pão terá treinamento intensivo na Puratos e concorrerá em outubro de 2023 a melhor padeiro do mundo. O patrocínio da Arena do Pão é da Puratos, BRF, Motasa e PRÁTICA.

Arena do Confeiteiro:  Serão mais de 50 aulas gratuitas demonstrativas em dois auditórios. Nela, os participantes assistirão aulas ao vivo com os melhores profissionais do setor, explicando cada detalhe de suas técnicas e receitas saborosas. Não precisa se inscrever antecipadamente, a participação será por ordem de chegada.

O evento acontecerá em uma área de 700 m2, com três salas destinadas para aulas show e uma onde o aluno colocará, de fato, a mão na massa e receberá o certificado de conclusão assim que terminarem a aula. Há grandes nomes confirmados como Chef Abner e Gu Coppini (Barry Callebaut), Amélia Lino (Progás/Braesi), Dante Kassada (Nutella), Nayane Capistrano (M. Dias Branco) e chef Isaías (Seara). O patrocínio da Arena do Confeiteiro é da Progás, Braesi, Finna, Barry Callebaut, Cukin Food Service, Nutella, República del Cacao, Sofiteli, Copra e apoio da Mafran, Maquinbal, SENAI.

Foto: Divulgação