Confederação Brasileira de Optometria e de Óptica alerta na Fenóptica 2025 para desinformação nas entidades médicas

100

A CBOO aproveitou a participação na Fenóptica 2025 para alertar sobre o perigo da desinformação entre as entidades médicas. “A falta de esclarecimento e a disseminação de inverdades fez uma vítima fatal. Não podemos mais tolerar que a intolerância profissional seja estimulada”, afirmou Eriolanda Bretas, presidente da CBOO.

No dia 20 de outubro o oftalmologista José Gabriel Bloise de Meira assassinou o optometrista Marcelo de Souza Nogueira, além de um paciente dele e feriu gravemente outra pessoa. As razões do crime ainda estão sendo apuradas mas para a CBOO ele é resultado da campanha difamatória movida contra a categoria.

A presidente da CBOO, acompanhada de Fabio Cunha, procurador jurídico da entidade, participaram de entrevista no podcast oficial da Fenóptica 2025. No encontro, além de lançar o alerta contra as campanhas de desinformação lançadas sobre a categoria, as lideranças lembraram a necessidade de conscientizar o setor da importância de estimular o surgimento de políticos dentro da categoria. “A Frente Parlamentar em Defesa da Optometria é a forma organizada de termos representatividade na Câmara dos Deputados e pode ser ampliada”, diz Eriolanda.

Na entrevista, eles enfatizaram a segurança jurídica trazida com a aprovação da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 131 pelo Supremo Tribunal Federal. “A decisão da suprema corte é clara ao garantir o exercício legal da profissão de optometrista, inclusive para a prescrição de lentes de grau, uma das principais prerrogativas do profissional”, explica Cunha.

A Fenóptica 2025 ocorreu de 23 a 25 de outubro, em Fortaleza, e reuniu profissionais dos ramos óptico e tecnologia visual, bem como as principais marcas do mercado. O estande da CBOO foi referência para aproximar a entidade de seus associados, parceiros e do setor óptico em geral. O espaço foi utilizado para divulgar ações desenvolvidas e em andamento, esclarecer dúvidas, registrar sugestões e, principalmente, ouvir as demandas da categoria, reafirmando o compromisso da CBOO com a defesa, a valorização e o fortalecimento da Optometria e da Óptica no Brasil.

Foto: Divulgação