Congressos e palestras com especialistas marcam presença na Beauty Fair 

191

A maior feira de beleza das Américas, que está acontecendo no Expo Center Norte, conta com uma vasta programação de congressos, palestras e workshops. O evento oferece experiências educacionais e profissionalizantes para que os visitantes possam se desenvolver, aprender novas técnicas, entender o cenário atual do mercado de beleza e se prepararem para entregar o melhor aos seus clientes. Além disso, todos os congressos e cursos oferecidos pela Beauty Fair concedem um certificado digital, que será enviado ao e-mail do participante até um mês após o evento.

A programação incluiu o Congresso The Hair, dedicado a elevar o padrão da indústria da beleza, reunindo profissionais ávidos por aperfeiçoar sua arte e expandir suas carreiras. O Congresso apresentou workshops e masterclasses ministradas por especialistas, como o dermatologista Dr. Amilton Macedo, que abordou como cabeleireiros e dermatologistas podem auxiliar pessoas com alopecia a descobrir e tratar a doença por meio da tricologia, uma técnica de prevenção e tratamento que considera desde a estrutura até o aspecto dos fios e do couro cabeludo. Durante a palestra, Macedo focou nas causas da doença. “Razões genéticas, doenças autoimunes, tração excessiva e penteados que forçam a raiz do cabelo com frequência podem desencadear a alopecia. No entanto, é possível realizar um bom tratamento com dermocosméticos e cuidados médicos”, ressaltou o dermatologista.

Durante o The Hair, a Beauty Fair divulgou o resultado do concurso “Você na Cena da Beleza”, promovido nas redes sociais. A campanha deste ano foi desenvolvida para aproximar o público e foi inspirada na brasilidade e diversidade de cores, expressões e identidades presentes no nosso país. Os participantes deveriam criar penteados inovadores que representassem essa brasilidade na Beauty Fair 24, postar em suas redes sociais marcando o Instagram oficial do evento e usar a #VocêNaCenaDaBeleza.

O concurso contou com a participação de Charlem Dias, hairstylist especialista em penteados e jurado responsável por anunciar os finalistas: Janaína Penteado, Tom Pedro e Josiane Luz.

O evento também recebeu o Congresso de Maquiagem, onde Josi Helena, maquiadora especializada em estética negra, falou sobre a história da beleza negra e sua evolução. “Antigamente, não havia inclusão ou contemplação da nossa beleza. Os produtos disponíveis eram voltados para o embranquecimento da pele negra. O primeiro item de beleza lançado no mercado especialmente para nossa pele foi o pó compacto, criado por pessoas negras que compreendiam nossas necessidades”, relatou Helena. “Hoje em dia, temos marcas como Fenty Beauty e Bruna Tavares, em escala internacional e nacional, respectivamente, que oferecem cartelas diversificadas e inclusivas, fazendo com que pessoas negras se sintam representadas e possam investir em sua beleza, aumentando a autoestima, confiança e amor-próprio”, concluiu.

Na sequência, Raquel Spositto, maquiadora, ofereceu uma aula sobre cuidados com a pele madura, com exemplos práticos em uma modelo. Ela demonstrou as aplicações dos produtos e explicou quais pontos do rosto devem ser iluminados, contornados e os tipos de produtos adequados para não evidenciar as linhas finas características da pele madura.

Para finalizar o primeiro dia do Congresso de Maquiagem, a maquiadora e empreendedora Bruna Tavares apresentou um talk sobre sua trajetória. Ela compartilhou seu início em 2015, quando decidiu levar sua marca do ambiente digital para o varejo e sua expansão. “Fechamos uma parceria com a Kiss New York porque precisávamos aumentar a produção e nossas fábricas não comportavam mais a quantidade de produtos que produzíamos. Hoje, contamos com 5 fábricas produzindo e com intercâmbio de tecnologia entre os Estados Unidos e a Coreia”, comentou Tavares.

Ela também abordou a importância do “Brazilian Beauty”. “Estudei muitas tendências do mercado estadunidense para tentar entrar nesse mercado com maquiadores de cinema e Fashion Week, mas percebi que eles precisam conhecer nossas tendências e nossa beleza. Inclusive, fazia 5 anos que não vinha à Beauty Fair e estou muito feliz com o tamanho da feira! É lindo ver o mercado nacional se colocando como referência”, concluiu.

O Congresso Barber contou com a palestra de Carlos Camilo, responsável pelo Mallas Barber, que falou sobre o autismo e a inclusão no universo da barbearia. O espaço corta cabelo apenas de meninos autistas, promovendo um ambiente acolhedor e confortável para as crianças. “Passei 6 meses aprendendo sobre o espectro para conseguir entregar um atendimento de excelência às crianças. Durante esse período, cortei o cabelo de 500 meninos; praticamente 100% das famílias saíam da barbearia chorando, porque nunca haviam encontrado alguém com essa especialidade”, relatou Camilo.

Ele também deu dicas de como os pais podem preparar seus filhos para cortar o cabelo, como acostumar as crianças com outras pessoas mexendo em seu cabelo, escolher um horário confortável na rotina delas e usar palavras que não causem medo, pois pessoas do espectro entendem tudo de forma literal, então é importante evitar termos como “cortar”, “não poder se mexer” e “machucar”.

A programação também contou com o Congresso de Depilação, e um dos temas abordados foi “Como dominar a ficha de avaliação”, ministrado por Suzamar Passetti, idealizadora do Método Intercorrência Zero na Epilação (MIZE), um método completo e embasado cientificamente para evitar intercorrências comuns após a epilação, como irritações, inflamações e infecções. Durante a palestra, ela apresentou uma ficha de avaliação ideal e explicou como utilizá-la no dia a dia.

No palco do Estética Trends, a esteticista e farmacêutica Clélia Reis falou sobre a limpeza de pele ultrassônica com tecnologia neuroscience. Além de explicar os benefícios desse tratamento para a pele, Clélia demonstrou como realizar a limpeza de forma não agressiva, valorizando o uso do equipamento que emite ondas ultrassônicas e os cuidados que a profissional deve ter para deslizar o instrumento com facilidade pelo rosto, potencializando os efeitos dos produtos aplicados durante a limpeza.

Para finalizar, a Dermacyd promoveu um bate-papo com a atriz Paolla Oliveira e algumas influenciadoras sobre cuidados pessoais. Paolla revelou que as demandas do dia a dia, trabalho e casa interferem em seus momentos de autocuidado e, por isso, ela precisa sempre lembrar a importância de se colocar em primeiro lugar. “Se eu não parar e dizer ‘agora eu vou tomar um banho premium, passar um esfoliante, um hidratante e tirar um tempo para me cuidar’, eu não faço isso, porque a rotina engole a gente. É necessário termos esses momentos, porque uma qualidade de vida consiste em todas as nossas áreas bem cuidadas e resolvidas, incluindo nossa pele e nosso corpo”, revelou a atriz.

A influenciadora Luciana Bacchi destacou que alguns temas do universo feminino ainda são considerados tabus, como a menopausa, por exemplo. Quando ela começou a falar abertamente sobre o tema em suas redes sociais, recebeu um acolhimento inesperado de suas seguidoras, além de muita identificação de mulheres que passavam pela mesma experiência.

Stefany Borges, também influenciadora e mãe de primeira viagem, revelou a culpa materna que sentiu ao retomar os trabalhos pós-maternidade e como isso fez com que ela deixasse de se cuidar e se olhar com amor. No entanto, após alguns meses, ela entendeu que o processo de se embelezar trouxe reações inesperadas, como a recuperação da autoestima e confiança, tornando o autocuidado um aliado nesse momento sensível.

Fotos: Divulgação