As empresas estão sempre em busca de alternativas e recursos que possam contribuir para conquistar o maior número de clientes possíveis ou até mesmo os fidelizar. Mesmo com muita tecnologia à disposição e aplicativos que são lançados todos os dias, as mensagens enviadas por SMS e WhatsApp ainda são as mais populares e que atingem melhores resultados.
Isso é comprovado em uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Sebrae, revelando que, atualmente, 70% dos pequenos negócios usam serviços de mensageria, como o WhatsApp. De acordo com um levantamento feito pela Mobile Time, o volume de mensagens de WhatsApp que são trocadas entre clientes e empresas cresceu 251% no primeiro trimestre do ano passado.
SMS mostra a sua força
Já no relatório de marketing do Simple Texting, mostrou que 80% dos consumidores disseram que preferem receber ofertas por texto no SMS. Sendo que 53% gostam de se relacionar com as marcas através desse meio. Um estudo feito pelo site SlickText revela que a taxa de abertura de mensagens de SMS fica em torno de 98%. Afirmando a força da mensageria para o relacionamento entre empresas e consumidores.
Para o CEO da SmartComm – primeira rede brasileira especializada em comunicação inteligente no Brasil – Anderson Lucila, ambas as soluções são cruciais na captação de clientes. “Além disso, elas também são importantes para a reativação de clientes e geração de recorrência. Isso se explica, pois essas soluções estão onde a maioria dos consumidores estão, que é nos celulares.”
Papel do WhatsApp e SMS
As duas soluções são altamente utilizadas para gerar vendas, porém tanto o WhatsApp como o SMS têm as suas características e funcionalidades que ajudam os clientes e empresários.
Lucila explica que o SMS possui o objetivo de enviar mensagens mais curtas, acompanhadas de frases com gatilhos ou algo atrativo. “São poucos segundos que você terá para que o cliente faça a leitura, mas se bem estruturado, o retorno será atingido. Por ser mais sutil, o SMS funciona muito bem, inclusive na captação de novos clientes que nunca tiveram um contato inicial com a marca.”
Já o WhatsApp permite mais interação, nele o foco deve ser sempre levar o máximo de informação possível. “A empresa deve aproveitar todos os recursos disponíveis, como o envio de imagens, pdf’s e vídeos. Além de envios de notificações com botões interativos que são direcionados ao chat da empresa, ou até mesmo o site de compra de uma loja, por exemplo”, explica Anderson.
Empresa especializada
Atualmente, todos os segmentos estão aptos a receber os serviços de mensageria por SMS e WhatsApp, mas com o destaque para as empresas que necessitam de comunicação rápida e estratégica.
“O primeiro passo é entender quem é o seu cliente e o que ele espera. A partir disso, é preciso estruturar de uma forma que faça sentido e que ofereça vantagens para quem receber as mensagens em seus celulares”, salienta o CEO da SmartComm.
O mercado oferece inúmeras plataformas que realizam esse tipo de serviço, porém muitas empresas não estão preocupadas no resultado que será obtido por quem contrata a plataforma. “Esse é justamente o diferencial da SmartComm, nós estamos preparados para a geração de resultados, possibilitando métricas e taxas agressivas de retorno aos nossos clientes”, afirma Lucila.
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