Experience Expo 2025 anuncia a programação do Seminário gratuito paralelo à feira de negócios, com nomes nacionais e internacionais

73

Consolidado como um dos principais pontos de encontro do setor de feiras e eventos de negócios do país, o Experience Expo 2025 reunirá, nos dias 8 e 9 de dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, lideranças nacionais e internacionais para discutir inovação, sustentabilidade, tecnologia e as tendências que estão transformando o universo dos eventos no Brasil e no mundo.

O Experience Expo é realizado com patrocínio master do Expo Center Norte e do Grupo Pleno soluções áudio visuais, e apoio das principais associações setoriais do segmento de eventos, como a AMPRO, ABEOC, ABRACE, APBR, AFIDA, UFI, UNIDESTINOS e a UBRAFE.

Programação que acontecerá no PALCO PRINCIPAL do evento:

Painel 1 – 13:00 as 14:00 -Afinal, qual é o tamanho do nosso mercado?

A abertura da programação trará a apresentação inédita do estudo “Brazil Market Overview”, desenvolvido pela consultoria alemã JWC Consulting e apresentado por Julia DonoghueSenior Consultant da empresa, com tradução simultânea. Reconhecida internacionalmente, Julia atua há quase duas décadas no setor de feiras e conferências e trará dados inéditos sobre o mercado brasileiro, em um panorama comparativo com o cenário global. A mediação será conduzida por Maurício Duval Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil e vice-presidente administrativo-financeiro da UBRAFE.

Painel 2 – 14:00 as 15:30 Sustentabilidade na ótica dos eventos

Moderado por Daniel de Freitas Costa, CEO da Evento Sustentável®, o painel reunirá referências globais em ESG e boas práticas ambientais. Um dos destaques será Vincenzo Cecere, Diretor de Relações com Investidores e Sustentabilidade do Grupo Fiera Milano e recém-eleito Presidente do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Sustentável da UFI – associação mundial da indústria de feiras. O programa também contará com Herbert Kanashiro e Anabela Gomes, da Informa Markets Latam, que apresentarão o case internacional “Better Stands” junto com Joerg Zeissig, presidente da IFES – International Federation of Exhibition and Event Services, que falarão sobre a evolução global da necessidade de atuação sustentável na construção de estandes em feiras.

Painel 3 – 15:45 as 17:00 Gestão de Eventos B2B: eficiência e tecnologia

Com moderação de Eduardo Frezarin, CEO da Yazo, o painel trará o especialista mexicano Erick López Flores, diretor da Horizenit, que abordará soluções digitais e inovações tecnológicas aplicadas à gestão de venues. Também participarão Felipe Bratfisch, da Spons, discutindo o uso de dados para mensuração de ROI, e representantes da Alluvision, referência internacional em eficiência na montagem de estandes.

Painel 4 – 17:15 as 19:00 Festivalização e seus desafios

Moderado por Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE, o painel propõe um diálogo entre os mundos B2B e B2C. Entre os convidados estão Rafael Lazarini (Rio2C / SP2B), Luis Justo (Rock in Rio / The Town) e Mário Alburquerque (Tomorrowland Bélgica e Brasil), que debaterão a festivalização como uma inspiração de engajamento para os eventos com foco na geração de negócios.

Painel 5 – 19:00 as 20:00 Os eventos do futuro e o futuro dos eventos

Encerrando a programação, o painel trará o italiano Enrico Gallorini, CEO da GRS Research & Strategy, em uma palestra sobre “O poder dos eventos presenciais: como os encontros humanos podem cocriar o futuro dos negócios e da sociedade”. Gallorini é referência internacional em customer experience e tem no portfólio parcerias com marcas como EXPO 2020 Dubai, Ferrari World, Informa Markets e Warner Bros. A mesa será moderada por Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.) e contará também com Marcos Bedendo, autor e coautor de Philip Kotler no livro Marketing H2H. Ambos os palestrantes estarão autografando os seus respectivos livros após as apresentações.

2ª edição do Experience Expo já conta com 90% dos espaços ocupados no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que se consolidou como um dos principais pontos de encontro do setor de feiras e eventos do país, promete uma edição ainda mais completa, reunindo expositores, profissionais e lideranças do mercado em uma programação voltada à inovação, networking e geração de negócios.

Com 6 mil metros quadrados de área de exposição70 espaços para marcas expositoras e 3,5 mil visitantes qualificados esperados, o Experience Expo 2025 reforça o papel estratégico do Brasil no calendário global de eventos de negócios.

Além do palco principal outras duas arenas terão conteúdo relevante

Entre os principais destaques da edição 2025 está a Conferência Gratuita, que contará com 3 palcos simultâneos e conteúdos organizados em trilhas temáticas, nesta programação, além do Palco Principal haverá duas Arenas de Conteúdo no formato dinâmico de rodas de conversa, uma com foco na troca de boas práticas em Sustentabilidade com curadoria do consultor em EGG Rafael Vaisman e a outra sobre Tecnologia aplicadas ao setor de eventos e com a moderação de Filipe Guimarães- Head de Corporate relations do CUBO ITAÚ que patrocina o espaço.

A edição também reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com as práticas ESG, adotando estandes padronizados com estruturas 100% reutilizáveis e recicláveis. Serão aplicadas métricas e diretrizes sustentáveis alinhadas às iniciativas da UFI (Net Zero Events), ao Manual de Boas Práticas ESG “Compromisso Campo dos Sonhos” da UBRAFE, além da compensação das emissões de CO₂ por meio do Selo Carbono B. O evento tem o apoio de três montadoras oficiais dos estandes sustentáveis: CIASET, TRIART e GRUPO DE EVENTOS.

Escolha da data ideal para realização do evento

Além das áreas de exposição, com aproximadamente 70 expositores e conteúdo gratuito na conferência paralela, o Experience Expo promoverá relacionamento entre os diversos elos da cadeia de valor ao acontecer em uma data mais propicia para os profissionais do setor de eventos.  “A nova data, escolhida estrategicamente para acontecer no início de dezembro, coincide com um período de menor demanda operacional no setor, favorecendo a adesão e disponibilidade dos profissionais para participar dos dois dias do Experience Expo e tem um caráter comemorativo de encerramento de um ano muito bom para o setor de eventos no Brasil”, destaca Paulo Octavio Pereira de Almeida, diretor executivo da UBRAFE também conhecido como P.O.


SERVIÇO

Experience Expo 2025
Quando: 8 e 9 de dezembro de 2025
Horários: dia 8 (das 15h às 19h) e dia 9 (das 12h às 20h)
Onde: Expo Center Norte (Pavilhão branco – R. José Bernardo Pinto, 333 
Credenciamento para o público em geral: gratuito por meio da Sympla
Comercialização de espaços e patrocínios: UBRAFE por meio  do e-mail todos@ubrafe.org.br

O Experience Expo é idealizado e realizado pela UBRAFE, com curadoria de conteúdo de Andrea Nakane, tem o Expo Center Norte, como anfitrião, comercialização via UBRAFE, parceria junto ao Prêmio Caio – que acontece na mesma data -, além da CiaSet, Grupo de Eventos e Triart Estandes e Eventos como montadoras oficiais. O Experience Expo une em uma mesma data os profissionais e marcas envolvidas com a cadeia de valor dos eventos esportivos, culturais, entretenimento e foco em negócios, momentos e oportunidades de negócios, networking e atualização. É indicado para profissionais da cadeia de valor dos eventos, como organizadores e  gestores  de eventos B2B e B2C, associados e não associados à UBRAFE as outras associações apoiadoras, e nos segmentos de Feiras (show manager, marketing, operações, staff), Congressos (associações, gestores, palestrantes), Cultural (produtoras, gestores de artistas), Esportivo (propriedades, staff times, ligas, clubes), Corporativo (agências, gestores, setor de compras), Governo (staff municipal, estadual, federal), e não endêmicos (universidades, professores, estudantes).

Foto: Divulgação