Expo Center Norte fortalece inclusão social com parceria inédita com o Instituto RedDogs

66

O Expo Center Norte dá mais um passo significativo em seu compromisso com a inclusão, diversidade e bem-estar ao firmar uma parceria com o Instituto RedDogs, organização sem fins lucrativos que treina cães de assistência para autistas e outras deficiências, e, também, para intervenções assistidas. O grande intuito da RedDogs é promover a inclusão social, autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e suas famílias. O centro de convenções e exposições da Cidade Center Norte se tornou um dos primeiros empreendimentos do setor a abraçar essa causa, e que agora colhe frutos importantes por meio dessa colaboração. 

“Essa parceria nasceu de forma muito natural e com um propósito verdadeiro. O Expo Center Norte é um espaço de encontros, conexões e experiências – e acreditamos que promover acessibilidade e inclusão faz parte da nossa constante busca por melhorias. Iniciativas como a do Instituto RedDogs não apenas transformam a vida de quem recebe esses cães, mas também de quem participa do processo,” afirma Paulo Ventura, diretor do Expo Center Norte. 

Desde agosto de 2024, o Expo Center Norte apadrinha dois cães – Zeus e Pandora – que estão em processo de treinamento e, futuramente, serão doados a famílias da Zona Norte de São Paulo. Além do apoio financeiro, o centro de convenções também cede suas áreas comuns para o treinamento dos cães do Instituto, como parte do processo de enriquecimento ambiental – prática que expõe os animais a diversos estímulos do cotidiano, preparando-os para reagirem de forma adequada e prestarem suporte emocional quando necessário. Esse treinamento é fundamental ao longo dos 18 a 20 meses de formação de cada cão. 

“Temos um processo criterioso para encontrar a família ideal. Utilizamos um formulário com mais de cem perguntas, que, após preenchido, passa por uma triagem cuidadosa feita pela equipe especializada do RedDogs e por mim. O compromisso é com o bem-estar do cão e com a responsabilidade que envolve a nova família”, explica Ronaldo. 

Ronaldo Novoa, que lidera o Instituto RedDogs, já treinou mais de 3.500 cães e, hoje, com o apoio do Expo Center Norte, vem ampliando o alcance do projeto. “O nosso objetivo é construir pontes de afeto, autonomia e acolhimento para famílias atípicas. Cada animal que formamos carrega consigo a missão de transformar vidas – e é isso que nos move todos os dias,” destaca Ronaldo, fundador do Instituto RedDogs. 

A parceria também se estende aos eventos realizados no Expo Center Norte, onde a presença dos cães promove experiências de “cãoterapia” – uma forma de interação afetiva que proporciona conforto emocional a visitantes e participantes. O projeto já esteve presente em mais de 12 feiras e, neste ano, deve integrar alguns dos 120 eventos previstos para acontecer no espaço.  

Com a missão de ser um espaço de bem-estar coletivo, o Expo Center Norte também implementou outras iniciativas de acessibilidade, como o Espaço Sensorial, ambiente criado para oferecer conforto a pessoas neurodivergentes. O local ainda contribui para o relaxamento de visitantes e a ambientação dos cães em treinamento, reforçando a proposta inclusiva do projeto. 

O sucesso da parceria já inspira outros empreendimentos da Cidade Center Norte, que vêm desenvolvendo novas ações em conjunto com o Instituto RedDogs, fortalecendo o compromisso da marca com práticas sustentáveis e sociais, dentro de sua agenda ESG. Entre os destaques dessa colaboração estão o convite do Shopping Center Norte para que os cães em treinamento participassem da corrida Santander Track&Field Run Series, etapa Cidade Center Norte, além da presença dos pets no evento que marcou a revitalização da Praça Mashiach Now – uma iniciativa que uniu momentos de descontração com práticas de socialização e adestramento dos cães. 

O Expo Center Norte nasceu em novembro de 1993, para consolidar a região norte da cidade de São Paulo como um polo de feiras e congressos. Dos seus 35 mil m² iniciais, aumentou gradativamente sua estrutura até chegar aos atuais 98 mil m², onde estão distribuídos 5 pavilhões e um Centro de Convenções com 21 salas. O Centro de Convenções, de característica modular, foi projetado para receber até 4.100 pessoas simultaneamente, tornando-se o maior de São Paulo. A ampliação da área de pavilhões e a construção do novo Centro de Convenções, em 2009, posicionaram o empreendimento como um dos mais versáteis e completos locais para a realização de eventos do Brasil. S

Foto: Divulgação