Sendo o primeiro centro de exposições e convenções do mundo a receber a certificação do Sistema B e integrante da Cidade Center Norte, o Expo Center Norte acaba de inaugurar sua própria Estação de Produção de Água de Reuso (EPAR), em parceria com a General Waters, empresa especializada em água de reuso e perfuração de poços. A nova estrutura reforça o compromisso e pioneirismo da companhia com práticas ESG e representa um avanço significativo na gestão sustentável de recursos.
Com operação e monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, a estação garante uma produção mínima de 3 milhões de litros de água por mês, podendo chegar a 6 milhões de litros mensais. No ano, isso representa de 14,5 milhões a 28 milhões de litros de água, contribuindo para o abastecimento e a sustentabilidade da região.
O volume tratado será direcionado a três reservatórios, com sistemas de bombeamento independentes e backup automático de água potável. A operação também conta com aproximadamente quatro quilômetros de tubulações, responsáveis por abastecer sistemas internos do centro de convenções, como descargas, irrigação de áreas verdes e a rede de combate a incêndio.
A EPAR contribui diretamente para a redução do consumo de água potável e do volume de esgoto descartado, reforçando o compromisso da companhia com a economia circular ao transformar efluentes sanitários em um recurso valioso: água de reuso de alta qualidade.
“Com a inauguração da EPAR no Expo Center Norte, todos os empreendimentos da Cidade Center Norte, que contempla também os shoppings Center Norte e Lar Center, passam a contar com o sistema de produção de água de reuso. Isso consolida o nosso complexo como uma referência e pioneiro em gestão hídrica sustentável e reforça nosso compromisso com práticas que geram impacto positivo real para o meio ambiente e a sociedade”, destaca Paulo Ventura Diretor Superintendente do Expo Center Norte.
Com a operação da EPAR, o Expo Center Norte prevê uma redução de até 60% no consumo de água potável, ao utilizar água de reuso em sistemas não potáveis. Além disso, estima-se uma diminuição de aproximadamente 95% no volume de esgoto descartado na rede pública, refletindo um avanço expressivo na gestão hídrica e no compromisso com práticas sustentáveis.
Toda a operação e manutenção do sistema é realizada por equipe técnica especializada, incluindo análises mensais da água tratada por laboratório certificado, fornecimento e reposição de produtos químicos, gerenciamento de resíduos e suporte regulatório.
A entrega da EPAR integra um conjunto de ações ambientais e sociais da Cidade Center Norte, cuja atuação foi reconhecida internacionalmente com a certificação do Sistema B, selo concedido a empresas comprometidas com um modelo de negócio mais inclusivo, equitativo e regenerativo.
“A EPAR é mais do que uma inovação técnica, ela representa o avanço do nosso compromisso com uma operação mais consciente e eficiente. Faz parte de um conjunto de iniciativas que mostram, na prática, por que fomos reconhecidos pelo Sistema B como uma empresa que gera impacto positivo real”, ressalta Paulo Ventura.
A certificação do Sistema B, conquistada pela Cidade Center Norte, reforça a solidez dessa entrega e comprova o compromisso da companhia com um modelo de negócio voltado para o impacto positivo. Para alcançar esse reconhecimento, foram implementadas diversas práticas sustentáveis e de gestão responsável, que vão desde a redução de resíduos e emissões até ações sociais que valorizam o território e promovem o bem-estar coletivo. A EPAR é mais um exemplo concreto dessa jornada, que alia inovação, eficiência operacional e responsabilidade ambiental.
Desde sua inauguração em 1993, o Expo Center Norte tem desempenhado um papel fundamental na consolidação da Zona Norte de São Paulo, como um dos principais polos de feiras e eventos da América Latina. O sucesso do empreendimento se reflete em sua trajetória de crescimento, com mais de 98 mil m² de área construída, distribuídos em 5 pavilhões e 21 salas flexíveis e modulares. As salas, de característica modular, foram projetadas para receber até 4.500 pessoas simultaneamente, reforçando sua posição como um dos espaços mais versáteis e completos do Brasil, preparado para receber eventos de qualquer porte, com infraestrutura completa, atendimento personalizado e localização estratégica.
Foto: Freepik