Encerrou nesta quinta-feira, 15 de maio, a 39ª edição do festival APAS SHOW. Com recorde de público e de espaço, o evento recebeu mais de 151 mil visitantes durante os quatro dias de encontro e preencheu os 102 mil m² do Expo Center Norte, com 42 mil m² de exposição. Ao todo, 900 marcas expositoras marcaram presença para apresentar os mais variados lançamentos de produtos e serviços, incluindo 250 expositores internacionais, representando 22 países.
Considerado um evento estratégico para a cidade de São Paulo desde 2024, quando entrou oficialmente para o Calendário de Eventos Estratégicos da cidade, e sendo referência no setor supermercadista, o Festival APAS SHOW impacta não apenas o setor, como também alavanca o turismo, os negócios, engrandece o conhecimento dos participantes, e ajuda a gerar mais consumo no lazer e no entretenimento de SP.
“A APAS SHOW não é apenas uma feira, é um reflexo da transformação do nosso setor e da sociedade. Um festival, de fato. Cada edição é um novo marco na forma como conectamos negócios, inovação e propósito. Ver esse pavilhão pulsar com ideias, trocas e oportunidades nos confirma que estamos construindo, juntos, um varejo mais moderno, humano e sustentável”, afirmou Carlos Correa, diretor-geral da APAS.
“Vivemos uma edição histórica, marcada por dados que mostram o quanto o consumidor está em transformação. Nossa missão, enquanto entidade, é ajudar o varejo a interpretar esses sinais e responder com inteligência, empatia e inovação. Mais do que apresentar tendências, o Festival APAS SHOW traduz o presente e projeta o futuro do consumo no Brasil”, destacou Fabiano Benedetti, diretor de Marketing e Negócios da APAS.
Com a expectativa inicial de aumentar em 7,8% o valor de negócios gerados no circuito, o festival fechou a edição com uma movimentação de R$ 16,5 bilhões, atingindo a meta e reforçando a relevância do evento para o setor supermercadista.
“Com grande satisfação, encerramos a melhor edição da APAS Show de todos os tempos — uma edição histórica que reafirma a força e o protagonismo da APAS no desenvolvimento e na valorização do setor supermercadista. Mais do que um evento de negócios, o Festival APAS SHOW 2025 foi um espaço de diálogo institucional e fortalecimento de vínculos estratégicos. Recebemos mais de 60 autoridades e representantes de diversos Estados, ampliando ainda mais a presença internacional da feira e consolidando nosso papel como referência global no segmento”, completou Erlon Ortega, presidente da APAS.
Solenidade de Abertura
A solenidade de abertura, no dia 12 de maio, foi marcada por discursos que ressaltaram a importância estratégica do evento para o setor supermercadista e para a economia do país. Carlos Correa, diretor geral da APAS, destacou o papel da feira como impulsionadora de negócios e vitrine de inovações para o varejo nacional e internacional. Já Erlon Ortega, presidente da APAS, enfatizou os avanços regulatórios promovidos pela Prefeitura de São Paulo e reforçou a defesa da isenção do ICMS sobre a carne, demanda recorrente do setor.
Representando a esfera nacional, João Galassi, presidente da ABRAS, agradeceu o apoio do governo federal na regulamentação da cesta básica, mas defendeu maior representatividade do setor nas decisões que impactam diretamente sua capacidade de gerar empregos e desenvolvimento. A cerimônia contou com a presença de autoridades como a deputada estadual Carla Morando, a deputada federal Renata Abreu, o senador Vanderlan Cardoso, o vereador João Jorge, o prefeito Ricardo Nunes, o ministro do Empreendedorismo Márcio França, o governador em exercício Felício Ramuth e o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, acompanhado de sua esposa, Lu Alckmin.
Coletiva de Imprensa
No dia 13, durante a coletiva de imprensa da APAS Show 2025, foi apresentada ainda a pesquisa “O Varejo em um Mundo de Transformação”, desenvolvida em parceria com a Scanntech. O estudo revelou como as mudanças climáticas e as novas dinâmicas sociais estão impactando diretamente o comportamento dos consumidores brasileiros. Com base em dados de mais de mil entrevistas realizadas em março, a pesquisa destacou que 95% dos consumidores já notaram alterações na oferta de produtos devido a eventos climáticos e que 64% mudaram marcas por conta do aumento de preços. A substituição de carnes vermelhas por proteínas mais acessíveis, como ovos e frango, foi uma das tendências mais relevantes, assim como o crescimento na preferência por refrigerantes zero e a busca por alimentos mais saudáveis, práticos e sustentáveis.
O levantamento também evidenciou mudanças estruturais na sociedade, como a redução do tamanho das famílias e o aumento da presença de pets nos lares, o que impulsionou significativamente o consumo no segmento pet. Outro destaque foi a transformação nos hábitos de compra: 7 em cada 10 consumidores frequentam mais de uma loja por mês, priorizando os supermercados de bairro para reposição. No e-commerce, o crescimento do faturamento foi de 16% em 2024, impulsionado principalmente pela busca por preço e variedade. A pesquisa reforça que o consumidor atual é multicanal, combinando experiências online e presenciais, e que o setor varejista precisa se adaptar a um público mais consciente, exigente e sensível a fatores como clima, preço e propósito.

Entre os destaques da edição, marcaram presença o consultor internacional Ram Charan, o especialista em varejo Olegário Araújo e o apresentador Luciano Huck, além dos ex-atletas Cafu, Muricy Ramalho e Zé Roberto Guimarães, em painel conduzido pelo jornalista Álvaro José. O congresso se consolidou como um espaço de provocação e aprendizado, conectando líderes empresariais e executivos globais que pensam o presente e moldam o futuro do varejo.
Mobilidade e Segurança
Este ano, o festival também inovou com uma operação especial de mobilidade e segurança em parceria com o Metrô de São Paulo, tornando-se pioneiro entre os eventos corporativos do país nesse tipo de iniciativa. A feira firmou uma parceria com o Cartão TOP para oferecer transporte gratuito a 2.500 participantes, que puderam retirar o benefício no próprio pavilhão. Além disso, a segurança no trajeto entre a estação Portuguesa–Tietê e o Expo Center Norte contou com o reforço da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e patrulhamento contínuo, garantindo mais tranquilidade ao público.
Para facilitar ainda mais o acesso, a organização disponibilizou um serviço gratuito de translado entre o metrô e o local do evento, funcionando em sistema rotativo das 6h às 21h. Outra novidade importante foi a reorganização da entrada do evento, que passou a ser feita exclusivamente pela Rua José Bernardo Pinto, desativando o acesso lateral e otimizando o fluxo de pessoas. As melhorias fazem parte de uma visão integrada que valoriza a experiência do visitante desde o deslocamento até a chegada ao evento.
“O Festival APAS SHOW 2025 não apenas apresentou as últimas tendências e oportunidades de negócios para o setor supermercadista, mas também elevou a experiência dos nossos visitantes a um novo patamar. Nossa parceria inédita com o Metrô de São Paulo, aliada ao reforço na segurança e ao serviço de translado gratuito, demonstram nosso compromisso em oferecer um evento acessível, seguro e cada vez mais sustentável, desde o momento em que nossos participantes deixam suas casas.”, enfatizou Rodrigo Mariano, diretor de operações, projetos e inovação da APAS.
As ações também tiveram como objetivo promover práticas sustentáveis, incentivando o uso do transporte público para reduzir a emissão de CO² e melhorar o trânsito no entorno do pavilhão. Em edições anteriores, a APAS já havia realizado ações sustentáveis, como em 2024, 100% das 369,7 toneladas de resíduos gerados para aproveitamento energético e reciclagem e a compensação de 189 toneladas das emissões de gases de efeito estufa, através de certificados internacionais de energia renovável (IRECs) e o plantio de 1000 mudas na Mata Atlântica. A edição de 2025 reforçou esse compromisso ao integrar logística, segurança e sustentabilidade em sua operação.
Fotos: Divulgação