A inclusão vai tomar conta do centro de São Paulo no dia 26 de outubro. A 3ª edição do FestPraRua acontecerá no Largo do Paissandu, que vai se tornar palco de um movimento pela democratização da cultura e pela integração e diversidade. O evento reforça o conceito de ocupar o espaço público como um ato de transformação coletiva, reunindo atividades gratuitas para o público em geral, como música, lazer, oficinas, atividades culturais e serviços sociais em um dia de acesso gratuito para todos.
A edição deste ano contará com uma programação ainda mais ampla e interativa, combinando arte, cultura e assistência social. O projeto reunirá artistas independentes e diversos parceiros em uma agenda repleta de musicais, shows, performances ao vivo, oficinas manuais, como artesanato, customização e técnicas criativas, além de intervenções artísticas no Centro Cultural Olido e distribuições de brindes.
São várias as atividades que estarão à disposição de quem chegar. Entre elas diversas oficinas, como cartão postal, crochê, macramê, fotografia e desenho. A programação prevê aulas de capoeira, teatro e jogos e recreações (roteiro detalhado abaixo).
A música será o grande destaque do evento. Entre as atrações confirmadas está a Banda do GAS, criada pelo Instituto GAS, que oferece apoio à pessoas em situação de rua, seus animais e famílias em comunidades em extrema vulnerabilidade social. Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo sobe ao palco trazendo energia, cultura e conexão em um espetáculo gratuito e aberto ao público.
“A partir de dados do IBGE e da OMS, sabemos que pessoas em situação de vulnerabilidade ainda enfrentam grandes barreiras de acesso à cultura, embora justamente essa participação seja fundamental para reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, fortalecer comunidades e ampliar oportunidades de desenvolvimento social. Por isso, o FestPraRua vem com esse propósito, pois ao criar oportunidades reais de acesso à cultura e ao trabalho, é possível impulsionar a recuperação da autoestima e abrir caminhos para que essas pessoas retomem seus projetos de vida com dignidade”, afirma Patricia Rizzardo, Psicóloga e Diretora de Operações do Instituto Human.
O FestPraRua é gratuito e aberto a qualquer pessoa entusiasta da causa social, cultura e diversidade. Empresas podem apoiar por meio da Lei Rouanet, fortalecendo a missão de democratizar a cultura em São Paulo. A organização está agregando as marcas e instituições que desejam participar como apoiadoras da edição de 2025, incluindo a gestão de voluntariado corporativo. Entre as empresas parceiras e patrocinadoras já confirmadas está a TransUnion, que pelo segundo ano consecutivo está como patrocinador Master.
Foto: Divulgação