No próximo 26 de outubro, o Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, será transformado em um grande palco de inclusão, diversidade e cultura, com a realização da 3ª edição do FestPraRua. O festival é gratuito e aberto a toda a população, reunindo música, teatro, cinema, oficinas, intervenções artísticas e serviços sociais em um único dia de acesso democrático.
Promovido pelo Instituto Human, o evento reforça o poder da ocupação dos espaços públicos como ato de transformação coletiva, incentivando a convivência, a diversidade e o direito universal à cultura.
Assim, serão fundamentais 400 voluntários para tornar o festival possível. Eles atuam na produção, na recepção do público e no apoio às atividades. Para cuidar dessa rede, o Instituto criou o setor “Cuidado do Voluntário”, que oferece acolhimento, escuta e suporte em todas as etapas, fortalecendo a experiência de quem doa tempo e talento para apoiar pessoas em vulnerabilidade.
A edição de 2025 trará uma programação ainda mais ampla e interativa, unindo arte, cultura e assistência social. Entre os destaques estão:
- Oficinas Culturais: Oficina Cartão Postal e Jogos Acervo – Pinacoteca, Oficina DePara – Museu da Língua Portuguesa, Oficina “Olha o Kit!” – Museu das Favelas, Oficina de Crochê – Arte do Magro, Oficina de Macramê – Instituto Céu Estrela Guia, Atividade poético-educativa (cartografias afetivas) – Museu do Futebol, Oficina Máquina de Desenho – Cidade Invertida, Oficina de Fotografia – Cidade Invertida, Oficina de Lambe-lambe Poesia – Paulestinos.
- Música: Banda do GAS, projeto do Instituto GAS que apoia pessoas em situação de rua e comunidades em extrema vulnerabilidade. Pelo terceiro ano, o grupo sobe ao palco trazendo energia, cultura e conexão. Além da artista Ayô Tupinambá, trazendo representatividade e talento.
- Teatro e Cinema: “Ensaio sobre o Ovo e a Fome” – Coletivo Sem Nome, “Era Uma Vez um Rei” – Pombas Urbanas e Cinema “A Melhor Mãe do Mundo” – Cine Olido / SP Cine.
- Intervenções Artísticas: Caricatura ao vivo – Leonardo Conceição e Live Painting – Ronah Carraro, Shay, Pamela Munhoz e Mosko.
- Atividades de Movimento e Recreação: Aula de Capoeira – Bibliaspa e Jogos lúdicos.
- Literatura e Troca Cultural: Livraria Leve e Pegue – espaço de circulação de livros e incentivo à leitura
- Exposições: Mostra fotográfica sobre inclusão e cultura paulistana.
O público terá ainda acesso a serviços sociais, alimentação e atividades de promoção de políticas públicas.
“A partir de dados do IBGE e da OMS, sabemos que pessoas em situação de vulnerabilidade ainda enfrentam grandes barreiras de acesso à cultura, embora justamente essa participação seja fundamental para reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, fortalecer comunidades e ampliar oportunidades de desenvolvimento social. Por isso, o FestPraRua vem com esse propósito, pois ao criar oportunidades reais de acesso à cultura e ao trabalho, é possível impulsionar a recuperação da autoestima e abrir caminhos para que essas pessoas retomem seus projetos de vida com dignidade”, afirma Patricia Rizzardo, Psicóloga e Diretora de Operações do Instituto Human.
O FestPraRua também mobiliza empresas e parceiros. A edição de 2025 conta com o patrocínio master da TransUnion, pelo segundo ano consecutivo, e segue aberta a novas marcas que queiram apoiar o projeto via Lei Rouanet, incluindo iniciativas de voluntariado corporativo.
Foto: Divulgação