Higienização hospitalar: mais que manutenção, uma questão de saúde pública

47

A limpeza de ambientes hospitalares é uma das etapas mais sensíveis e estratégicas dentro da rotina de unidades de saúde. Além de contribuir para a preservação da estrutura física, a higienização correta desempenha o papel de prevenção de infecções, segurança dos pacientes e proteção das equipes multiprofissionais que atuam diariamente nos hospitais. 

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde estimam que 14% dos pacientes internados no Brasil adquirem algum tipo de infecção durante o período de hospitalização. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia que aproximadamente 100 mil brasileiros morrem a cada ano em decorrência dessas infecções. 

A limpeza hospitalar exige protocolos rigorosos, uso de produtos específicos regulamentados pela Anvisa e aplicação de técnicas adequadas à criticidade de cada área, desde leitos até centros cirúrgicos. A higienização correta é considerada um dos pilares no combate às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). 

O tema estará em pauta no 2º Higicon Experience Centro-Oeste, evento promovido pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP), que será realizado em Goiás no mês de setembro. A programação trará debates técnicos e experiências práticas voltadas à limpeza em ambientes críticos, como hospitais, clínicas e laboratórios. 

Além disso, no dia 8 de julho a UNIABRALIMP, contribuindo com a capacitação técnica do setor, oferecerá um curso presencial “Higiene Hospitalar: Alinhado às Exigências da ANVISA” com Silvana Torres, enfermeira com mais de 20 anos de experiência na área hospitalar. Reconhecida por sua atuação técnica na área da saúde, Silvana coordenou a atualização do Manual de Higienização Ambiental da Anvisa, que será lançado em breve. 

Entre os temas que serão abordados pela especialista: 

  • Como deve ser feita a higienização em áreas críticas de hospitais; 
  • Quais produtos e equipamentos são indicados segundo as normativas da Anvisa; 
  • A importância da qualificação profissional da equipe de limpeza hospitalar; 
  • Quais os riscos da higienização inadequada e os impactos na saúde pública. 

A formação propõe uma imersão prática e teórica sobre limpeza e desinfecção em ambientes hospitalares, com foco nas normas mais recentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo link: https://www.instagram.com/reel/DLawwIfRd6J/?igsh=eDJ2d3Azem82enpz

Foto: Divulgação