JBS fecha 2º trimestre de 2024 com Receita Líquida recorde de R$ 100 bilhões

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Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, fechou o segundo trimestre de 2024 com Receita Líquida de R$ 100,6 bilhões – uma alta de 12,6% em relação ao mesmo período do ano passado e a maior receita trimestral já alcançada pela Companhia. A JBS também registrou Ebitda de R$ 9,9 bilhões, ante R$ 4,5 bilhões registrados no mesmo período do ano passado, enquanto o Lucro Líquido foi de R$ 1,7 bilhão. A Margem Ebitda fechou em 9,8%, quase o dobro da margem registrada no 2T23.

Como mostra da força da plataforma global multiproteínas da Companhia, 75% do Ebitda é resultado das operações de aves e suínos, com destaque para a Pilgrim’s, Seara e JBS USA Pork. Além disso, Austrália e JBS Brasil também registraram um ótimo desempenho.

“Os resultados da JBS no segundo trimestre de 2024 reforçam a nossa estratégia de diversificação global, que é impulsionada por investimentos em inovação e na construção de marcas fortes, consolidando um portfólio mais resiliente e de maior valor agregado”, diz Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.

A boa performance de aves e suínos passa por uma ampliação de vendas, com demanda forte, custos menos pressionados e com o valor de grãos estável, a partir da operação das unidades de negócios Pilgrim’s Pride Corporation, Seara e JBS USA Pork. No segmento de carne bovina, o mercado segue balanceado com a fase favorável da proteína no Brasil e na Austrália, enquanto o ciclo pecuário nos Estados Unidos segue desafiador.

No segundo trimestre de 2024, a JBS antecipou em seis meses a desalavancagem planejada. Entre o 1T24 e o 2T24, a alavancagem em dólar caiu, de 3,66x para 2,77x (dívida líquida/Ebitda). A Companhia encerrou o trimestre com R$ 21,4 bilhões em caixa e conta com US$ 3,3 bilhões disponíveis em linhas de crédito rotativas equivalentes a R$ 18,6 bilhões pelo câmbio de fechamento do período. A dívida líquida da empresa ficou em US$14,8 bilhões (R$82 bilhões), uma redução de aproximadamente US$1,9 bilhão quando comparado ao fechamento do 2T23.

“Os resultados do segundo trimestre de 2024 reafirmam nossa confiança na estratégia de longo prazo da JBS, que foca na expansão de nossa plataforma global e consolidação de nosso portfólio de marcas fortes e produtos de valor agregado. Isso nos permite investir em novos tipos de proteína, repetindo os bons resultados que tivemos nos segmentos que atuamos.”, afirma Tomazoni.

A Pilgrim’s Pride Corporation apresentou seu melhor Ebitda trimestral da história, que foi de R$ 4,1 bilhões no 2T24 — 119,7% maior no comparativo anual. A margem Ebitda cresceu em um ano 8,5 p.p., encerrando o trimestre em 17,2%. A Receita Líquida cresceu 11,5% em 12 meses e fechou em R$ 23,8 bilhões, no período. Entre abril e junho de 2024, a Companhia permaneceu na execução de sua estratégia e continuou ampliando o relacionamento com os clientes-chave, melhorando ainda mais o nível de serviço em um mercado mais atrativo.

Para a JBS USA Pork, o trimestre apresentou Receita Líquida de R$ 11,3 bilhões, com um crescimento de 28,2% comparado com o mesmo trimestre do ano anterior. O Ebitda do 2T24 foi de R$ 1,3 bilhão, crescimento de 224,4% frente ao valor do 2T23. Na mesma comparação, a margem Ebitda cresceu 6,7 p.p. em um ano e fechou em 11,1%. Os números vêm do crescimento dos preços médios para o atacado (17% a.a.) e o impulso por uma forte demanda em um período sazonalmente mais forte. As operações no período contaram com a ampliação do portfólio de valor agregado e melhora na execução comercial, operacional e logística.

A JBS Austrália apresentou Receita Líquida de R$ 8,6 bilhões no segundo trimestre de 2024, resultado 15,3% superior em 12 meses. O Ebitda do período foi de R$ 1,2 bilhão, com margem de 13,7%. O resultado reflete o crescimento do negócio de carne bovina, nos mercados doméstico e internacional.

No segundo trimestre de 2024, a JBS Beef North America teve Receita Líquida de R$ 31,3 bilhões. Durante o período, a Companhia atuou na melhoria da precificação, na otimização do mix de produtos, no aumento do rendimento por carcaça e na eficiência fabril.

Marcas fortes no Brasil

A Seara segue com sua estratégia de inovação e execução, fortalecendo a marca junto aos consumidores, obtendo bons resultados por meio de índices como penetração e recompra no mercado doméstico. Resultado disso foi uma Receita Líquida de R$ 11,6 bilhões no 2T24, um crescimento de 12,5% em um ano. O Ebitda

cresceu 381% em 12 meses e fechou o segundo trimestre em R$ 2 bilhões. A margem ajustada no período foi de 17,4%, 13,3 p.p. a mais que o mesmo trimestre do ano anterior.

O desempenho ainda é um reflexo das ações operacionais implementadas ao longo da cadeia produtiva, que resultaram em melhores indicadores operacionais, menores custos dos grãos, melhor gestão de preços e ampliação do portfólio de valor agregado. No mercado doméstico, todas as categorias apresentaram crescimento, com destaque em frangos in natura, cujo crescimento das vendas foi de aproximadamente 30% no intervalo de um ano.

A JBS Brasil, no 2T24, fechou com Receita Líquida de R$ 15,5 bilhões, crescimento de 11,2% comparado ao 2T23. O Ebitda do segundo trimestre de 2024 avançou 74,7%, comparado com o segundo trimestre de 2023, no montante de R$ 1,2 bilhão. A margem ajustada referente ao segundo trimestre deste ano foi de 7,6%, com aumento 2,8 p.p comparado com o mesmo período do ano passado.

O resultado do trimestre é reflexo dos maiores volumes vendidos. No mercado doméstico, a receita na categoria de carne bovina in natura cresceu 12% a.a. durante o 2T24. No período, a Companhia manteve seu foco na execução comercial, aumentando e melhorando o nível de serviço junto aos parceiros, e ampliando o portfólio de produtos com valor agregado.

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 155 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Foto: Divulgação