Obelisco do Ibirapuera promove programação especial para o aniversário de São Paulo

100

Mais de 100 pessoas participaram no sábado, dia 25 de janeiro, aniversário de 471 anos de São Paulo, da visita guiada ao Obelisco do Ibirapuera. A iniciativa foi promovida pela Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do projeto O que te assombra?

A visita, que durou aproximadamente 1h30m, foi acompanhada pelo Monitor e Pesquisador Rodrigo Gutemberg e pelo idealizador do projeto O que te assombra? Thiago Souza.

Na ocasião, os visitantes conheceram um pouco da história da Revolução Constitucionalista de 32 e do local onde estão sepultados os 713 ex- combatentes.

De acordo com Thiago Souza, a iniciativa trouxe a oportunidade da população conhecer o maior monumento funerário do Brasil. “O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 faz parte da história da nossa cidade em especial pelos seus princípios, lutas e ideais em prol da democracia. O Obelisco do Ibirapuera é o principal cartão postal da cidade e infelizmente pouco conhecido pela população”.

Para a visitante Marcele Paz de Carvalho é muito importante para nós paulistas conhecermos um pouco mais da história do nosso país e da nossa cidade. “Sempre tive vontade de conhecer o Obelisco do Ibirapuera. Hoje tive a oportunidade de estar aqui juntamente com minha mãe Maria. Me emocionei muito ao entrar neste local, pois centenas de pessoas lutaram e morreram em prol da democracia”.

Já para o visitante Vicente de Alencar o nosso papel é manter viva a história da nossa cidade. “O Obelisco do Ibirapuera é uma história de sacrifício e ideal pela nossa democracia. Milhares de pessoas lutaram e morreram em busca de liberdade. Devemos manter viva essa história”.

O local, onde descansam os heróis da Revolução Constitucionalista de 1932,  possui 72 metros de altura e é feito de mármore italiano. Sua construção foi inspirada nos obeliscos egípcios antigos e possui uma base quadrada.

O Obelisco do Ibirapuera foi projetado pelo renomado escultor italiano Galileo Ugo Emendabili. É uma obra de arte arquitetônica única, que se tornou um ícone da cidade.

Atualmente, a obra é patrimônio histórico e cultural, tombado pelo Condephaat, e abriga os corpos dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Americo de Camargo Andrade, mortos na noite do dia 23 de maio de 1932.

A Praça que abriga o monumento aponta para a avenida 23 de Maio, nomeada exatamente com a data em que os quatro estudantes revolucionários foram mortos.

Em seu interior, que foi arquitetado e construído em forma de cruz, são encontrados painéis feitos com pastilhas de mosaico veneziano que representam o nascimento, o sacrifício e a ressurreição de Jesus Cristo.

Com tantos detalhes a serem explorados, quem quiser vivenciar de perto a experiência de conhecer um ícone da arquitetura e da história paulista pode fazer uma visita, que é grátis.

O Obelisco do Ibirapuera está situado na Praça Ibrahim Nobre s/n⁰ – Vila Mariana, em frente ao Portão 1 do Parque do Ibirapuera, com estacionamento gratuito aos visitantes pelo período em que estiverem no Obelisco.

Fotos: Divulgação