Programa Brazilian Footwear é vencedordo Prêmio ApexBrasil-Exame 2025

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Criado há mais de duas décadas para apoiar a internacionalização da indústria calçadista brasileira, o Brazilian Footwear, programa realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), foi premiado como “Destaque Projeto Setorial de Indústria e Serviços” no Prêmio ApexBrasil-Exame 2025. A cerimônia de premiação aconteceu na noite do dia 3 de dezembro, no Teatro B32, em São Paulo/SP. 

Letícia Sperb Masselli, gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, que representou a entidade no evento, destaca que o programa estimulou, ao longo dos anos, a indústria na inserção de seus calçados no mercado internacional. Quarto maior produtor do setor no mundo, o maior fora da Ásia (929 milhões de pares produzidos em 2024), o Brasil se destaca pela maturidade de suas empresas exportadoras, que possuem diferenciais competitivos como flexibilidade nas negociações, diversidade de produtos e investimentos em sustentabilidade e ESG. “O Brazilian Footwear levou o calçado brasileiro mais longe, pois quando começamos ele era exportado para 99 países e hoje são mais de 160 destinos”, avalia.

No período avaliado pela premiação, o Brazilian Footwear atuou com diversas ações. Entre as iniciativas, merecem destaque ações realizadas na BFSHOW, realizada entre os dias 23 e 25 de maio de 2025. Na oportunidade, o Programa Comprador diversificou a origem dos mais de 165 compradores convidados. Os resultados foram bastantes expressivos, alcançando mais de R$ 63 milhões (US$ 12 milhões) em negócios efetivados in loco e alinhavados. Outro aspecto relevante do projeto foi a diversidade das empresas participantes, que reuniu desde pequenas até grandes exportadoras, em diferentes estágios de internacionalização. As empresas participantes estavam distribuídas nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, mostrando o alcance nacional do projeto e a capacidade de promover oportunidades de negócios em múltiplas regiões do país. 

Complementando a promoção comercial, o Projeto Imagem do Brazilian Footwear reforçou a visibilidade do calçado brasileiro no exterior. Foram convidados sete jornalistas internacionais de veículos estratégicos da Alemanha, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Argentina, o que gerou ampla repercussão da mídia especializada internacional. Durante a feira, os jornalistas tiveram agendas para conhecer projetos de destaque, como o Origem Sustentável e o Respira Acre – realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e ApexBrasil -, que fortaleceram o posicionamento do Brasil como um polo de soluções sustentáveis e inovadoras para a moda mundial.

Resultados do ano
Segundo Letícia, em 2025, o Brazilian Footwear apoiou 15 ações de internacionalização que comercializaram 7,5 milhões de pares e movimentaram R$ 605 milhões (US$ 113,54 milhões) –  em negócios efetivados e alinhavados. Com um investimento total de R$ 9,7 milhões nas ações, o retorno chegou a R$ 62 para cada R$ 1 investido. “Esses resultados comprovam a capacidade da indústria calçadista brasileira de articular promoção comercial, abertura de novos mercados e fortalecimento da imagem internacional do setor por meio do Brazilian Footwear”, conclui.

A premiação
Na sua segunda edição, o Prêmio ApexBrasil-Exame destacou iniciativas inovadoras e transformadoras que contribuíram para fortalecer a presença brasileira no mercado global. Nesta edição, foram registradas 352 inscrições distribuídas em 18 categorias, 71% mais em relação ao ano passado. Participaram da premiação, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, autoridades, empresários e empresárias.

Foto: Divulgação