Desde 2019, a RX, uma das maiores organizadoras de eventos de negócios do mundo, começou a adotar novos indicadores e medidores de sustentabilidade nos seus eventos no Brasil, alinhado com as novas demandas globais de proteção ao meio ambiente. Consumo de energia por área utilizada (Kwh/m²), geração de lixo por área utilizada (Kg/m²), além da proporção entre lixo reciclável e resíduos são alguns dos principais indicadores adotados pela empresa na ampliação de suas práticas sustentáveis.
Atualmente, a organizadora monitora 100% dos eventos do seu portifólio no país, incluindo feiras como: Bienal do Livro, AUTOMEC, FENATRAN e FEICON. Entre os eventos que foram realizados em 2019 (pré – pandemia) e no final de 2022 (pós-pandemia) a RX apresentou uma redução de 12% no consumo de energia por m² utilizado, em virtude da implementação de políticas de utilização de energia mais sustentáveis, como: a utilização de climatização apenas durante a realização do evento (a climatização é ligada 1h antes da abertura e desligada em seu fechamento) e utilização da iluminação a 50% da sua capacidade durante os períodos de montagem e desmontagem das feiras.
Redução de 40% da geração de lixo nos eventos
A redução na geração de lixo é outro índice significativo, onde a empresa obteve uma diminuição de 40% neste indicador, por meio da adoção de uma série de ações, como: utilização de carpete que, além de reutilizável, é totalmente reciclável, implementação de um projeto de montagem de stands (RX Solutions) que utiliza materiais reutilizáveis e recicláveis, reuso de materiais de sinalização impressos, adoção de materiais reutilizáveis nos serviços de catering, até medidas mais simples (coleta de porta-crachás no final do evento, utilização de papel reciclado), mas que contribuem nessa diminuição.
Outro benefício registrado foi o crescimento da proporção de lixo reciclável, que saltou de 28%, em 2019, para 38% no ano passado. Dentro do total de lixo gerado, diminuindo ainda mais a quantidade de resíduos gerados, ou seja, além da redução na produção de lixo, ainda foi melhorado a qualidade do mesmo, proporcionando o seu reaproveitamento através da reciclagem.
“Os eventos da RX não são palco apenas para a geração de negócios, mas também funcionam como um balizador de mercado. Neste sentido, não estamos só acompanhando as tendências de ESG, mas propondo soluções e participando ativamente da mudança. Em praticamente todas as nossas programações de conteúdo a sustentabilidade é um pilar dos mais discutidos, então faz todo sentido que isso seja uma prática das nossas realizações”, finaliza Márcio Alves, diretor da RX Brasil.
A empresa oferece oportunidades de conexão e construção de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas, oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 42 diferentes setores da economia. É uma empresa dedicada em causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos.
A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. RX – In the business of building businesess www.rxglobal.com/rx-brazil
RELX
A RELX é uma fornecedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. A RELX atende clientes em mais de 180 países e possui escritórios em cerca de 40 países. Emprega mais de 35.000 pessoas, mais de 40% das quais estão na América do Norte. As ações da RELX PLC, controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes símbolos de ticker: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova Iorque: RELX.
Foto: Freepik