Se a viagem fosse um filme, 46% dos brasileiros escolheriam uma comédia romântica, mostra pesquisa da Booking.com

267
Couple exploring the grand canyon in Arizona during the summer

Quando o assunto é explorar o mundo, o Brasil lidera em criatividade, humor e muita personalidade. Uma nova pesquisa* da Booking.com – uma das maiores empresas de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo –, realizada com viajantes do Brasil, da Argentina, da Colômbia e do México, revela referências culturais inesperadas e divertidas, que ajudam a moldar a forma como os brasileiros planejam, vivem e lembram de suas viagens. 

Para quase metade dos entrevistados do país (46%), se seu estilo de hospedagem fosse um gênero cinematográfico, ele seria uma comédia romântica. Essa escolha remete a experiências acolhedoras, uma vista encantadora da janela e café da manhã incluso – como nos filmes que despertam sensações de romance e bem-estar. Essa resposta teve como destaque as mulheres (52%) e pessoas de 45 a 54 anos (50%). 

Na segunda posição está o filme indie (23%), que remete a uma experiência de estadias com charme em bairros alternativos, bilhetes escritos à mão e aquele clima perfeito para reflexões. Também ganham destaque as acomodações com cara de filmes de mistério e suspense (20%), com pátios escondidos, entradas com uma atmosfera noir e aquela sensação de nunca saber o que se vai encontrar – mas que valerá a pena, principalmente para homens (24%) e pessoas de 55 a 64 anos (23%). 

Além dos gêneros mais populares, outros estilos também revelam nuances interessantes da personalidade do viajante brasileiro. A comédia familiar (18%) traduz o desejo por casas espaçosas e confortáveis, ideais para crianças e animais de estimação; o drama de época (16%) evoca experiências mais sofisticadas, como castelos e pousadas históricas; já o reality de sobrevivência (14%) reflete o gosto por improviso e situações fora da zona de conforto – como campings e noites de sono embaixo das estrelas. 

A viagem como trilha sonora pop 

Na mesma linha de associações culturais, a Booking.com também quis entender qual seria o estilo musical se a viagem fosse uma playlist. Para um terço dos viajantes brasileiros (34%) a resposta é o pop, ou seja, férias cheias de momentos animados e divertidos. Em segundo lugar aparece o rock (25%), com um clima de aventura e energia intensa e, em terceiro, a salsa (22%), associada a férias alegres com os amigos. 

Outros gêneros musicais também ajudam a compor o imaginário da experiência ideal de viagem. A música clássica (19%) foi associada a jornadas culturais, com foco em história, arquitetura e museus. Já o country (19%) remete a paisagens naturais no interior e em fazendas, enquanto a música eletrônica (17%) traduz uma energia noturna, com um roteiro dedicado a bares e festas. 

“A Lua de Mel Continua”: o filme da viagem brasileira 

Se uma viagem fosse uma sequência de filme, o título, para 23% dos brasileiros, seria “A Lua de Mel Continua”. A escolha traduz o desejo por viagens cheias de romance e memórias afetivas. Outra parcela significativa (22%) se identificou com “Reservas Rápidas e Furiosas”, que representa o entusiasmo por planejar a próxima escapada antes mesmo da atual terminar. Por fim, “Da Mochila ao Cartão Sem Limite (15%) representa o desejo de evolução nas experiências de viagem – da simplicidade do mochilão às comodidades de alto padrão, especialmente entre viajantes de 35 a 44 anos (20%). 

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 4.000 entrevistados da Argentina, Brasil, Colômbia e México. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A pesquisa foi feita on-line em maio e junho de 2025. 

Foto: Freepik