Setor óptico tem espaço para expandir operações no e-commerce

98

O setor óptico tem espaço para expandir suas operações no e-commerce. O estudo feito pela Abióptica – Associação Brasileira das Indústrias Ópticas indica que o percentual das vendas de armações para óculos de grau feitas nas plataformas de comércio eletrônico é de 13,4%. É o maior desempenho de vendas entre os produtos comercializados pelas empresas do setor.

“A praticidade e a agilidade que a internet oferece para o consumidor comparar preços e marcas é uma realidade que deve ser utilizada pelas empresas para criar um ambiente com experiência estimulante”, afirma Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica.

O segmento óptico é formado por 800 empresas distribuidoras que abastecem os 71.226 pontos de venda posicionados em todo o Brasil. Em 2024, o setor registrou R$ 27 bilhões em vendas, ante R$ 26 bilhões no exercício anterior. “Atuar nas plataformas de comércio eletrônico é uma forma de levar seus produtos onde fisicamente a empresa não está”, diz a diretora Executiva, que completa: “Há espaço para crescer, por exemplo, em óculos de grau se a plataforma de e-commerce da empresa souber resolver as barreiras técnicas e emocionais, como ajustes de grau e encaixe no rosto”.

Custo do frete é a principal barreira. A pesquisa aponta que para 65,3% dos entrevistados o que os faz comprar pelas plataformas de comércio eletrônico são preço e promoções. E a principal barreira é o valor do frete. Para 65,3% das pessoas ouvidas esse fator representa uma barreira mais forte para concretizar a compra do que, por exemplo, a possibilidade de sofrer golpe ou fraude (21,2%). “Esse dado mostra que reduzir o custo de frete pode trazer benefícios comerciais, em paralelo a ampliação constante de segurança nas operações”, explica Ambra.

Além de armações para óculos de grau e óculos solares, o setor vende pela internet lentes de contato, produtos de limpeza de óculos e acessórios para óculos. A participação do e-commerce nas vendas de cada um desses segmentos de produtos é a seguinte: 6,8% lentes de contato, 4,5% produtos de limpeza de óculos e 3,2% acessórios para óculos. “Embora haja muto espaço para a venda de armações e óculos solares pelo e-commerce, é fundamental que isso seja feito com ética e profissionalismo, já que estamos lidando com produtos que impactam diretamente a proteção ocular, conforto visual e autoestima dos consumidores”, conclui a executiva.

Foto: Freepik