Silvio Meira e Rosário Pompéia revelam como fazer o marketing do futuro

0
334

Com experiência de mais de 15 anos em Consultoria Estratégica e de Operações de Marketing, a professora Rosário Pompéia se une ao professor PhD em Computação Silvio Meira para lançar a obra Marketing do Futuro. 

A publicação do selo Actual, da editora Almedina Brasil, apresenta um método para ajudar a resolver os desafios no campo “figital” – um combo de marketing e inovação que se aplica a uma nova realidade com dimensões física, digital e social. 

Os autores apresentam a Teoria AEIOU, que se refere às palavras-chave Ambiente, Estratégia, Interação, Operação e Unificação. A solução repensa e posiciona o marketing como hub que articula e interage com toda a dinâmica da arquitetura organizacional e promove uma abordagem focada em interações humanas significativas e personalizadas. 

O AEIOU cria estratégias para engajar as pessoas como clientes e gerar valor sustentável em um ambiente competitivo digital, interconectado e em tempo real. Nesse sentido, Meira e Pompéia pontuam que, na era das redes, conexões, relacionamentos, interações e comunidades online, as fundações e práticas tradicionais de marketing são cada vez mais inadequadas. 

Os especialistas destacam que plataformas como Google, Facebook, Amazon, Magalu, WeChat e PinDuoDuo criaram ecossistemas que vão muito além de transações, incluindo interações sociais, troca de dados e efeitos de rede. 

Essas plataformas, portanto, habilitam comunidades e marketplaces virtuais, cujas leis “naturais” não são as mesmas dos mercados puramente físicos, o que leva a um cenário de marketing mais complexo, com interações multilaterais e de longo alcance e impacto, em unidades de tempo e escala antes impensáveis. 

Em resumo, os modelos tradicionais de marketing não conseguem, nem de longe, acompanhar essas mudanças. Ao mesmo tempo, a combinação de redes virtuais, trazidas pela internet e pelos smartphones, com as infraestruturas e os serviços de rede física de muitos negócios, abrem caminhos para um novo tipo de comunidade.

Marketing do Futuro é um manifesto prático para transformação em ação. Através de uma linguagem clara e acessível, os autores desafiam os leitores a repensar estratégias e a incorporar inovações que respondem diretamente às demandas emergentes de ecossistemas de negócios em rápida evolução. A obra é leitura obrigatória para quem deseja não apenas acompanhar, mas liderar na nova era figital.

Foto: Divulgação