A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) marcou presença durante o 91º Congresso Global da UFI para discutir tendências, inovações, trocar conhecimentos e estabelecer conexões globais na indústria de exposições. O encontro anual, que ocorreu esse ano em Colônia, na Alemanha, de 20 a 23 de novembro de 2024, reuniu mais de 500 participantes, de 50 países, incluindo líderes do setor de eventos, representantes das 30 principais venues, representantes dos 20 maiores organizadores de feiras e executivos de mais de 78 associações de classe.
Considerado como um dos mais importantes eventos do setor, o 91º Congresso Global da UFI promoveu discussões sobre eficiência, sustentabilidade e o impacto econômico das feiras. A UBRAFE esteve presente e destacou cinco pontos essenciais abordados durante o encontro, que também marcou o anúncio de mudanças estratégicas na estrutura da UFI, prestes a completar 100 anos.
Crescimento do Mercado Global e Perspectivas
O setor global de eventos demonstra recuperação sólida, apesar dos impactos do pós-pandemia, ainda em 2023, com reagendamentos de eventos de 2020/21/22, em especial no 1º semestre. Do ponto de vista de faturamento, o setor superou em 2023 os números de 2019 mesmo levando se em conta a inflação do período. As expectativas para 2024 são positivas. A UFI prevê um aumento mínimo de 17%, para o mercado global de eventos, e estes números fechado serão divulgados no até março 2025. Este crescimento está impulsionado pelo lançamento de novos eventos, especialmente nos setores de tecnologia e inovação. A criação de novos formatos de eventos, como os Meet ups, também prometem movimentar o setor nos próximos anos.
Mudanças Estratégicas na UFI
Durante o congresso, foram anunciadas mudanças estruturais na UFI. O executivo Chris Skeith assumirá como CEO a partir de janeiro de 2025, trazendo uma década de experiência na AEO (Associação de Organizadores de Eventos do UK), na Inglaterra. Além disso, a UFI, que completa 100 anos em 2025, está mudando sua sede para uma área moderna de negócios em Paris e reformulou seu sistema de associação, que agora será baseado no faturamento e não mais somente no cálculo de metros quadrados comercializados, refletindo a evolução dos eventos B2B que apresentam novas fontes de receitas como patrocínios, matchmaking e serviços verticalizados.
Concorrência Global para Atração de Eventos B2B
A disputa por eventos B2B está cada vez mais acirrada. Países como Arábia Saudita e Hong Kong anunciaram investimentos significativos para atrair feiras e congressos, oferecendo incentivos financeiros robustos. A Arábia Saudita, por exemplo, destinou US$ 150 milhões para atrair eventos MICE (Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions), enquanto uma venue/recinto de Hong Kong anunciou o investimento de US$ 60 milhões. A infraestrutura de qualidade é considerada fundamental, mas agora conta com fortes incentivos em alguns países.
Sustentabilidade como Pilar do Setor
Sustentabilidade foi um tema central no congresso. Soluções como sistemas construtivos de stands reutilizáveis, que reduzem o tempo de montagem e a consequente pegada de carbono de fornecedores envolvidos, foram amplamente discutidas. Também foi apresentado um estudo promovido pela Associação das Feiras de negócios da Alemanha (AUMA), destacando as feiras e eventos de negócios como hubs, promovendo encontros setoriais, evitando múltiplas viagens comerciais e contribuindo para uma redução significativa nas emissões. A sustentabilidade tornou-se mais que uma meta no setor, mas uma estratégia consolidada e com diversas ações a serem implementadas pelo setor em todo mundo através do projeto NET ZERO CARBON EVENTS (NZCE) iniciativa global da UFI.
A importância definitiva do Face-to-Face (F2F)
O valor dos eventos presenciais foi reforçado com a metáfora das “bolhas de sabão”, apresentada pelo professor e consultor italiano Enrico Gallorini, que também lançou seu livro “In Person”. Ele destacou que cada “bolha de sabão” é estruturada e representa uma feira acontecendo, dentro de um setor da economia. Gallorini afirma que as feiras são encontros efêmeros, mas altamente impactantes, reunindo comunidades de negócios em um ambiente único e que, em determinado momento, acabam. A interação face-to-face possibilita e promove oportunidades de networking e negócios que não são replicáveis no ambiente virtual, consolidando a relevância desses eventos como catalisadores econômicos e sociais.
Um dos destaques do evento foi a delegação brasileira, formada por oito profissionais de renomadas organizações. Entre os participantes, estavam representantes da UBRAFE, Expo Center Norte, Emme, Nürnbergmesse Brasil, Koelnmesse Brasil, Fulstandig e HPM. Essa participação evidenciou o empenho do Brasil em estabelecer parcerias estratégicas, ampliar sua presença no cenário internacional atraindo novos eventos para o país, e impulsionar o crescimento global do setor de feiras e eventos. A UBRAFE reafirma seu compromisso em acompanhar as transformações do setor e contribuir para o fortalecimento das feiras de negócios no Brasil, alinhada às tendências globais e inovações discutidas no Congresso da UFI. O próximo Congresso Global da UFI será realizado de 19 a 22 de novembro de 2025, no AsiaWorld-Expo, em Hong Kong.
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