A União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios divulgou o balanço da primeira edição da feira de negócios para o setor de eventos e live marketing EXPERIENCE EXPO (EEX). Promovendo a equidade de gênero, com uma representação de 50% homens e 50% mulheres entre os 80 palestrantes vindos de 7 países como o Brasil, Alemanha, França, Argentina, Bolívia, México e Canadá). Além da diversidade e a inclusão foram abordados dentre as discussões acerca do futuro do setor e temas atuais, a apresentação de cases dos eventos mais relevantes no cenário nacional e internacional e principalmente discussões e exemplos de como o setor de eventos pode e deve contribuir para que os eventos presenciais sejam vistos e analisados como agentes positivos de sustentabilidade .O EEX também consolidou-se como uma plataforma de networking, mas principalmente como um gerador de oportunidades de negócios para o setor de eventos B2B e B2C, registrando em dois dias de evento a presença de 2.800 participantes, sendo 80% deles moradores da cidade e estado de São Paulo, e 20% de outros estados do Brasil e países.
“Ficamos muito empolgados com os resultados obtidos com a realização da 1ª edição do Experience Expo, pois além dos negócios gerados entre as empresas do nosso setor pudemos analisar e verificar de forma direta como os eventos podem contribuir para a meta de sermos carbono zero nos próximos anos”, comemora Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da UBRAFE.
Com uma expectativa de atingir 55 marcas expositoras na primeira edição do evento, o EEX registrou um total de 65 marcas expositoras, número acima do planejado. O EEX trouxe um marco em evento referência em sustentabilidade, passando a ser evento-modelo para outros eventos do setor. Durante o congresso o executivo Kai Hattendorf reforçou a importância do compromisso com o meio ambiente por meio da redução da pegada de carbono à zero, convidando o setor a refletir profundamente sobre um tema importante e urgente da atualidade. Kai Hattendorf também comemorou a assinatura conjunta de 33 empresas brasileiras, todas associadas a UBRAFE, no compromisso global de que todos os eventos deverão ser neutros em carbono nos próximos anos. Hoje no mundo, mais de 700 empresas e organizações do setor de eventos já assumiram este compromisso. Entre diversas ações que focaram na sustentabilidade o evento priorizou a sinalização e comunicação de forma digital, a utilização de carpete fabricado a partir de garrafas de PET recicladas, a redução de utilização de plástico de uso único, a utilização de fibras naturais nos uniformes da equipe de apoio do evento, além de ter apresentado inovações tecnológicas como a tradução simultânea das palestras através de inteligência artificial, bem como a mitigação de todas as emissões de CO2 associadas ao transporte de todos os materiais utilizados, e o deslocamento de visitantes para o evento, em parceria com a Carbono B.
Os 2.800 crachás emitidos para os visitantes foram produzidos com papel que contém sementes de rúcula. Cada crachá apresenta uma média de 10 sementes de rúcula, portanto, se todos forem plantados, um total de 28 mil pés de rúcula serão gerados, número equivalente ao volume vendido em quase 1 dia de comercialização da verdura no Ceagesp de São Paulo.
A primeira edição do EEX também registrou um total de 1.950 litros de água distribuídos gratuitamente a todos os participantes em uma ilha de hidratação, em copos de papel reciclado, equivalente a 3.900 garrafas de 500 ml, que se empilhadas, corresponderiam a um prédio de 268 andares. Os copos de papel reciclado foram encaminhados a reciclagem após o evento, contabilizando zero resíduos destinados a lixões.
“Muito se fala sobre o papel dos eventos presenciais em uma sociedade descarbonizada, mas as empresas do setor além de entenderem esta meta precisavam conhecer na prática como toda essa teoria pode e deve ser aplicada no dia a dia, e durante o EXPERIENCE EXPO conseguimos demonstrar e discutir em profundidade vários dos compromissos que o setor está assumindo neste sentido” finaliza Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.) diretor executivo da UBRAFE.
A primeira edição da EXPERIENCE EXPO aconteceu nos dias 1 e 2 de agosto no recém remodelado Distrito Anhembi, em São Paulo e com a organização da UBRAFE e a curadoria de conteúdos da MCI Brasil, patrocínio master da GL Events e Grupo Pleno Locações, e apoios oficiais de outras associações do setor como AMPRO, ABEOC, ABRACE, MPI, APBR, SINDIPROM e UNEDESTINOS demonstrando objetivamente que o evento pretende ser uma referência para todos os profissionais e empresas envolvidas na cadeia de valor dos eventos, recebendo 2.800 participantes nos dois dias de feira e congresso. A segunda edição do EXPERIENCE EXPO já está confirmada para 2025 e a data e o local serão anunciados durante a realização do próximo evento da associação, o CEO weekend nos próximos dias 18,19 e 20 de Outubro na cidade de Recife, Pernambuco.
A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) é a associação de empresas promotoras e organizadoras de feiras e exposições, os principais centros de eventos (venues), empresas de logística internacional, de infraestrutura, serviços especializados representando toda a cadeia de valor. Em seu quadro de associados estão as empresas promotoras de feiras e eventos de negócios mais relevantes de diversos setores da economia assim como os principais e maiores recintos de eventos do país. Fundada 1986, representa institucionalmente e politicamente o setor de feiras e eventos de negócios junto a todos os segmentos da economia brasileira, com o objetivo de congregar e fortalecer as empresas do setor de promoção comercial. Dados levantados pela UBRAFE demonstram que o Brasil possui mais de 2.000 feiras e eventos, alavancando negócios de mais de R$ 1 Trilhão de reais por ano.
Fotos: Divulgação