ANUFOOD Brazil: Porta de entrada para o crescimento dos hotéis

0
320
black businessman happy expression

A gastronomia voltará a ser destaque na ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas. A 4ª edição do evento, organizado pela Koelnmesse Brasil, mostrará a importância de dar atenção a esse segmento, inclusive para atender o público externo, com o espaço Hospitality Trends, que estará aberto aos visitantes no encontro entre os dias 11 e 13 de abril de 2023, no Distrito Anhembi, na cidade de São Paulo.

“Os players do setor vêm notando, cada vez mais, a relevância da gastronomia e como ela agrega experiência aos hóspedes. Levantamos a bandeira pela gastronomia há algum tempo e pudemos perceber que os hoteleiros estão dando uma ênfase maior à gastronomia. Aqueles que estão tendo melhores resultados são os que separaram a operação e o próprio business do hotel, trabalhando o marketing digital de forma independente. Na verdade, o foco é atrair o público local, não o hóspede. Acredito que este é o maior segredo. É óbvio que existem casos e casos, como, por exemplo, os resorts all inclusive que precisam destacar sua gastronomia e encantar o cliente, deixando a receita de lado, mas os hotéis urbanos que possuem uma veia para a gastronomia podem ter ganhos muito significativos. Já temos cases nesse sentido e é o que iremos apresentar na programação”, declara Peter Kutuchian, fundador e CEO do portal Hotelier News.

Segundo Kutuchian, que também é sócio da “Escola para Resultados”, um centro de capacitação e inteligência em hotelaria e turismo, participar da ANUFOOD Brazil irá contribuir para o networking, o conhecimento e o relacionamento para os profissionais do setor de hospitalidade.

“Justamente para poder mostrar que o setor hoteleiro pode ter uma receita maior oriunda do departamento de gastronomia, como gostamos de chamar. Diferente de outras feiras de alimentação, a ANUFOOD BRAZIL traz expositores que estão ligados diretamente à produção. Qualquer tipo de conhecimento que se adquira em um grande evento é muito válido. Por isso, vemos como essencial estar presentes em mais uma edição”, justificou.

Assim como na edição de 2022, Kutuchian organizará, em parceria com a Hotelier News, a curadoria em gastronomia para o setor hoteleiro da feira, que acontecerá no espaço Hospitality Trends. “Procuramos levar especialistas em nossas conversas. Obviamente, buscaremos exaltar algumas novidades, formas de trabalho, ou até mesmo cases para mostrar que a hotelaria tem esse espaço”, concluiu.

Rodadas de Negócios

O Encontro Corporativo de Compras aconteceu pela primeira vez na ANUFOOD Brazil em 2022 e já está confirmado para voltar a ser realizado na próxima edição. Organizado pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), o evento terá reuniões pré-agendadas entre fornecedores de alimentos e bebidas e compradores das redes hoteleiras associadas ao Fórum.

“Fomentamos o matchmaking entre representantes das áreas de compras das redes hoteleiras com potenciais fornecedores que tenham interesse. Existe muita interação entre as duas áreas, é uma parceria que tem tudo a ver. Enquanto para uns a gastronomia é uma ferramenta para atender o hóspede que não tem tempo de comer, para outros, a alimentação passa a ser uma experiência. O hóspede escolhe hotel por conta da gastronomia”, destacou afirma Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB.

As rodadas de negócios são feitas para promover e estreitar o relacionamento com as redes associadas, além de buscar o desenvolvimento desta área em prol da forte produtividade do mercado hoteleiro nacional. O acordo entre as duas empresas também já está garantido para 2024 e ainda incluiu a ANUFOOD Brazil como patrocinadora do V Fórum Nacional da Hotelaria, previsto para acontecer no dia 18 de setembro de 2023, em São Paulo.

“A ANUFOOD Brazil dá um suporte enorme para a gente, em promoção, divulgação e inovação. Trabalhamos para tê-los como mantenedores do FOHB. Queremos empresas assim, que possuam esse vínculo forte com o setor hoteleiro”, emendou Souza.

Balanço positivo – Em 2022, cada reunião durou 20 minutos, durante 5 horas, totalizando 122 reuniões que geraram mais de R$ 500 mil em vendas nas mesas de negociações e mais R$5 milhões em prospecções para os próximos 12 meses. 10 redes hoteleiras associadas ao Fórum e 13 fornecedores participaram do encontro.

“Nosso mecanismo é o corporativo, de negócios. Vamos colocar frente a frente as redes hoteleiras, com os profissionais que decidem as compras, e os fornecedores. Em um dia será possível construir um contato e uma relação que demoraria muito mais se não fosse o apoio da ANUFOOD Brazil. Quem não fechar negócio, ao menos, já cria uma conexão pessoal. Essa é a entrega que o FOHB busca”, concluiu.

Foto:Freepik