BIO BRAZIL FAIR e NATURALTECH apresentam os principais lançamentos em produtos naturais, orgânicos e veganos

0
166

Começam na próxima quarta-feira, 14 de junho, a 17ª BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA e a 17ª NATURALTECH, respectivamente, as maiores feiras B2B, B2P e B2C de produtos orgânicos e naturais latino-americanas. Consideradas fontes de inspiração para empresas que apostam no bem-estar, na qualidade de vida e na sustentabilidade como nicho de mercado, elas acontecem simultaneamente até sábado (17/06), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Elas são abertas e gratuitas ao público.

Para a edição desse ano, a expectativa é receber 40 mil visitantes entre varejistas, profissionais de diversas áreas e público final. Serão mais de 100 palestrantes renomados que discutirão diversos temas em mais de 30 horas de conteúdos, além de 42mil m² divididos em 730 expositores, que apresentarão as principais novidades em alimentos, bebidas, cosméticos, suplementos nutricionais e outros produtos naturais, orgânicos e veganos.

Sustentabilidade

As  feiras promoverão ações  socioambientais, com o intuito de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e gerar menos  impacto negativo no meio ambiente. As iniciativas fazem parte da agenda da Francal Feiras  em sua jornada ESG e seu compromisso de promover eventos mais sustentáveis a cada  edição.

Uma das iniciativas é a parceria com Greener Preservation Token, que calculará as emissões  de carbono da edição desse ano e ajustará a compensação antecipada, destinando a mesma  proporção para projetos de conservação ambiental.

Entre as ações para diminuir as emissões de gases de efeito estufa está a disponibilização de  transfer gratuito partindo da estação de metrô Portuguesa-Tietê, incentivando o público a  dar preferência para o transporte coletivo na ida e retorno do evento. 

Outro destaque é a coleta seletiva, realizada por meio de lixeiras de papelão disponibilizadas  em diversos pontos da feira e que facilitam o trabalho de coleta da equipe e a triagem dos  resíduos. 

Há quase duas décadas, a Francal Feiras faz a gestão dos resíduos de seus eventos. Na BIO  BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA e na NATURALTECH não é diferente. Todos os  resíduos gerados em todas as etapas – incluindo montagem, durante os dias de feira e  desmontagem – passam por triagem, são monitorados e destinados para cooperativas ou  para compostagem, no caso dos orgânicos. Na edição de 2022, a iniciativa contabilizou 100  toneladas de resíduos, 74% do material reciclável foi coletado, triado e destinado  corretamente para cooperativas, já 26% dos resíduos orgânicos foram destinados para  compostagem.

E para ajudar a diminuir os resíduos durante os dias de evento, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH  AMERICA LATINA E NATURALTECH promovem a ação digital KIT ZERO LIXO, que incentiva o  visitante a levar de casa os utensílios como copo, garrafa, guardanapo e talheres, ou comprá los dos expositores, colaborando também na geração de renda das marcas.

Também são disponibilizadas urnas nas saídas do pavilhão onde os visitantes, expositores e  todos que participaram do evento podem depositar seus crachás caso não retornem ao  evento. Os cordões são reutilizados em outras feiras da Francal Feiras e o papel é destinado à reciclagem. 

Parte importante para tornar os eventos mais sustentáveis, os expositores também são  incentivados, por meio da campanha VIVA VERDE, a seguirem alguns critérios estabelecidos  pela organização, para conquistar este selo, ganhar visibilidade nos canais oficiais da feira e  incentivos ao público para visitar o espaço da marca. Entre as exigências estão diminuir o lixo  e os resíduos, seja com o uso de ferramentas tecnológicas que substituam materiais  impressos, mecanismos de coleta e reciclagem e até soluções criativas para demonstrações e  degustações.

Seguindo o compromisso de promover eventos mais sustentáveis, uma das novidades da  edição desse ano é o Lounge Imersivo em Gestão de Resíduos, fruto da parceria entre a  Francal Feiras e eureciclo, dedicado ao tema, onde expositores, profissionais e visitantes  terão palestras e poderão interagir com especialistas em embalagens, além de participarem  de consultorias sobre tipos de materiais, soluções para o descarte e logística reversa. 

Além disso, nesta parceria, a Francal Feiras se compromete a reciclar 100% das embalagens  coletadas durante o evento. Ou seja, para cada embalagem coletada nas feiras, uma  embalagem equivalente será reciclada.

Sustentabilidade também será tema de diversas palestras, workshops e discussões. Todo o  conteúdo pode ser conferido na programação do site.

Foto: Divulgação