Calçadista de Franca é certificada no Origem Sustentável

0
255

A indústria de calçados infantis Tip Toey Joey, de Franca/SP, foi certificada pelo Origem Sustentável no último dia 2 de outubro, na sua sede. A cerimônia, que contou com as presenças da diretoria e colaboradores da empresa, além do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, marcou a primeira certificação de uma calçadista no município paulista, no nível Prata – mais de 40% dos indicadores do programa atingidos.

Na oportunidade, o diretor da empresa, Scott McInerney, fez uma apresentação visando sensibilizar colaboradores acerca da responsabilidade de cada um deles na preservação do planeta e da vida. “É urgente diminuirmos os impactos da ação do homem no meio ambiente e, para isso, ir ao encontro de uma produção sustentável é fundamental. A certificação do Origem Sustentável é muito relevante não somente para a Tip Toey Joey, mas para o setor calçadista brasileiro, que vem se tornando uma referência internacional na área”, comentou.

Entre os destaques de sustentabilidade, a empresa francana apresenta uma operação 100% à base de energia solar, uma linha de calçados infantis sem couro produzida com materiais reciclados, uma horta cuidada pelos funcionários e que fornece alimentação saudável para eles e suas famílias, a compensação de resíduos em parceria com a Eureciclo, entre outras ações. Conforme a empresa, no ano passado, foram compensadas mais de 6 toneladas de resíduos industriais, número que a calçadista quer passar para 15 toneladas a partir de 2024. Outra meta importante da empresa é de ter todos os seus fornecedores elegíveis e terceirizados certificados pelo Origem Sustentável até 2025, pois não se pode ser uma empresa sustentável sem ter fornecedores realmente comprometidos com as práticas ESG.

Fundada em 2005, a Tip Toey Joey é uma empresa de Franca, cidade conhecida como a Capital Nacional do Calçado Masculino, mas que vem diversificando seus segmentos de atuação. No total, são mais de 250 colaboradores que produzem mais de 325 mil pares de calçados infantis todos os anos.

Origem Sustentável

Criado pela Abicalçados em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV.

Foto: Divulgação