Chocoshow, cenário dos cacauicultores colombianos e do chocolate nacional

0
382

A feira Corferias de Bogotá abre suas portas para receber de 25 a 27 de novembro a quarta edição do Chocoshow , evento que reúne o que há de mais destacado da cadeia de cacau e chocolate do país. Nesta feira, os visitantes poderão desfrutar de uma mostra sobre o cacau e o chocolate com diferentes espaços para conhecer as maravilhas e potencialidades deste produto em todas as suas manifestações.

O Chocoshow é organizado pela Federação Nacional dos Cacauicultores (FEDECACAO) e Corferias, com o objetivo de proporcionar ao visitante um cenário de conhecimento e vivência em torno da cultura do chocolate, e uma aproximação com o produtor de cacau do país.

Para Eduard Baquero López, presidente executivo da Federação Nacional dos Cacauicultores, “o Chocoshow em sua quarta edição espera continuar se posicionando como o principal evento do setor cacaueiro do país, com vários espaços para toda a família. Com certeza nesta edição teremos um público maior que as 18.000 pessoas que tivemos em nossa melhor bilheteria, pelo atrativo do chocolate para todos e pela oportunidade de comprar o produto diretamente dos cacauicultores de todo o país, que chegam com seus diferentes empreendimentos de chocolate”.

Além de dar visibilidade ao subsetor cacaueiro colombiano e a cada cacauicultor que trabalha com as mãos, esta feira tem como objetivo tornar visível a importância de toda essa cadeia produtiva no crescimento econômico e agrícola do país, além de ser um encontro lugar para toda família em volta do chocolate.

Nesse sentido, Andrés López Valderrama, presidente executivo da Corferias, comenta que “é um prazer ter o Chocoshow de volta, como a principal vitrine colombiana que mostra a cultura do cacau e do chocolate, tendo neste evento espaços de conhecimento, consumo, experiência e diversão para famílias.

Atividades

A feira, que contará com mais de 100 expositores, espera receber a visita de mais de 18 mil pessoas, que poderão desfrutar de diversas atividades durante três dias consecutivos, como:

Campeonato Nacional de Chocolate: Este ano realiza-se pela primeira vez no país o Campeonato Nacional do Chocolate, no qual vão participar chocolateiros, pasteleiros, pasteleiros amadores e profissionais. Todos eles durante 3 dias, em equipas de 3 pessoas, irão mostrar ao público as propriedades e aplicações que o chocolate tem como ingrediente principal para vários tipos de preparações.

Degustações de cacau: Os participantes da feira poderão conhecer os diferentes tipos de cacau das regiões da Colômbia e aprender a distinguir seus sabores e texturas.As degustações especializadas e comentadas terão entrada gratuita, até lotação total. Este espaço será coordenado pelos membros do painel de avaliação sensorial da Federação Nacional do Cacau, que compartilharão seus conhecimentos e experiências com o público.

Chocokids: O espaço preferido das crianças, onde podem fazer um tour pela origem do cacau, como se transforma em chocolate, tudo com atividades lúdicas e claro, onde podem degustar chocolates em diferentes apresentações.

Desfiles de moda: Os participantes poderão desfrutar de desfiles com vestidos e acessórios feitos com cacau e chocolate, que é comandado pela escola e agência de talentos Belky Arizala, a engenheira química e campeã nacional do chocolate Astrid Morales Neira e o designer gráfico e pintor corporal Diego Celeita.

Rota  do cacau: Nesta quarta versão do evento, a Casa Luker vai surpreender os visitantes com uma experiência maravilhosa onde poderão descobrir a origem do cacau e a magia que o transforma em chocolate.

Galeria de fotos: O Chocoshow terá uma galeria fotográfica à disposição dos visitantes, com tema da natureza, fauna e flora característicos da cultura do cacau em nosso país. As fotos são de técnicos da FEDECACAO que realizam seu trabalho nos campos colombianos.

Agenda acadêmica: A feira também terá uma ampla agenda acadêmica com espaços para troca de conhecimentos relacionados ao cacau por especialistas no cultivo da fruta e na indústria do chocolate.

Foto: Corferias