Um dos maiores atrativos para profissionais que participam de eventos como o BCB São Paulo é a possibilidade de acompanhar o lançamento de produtos com potencial para despontar no mercado nos próximos dias, meses e anos. Neste sentido, a 4ª edição do evento de coquetelaria, que acontece no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera até quarta-feira (3), cumpriu o objetivo e foi palco de apresentações de uma diversidade de novidades em destilados, não alcoólicos, incluind0 alguns com toque de brasilidade, para bares e restaurantes.
“Temos acompanhado o engajamento da indústria para impulsionar o mercado, desde o desenvolvimento de produtos próprios, quanto na importação de destilados que fazem sucesso em algumas regiões do mundo, mas ainda são pouco acessíveis no país. O evento, mais uma vez, antecipa lançamentos e possibilita que profissionais e gestores de bares e restaurantes tenham conhecimento das novidades e possam enriquecer ainda mais a coquetelaria no Brasil”, afirma Daniel Pereira, gerente do BCB São Paulo.
Confira algumas das novidades:
Prontos para beber
No segmento Ready to Drink (RTD), que tem ganhado espaço no mercado, a Underberg do Brasil trouxe uma novidade na edição deste ano. O Drink de ervas Brasilberg, que traz na composição os ingredientes que compõem o signature coquetel Rio Negro: o tradicional bitter fernet da marca (feito 100% de ervas), limão e água tônica carbonata.
O produto chega em garrafa de 275 ml.
Licor (café)
Que a utilização de café na coquetelaria tem chamado cada vez mais atenção do mercado e impulsionado novas receitas não é novidade. Neste sentido, a Quero Chuva, marca produtora de cachaça, reforça a brasilidade do portfólio apresentando no evento o Cabra Lab, licor de café especiais que, segundo a empresa, chega ao mercado na segunda quinzena deste mês. A bebida é preparada com grãos cultivados em regiões diferentes: três espécies arábicas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e a conilon, do Espírito Santo.
Bitters
A Aurora Fine Brands promoveu os lançamentos de dois ícones da coquetelaria. Os bitters Peychaud´s, que confere sabor doce e complexo, com notas marcantes de cereja, cravo e noz-moscada e toques de canela, anis e genciana, além de ingredientes secretos e proporciona aroma floral e herbal, o produto é um símbolo da cultura de Nova Orleans e além do drink Sazerac, pode ser incorporado em outras receitas; e o Regans´, que traz versatilidade à coquetelaria, já que possui características como base de casca de laranja, especiarias como canela e cravo, além de cardamomo e ervas aromáticas. Os produtos chegam ao portfólio da empresa em setembro.
Gin
No evento, a marca argentina Bosque Craft Gin fez o pré-lançamento no país de dois gins feitos com zimbro da Patagônia e sete botânicos: o Nativo, com teor alcoólico de 42% e perfil cítrico; e o Alta Montaña, com teor alcoólico de 53%, voltado para baixas temperaturas, com perfil herbal, cremoso e presença de óleos essenciais.
Juntos, os rótulos já conquistaram mais de 30 prêmios internacionais, incluindo o prêmio de melhor gin contemporâneo do mundo, no World Gin Awards 2022, na categoria World´s Best Contemporary.
Os produtos premium estarão disponíveis no mercado no mês agosto no site The Gin Flavors.
Vodka
Assim como no ano passado, a Beg novamente traz lançamento ao evento. Se na edição de 2023, o negroni engarrafado e a linha Hype foram anunciados, nesta a marca apresenta a Vodka Hype e amplia seu portfólio de destilados. O produto é obtido por um processo de redestilação em alambique de cobre para realçar a suavidade e pureza da bebida.
Cachaça
E como um dos pilares de representação da brasilidade na coquetelaria, a cachaça também ganhou novidade. A Famigerada – cachaça de bar – lançou o primeiro rótulo da nova linha Famigerada Raízes do Brasil, que homenageia a flora nacional. A proposta é trabalhar com madeiras para envelhecimento dos biomas como caatinga, cerrado, mata atlântica e Amazônia. O primeiro rótulo da linha é o bálsamo, da Caatinga.
A maturação nesse tipo de madeira confere ao produto características similares ao anis, erva-doce e especiarias apimentadas. A cachaça traz um equilíbrio entre picância e a adstringência. Estará disponível a partir de agosto.
Shochu
O mercado nacional também conta com duas opções de Shochu, cevada e batata-doce. O destilado japonês que pode ser consumido puro ou utilizado em drinks como highball e coquetéis com frutas e tem como característica o sabor concentrado.
As novidades foram apresentadas pela Nippon Bebidas e ampliam a diversidade de bebidas de origem asiática no setor.
Single malt
E da região de Santa Catarina, chega ao mercado, neste mês, o single malt Verve Whisky, novidade de Verve Destilaria, inspirado nas serras do estado. A bebida traz proposta clássica, é finalizado em barris de carvalhos americano e europeu. Apresenta aroma de baunilha, coco e frutas secas e tem perfil suave.
Whisky puro malte turfado
O single malt da Lamas Destilaria também foi apresentado durante a feira e chega ao mercado no início de agosto. O destilado, que já conquistou o bronze no International Spirits Challenge, produzido em barril de carvalho americano, possui sabor defumado marcante, notas de turfa com leve toque adocicado e picante.
O BCB São Paulo termina nesta quarta-feira (3), quando acontece o BCB Business Day, dia exclusivo para negócios, voltado para profissionais de gestão, compras, varejo, distribuição e tomadores de decisão convidados.
Informações em: https://www.barconventsaopaulo.com.br/. O evento tem a organização da RX.
Foto: Divulgação