Dois ícones da excelência italiana unem forças em nome da qualidade e do sabor

0
364

Andrea Berton e a illycaffè, líder mundial em café sustentável de alta qualidade, anunciam a entrada do chef com estrela Michelin no projeto illy Chef Ambassador, iniciativa dedicada aos amantes do café e da alta gastronomia na qual Berton se tornará embaixador internacional, a partir de maio de 2023.

Graças à invenção do Personal Blender (máquina patenteada pela illy, cujo protótipo foi apresentado no Pavilhão do Café da Exposição de Milão em 2015) e ao apoio da Universidade do Café, o Chef Berton terá a oportunidade de combinar os ingredientes que compõem o blend illy – 9 das melhores variedades de Arábica de origem única – para criar sua própria bebida pessoal, um blend único que reflete os valores de sustentabilidade e qualidade máxima da illy.

Cada um dos chefs com estrela Michelin envolvidos no projeto cria o seu próprio café “sob medida”. Seguindo os passos de Niko Romito, Viki Geunes, Antonia Klugmann, Ciccio Sultano, Rupert Blease, Massimo Bottura e outros expoentes da alta gastronomia internacional, Andrea Berton combinará estes ingredientes em diferentes quantidades e proporções, alcançando um equilíbrio que melhor traduza o seu próprio estilo e preferências sensoriais, gustativas e aromáticas.

Se todos os grandes Chefs têm um grande menu, graças à illy também têm agora o seu próprio café personalizado que melhor se adapta ao seu estilo pessoal de cozinhar: o produto final será disponibilizado como uma experiência única que encerra o menu de degustação para os clientes do “Ristorante Berton”, no futurístico bairro de Porta Nuova Varesine, em Milão.

Um duplo fio condutor une a cozinha de Andrea Berton e a illycaffè: por um lado, suas origens regionais e, por outro, sua busca pela excelência, a começar pelos ingredientes.  Estes valores fazem parte do DNA da empresa de café sediada em Trieste, cuja missão de deliciar os amantes do bem e do belo com o melhor café sustentável que a natureza pode oferecer começa com um profundo conhecimento e respeito pelas matérias-primas.

“Estamos entusiasmados em anunciar nossa colaboração com Andrea Berton, um chef inovador que trouxe novas perspectivas e intuições à tona, e com quem partilhamos uma busca constante pela perfeição”, comentou Cristina Scocchia, CEO da illycaffè. “Esta parceria nasce dos nossos valores partilhados de excelência, que pretendemos oferecer aos nossos clientes, seja ao saborear um excelente café como quando se sentam à mesa, para uma experiência impecável que prima pela qualidade absoluta”.

” É uma honra poder iniciar esta importante colaboração com a illycaffè”, afirma o Chef Andrea Berton”, uma empresa que é embaixadora da qualidade do café no mundo e com grande atenção à sustentabilidade da cadeia produtiva. O que me deixa ainda mais entusiasmado é a possibilidade de criar o meu próprio blend de café, combinando os sabores e aromas em linha com a minha ideia de cozinha.”

O projeto illy Chef Ambassador, nascido em 2017, teve sua estratégia totalmente repensada nos últimos anos com o desejo de envolver os profissionais da alta gastronomia com quem a illycaffè compartilha os valores associados à sustentabilidade e à qualidade absoluta: chefs sustentáveis, reconhecidos pelo Guia Michelin e premiados com o Green Star, e o illy Masters of Excellence, ou seja, os grandes chefs estrelados.

Foto: Divulgação