O maior evento do setor óptico brasileiro será no pavilhão Vermelho do Expo Center Norte e espera maior volume de público do que no ano passado. Em 2023 o evento, que é o maior encontro do setor óptico na América Latina, foi visitado por 17,5 mil pessoas. “A expectativa é termos um público aproximadamente 10% superior tendo em vista a maior área para exposição e para a jornada intensa de capacitação”, diz Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica-Associação Brasileira da Indústria Óptica, promotora do evento, que completa: “Vamos celebrar os 20 anos do maior evento do setor na América Latina com uma programação especial de interesse de todos do setor óptico”.
A mudança para o pavilhão Vermelho do Expo Center Norte foi necessária em face a expansão no número de expositores. Na edição 2023, cerca de 100 empresas estiveram nos 14,2 m² do pavilhão Azul. Esse ano, mais de 130 empresas ocuparão os 17,5 mil m² do pavilhão Vermelho.
A jornada de capacitações também cresceu. No ano passado foram ministradas 23 palestras, oficinas e workshops em um auditório com 90 lugares. Na Expo Óptica 2024 serão oferecidos mais de 30 momentos de capacitação em um espaço com capacidade para 140 pessoas. “O interesse do nosso público por informação de qualidade tem aumentado e isso apresenta o desafio para nós de atender a essa demanda”, diz a executiva, que completa: “Selecionamos conteúdos que vão desde aspectos técnicos até venda e visual merchandising da ótica”.
Para expandir a divulgação das informações a respeito do maior evento óptico da América Latina, a Abióptica investiu em parcerias com influenciadores digitais. Em 2022 foi realizada uma ação-piloto com uma influenciadora digital. Com a boa aceitação do modelo, em 2023 o total de parcerias foi ampliado para sete influenciadores. Esse ano a entidade está trabalhando com 16 influenciadores digitais. “Atuar nas plataformas digitais é uma das formas mais diretas e eficientes de alcançarmos os profissionais do setor óptico, seja da indústria seja do varejo, estimulando-os a visitarem a Expo Óptica 2024”, explica a executiva.
Negócios
A Abióptica estima que o volume de negócios na Expo Óptica 2024 poderá ficar acima do resultado da edição anterior. “Com mais empresas e mais profissionais o setor circulando pelo evento podemos estimar algo em torno de 10% sobre o desempenho do ano passado”, estima Ambra.
Abióptica
Em 2023, o volume de negócios gerado a partir da feira foi de cerca de R$ 850 milhões. Assim, a expectativa para a Expo Óptica 2024 é de registrar um desempenho de aproximadamente R$ 935 milhões.
A Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 100 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor. Acesse: www.abioptica.com.br
Foto: Divulgação