FIPAN 2023 sediará a maior competição brasileira de panificação

0
289

A FIPAN, Feira Internacional de Panificação e Confeitaria, que será realizada  em São Paulo, entre os dias 25 e 28 de julho, no Expo Center Norte, sediará o  maior evento de panificação do Brasil. Trata-se da segunda edição do Campeonato  Nacional de Panificação, que elegerá o Melhor Padeiro do Mundo, seguindo regras internacionais e acontecerá na Arena do Pão.

“Teremos oito competidores, que já participaram de semifinais que aconteceram no Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e São Paulo, com mais de 150 inscritos. Na FIPAN, dois de cada semifinal concorrerão ao prêmio de Melhor Padeiro do Brasil”, diz Rui Gonçalves, presidente do Sampapão, sigla que congrega a Associação e o  Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, FUNDIPAN e  Escola Técnica de Panificação e Confeitaria IDPC, a promotora do evento.

O evento, patrocinado pelas empresas BUNGE, IREKS, Gradina, Nutella, Prática  e com o apoio da MAFRAN, acontecerá nos quatro dias da FIPAN, será  coordenada pelo chef Luiz Farias, e terá como jurados o chef Laurent Saudeau, o jornalista e repórter do Mais Você e do programa É de Casa, Mateus Luz, o  proprietário das padarias Carmela e Água Doce, Matheus Bernardo, o proprietário da padaria Arizona, Rodrigo Chalupe e o chef Fábio Bruno, professor da Escola  Técnica de Panificação e Confeitaria IDPC.

Semifinalistas & tipos de pães

Os semifinalistas que saíram da etapa classificatória do Rio de Janeiro são Alex  Gouveia e André Luiz de Souza; os de Curitiba, Alexandre Koczkodai e Fernanda  Francielle de Castro; os de Recife, Wagner Santos Monteiro e Rafael Santana de  Souza e de São Paulo, Alan Lenk Coura e Ramiro Murillo.

“Todos terão oito horas para prepararem e entregarem para avaliação dos  e jurados, pães em várias categorias – Pão saudável, Brioche, Croissants, entre  outras delícias que podem ser degustadas nas panificadoras paulistas e do Brasil  todo”, comenta Rui Gonçalves.

A competição promete ser bastante animada e todos os participantes terão  equipes do SENAI para dúvidas que surgirem, além de auxiliá-los  momentaneamente. “O padeiro vencedor, além de se tornar o Melhor Padeiro do  Brasil, fará parte da delegação da Ireks do Brasil que irá para Munique, em outubro, e conhecerá a maior feira de panificação do mundo. Um prêmio para incentivá-lo a  investir mais e mais na sua profissão”, finaliza o presidente.

Foto: Divulgação