Fórum Melhor RH ESG e Comunicação

0
271

De olho na urgência do tema, as Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação promovem o Fórum Melhor RH ESG e Comunicação – Liderar para Transformar. Com a participação dos principais especialistas sobre o tema e de gestores de RH, o evento promoverá uma discussão sobre a construção de um futuro alinhado com o tripé da sustentabilidade, com líderes engajados e com um olhar consciente da sua missão em promover impacto positivo dentro e fora das empresas.

Confira a programação completa do evento:

Dia 09 de Agosto

14h13 – 14h53 | Painel 01 | Além do Compliance

ESG consolida a necessidade de conter riscos e criar valor

Com atuação direta do Compliance no pilar ?G? de Governança, a área também é importante aliada para fortalecer e incorporar novas estratégias, além de apoiar a realização de processos seguros e efetivos. Embora o objetivo do Compliance não seja a sustentabilidade, seu trabalho visa justamente que os negócios sejam sustentáveis. Especialistas falam como o ?Beyond Compliance? agrega no protagonismo dos movimentos empresariais e principalmente, como a sinergia entre as áreas promove uma melhor concretização de boas práticas.

14h56 – 15h36 | Painel 02 | D&I estão na sua pauta ESG?

Conectar as estratégias corrobora para acelerar resultados internos

A adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança segue como uma forte tendência global. E é impossível falar sobre valores como responsabilidade social, direitos humanos, comunidade, cuidado ? entre outros ? sem trazermos a temática de diversidade e inclusão para a conversa. O tema se conecta em diversas frentes com a agenda ESG e a urgência com que tem sido tratado favorece o fortalecimento das duas agendas. Especialistas debatem a importância de conectar as estratégias de D&I à de ESG e os caminhos para a conquista de resultados sólidos.

15h39 – 16h19 | Painel 03 | Valores na balança

Comprometimento da empresa tem impacto direto na reputação e na atração de candidatos

O quanto sua empresa gera de valor para a sociedade? A necessidade de comprovar propósito tem sido um dos principais desafios. Criar lucro admirável se tornou essencial para manter colaboradores motivados e atrair clientes, mas principalmente investidores. Dentro das mudanças que o mercado financeiro tem passado, a sustentabilidade tornou-se uma das balizadoras para investimentos ? sendo um norteador de resultados. Especialistas compartilham como a agenda ESG tem impactado na reputação e principalmente no que compete a atração e retenção de talentos.

16h22 – 17h02 | Painel 04 | Greenwashing, aqui não

Como construir uma estratégia ESG de valor e quebrar o estigma dentro (e fora) da empresa

Quando falamos de sustentabilidade, as empresas são vistas como parte do problema e da solução. O ESG vem se consolidando, principalmente por se estruturar em métricas e indicadores de performance. Especialistas compartilham experiências na construção de valor compartilhado e no fortalecimento da confiança interna e externa das propostas, além de apresentar caminhos e estratégias para quebrar a imagem de que o ESG não é apenas marketing.

17h05 – 17h45 | Painel 05 | Diretoria de futuro

O impacto da criação de cargos C-level para a gestão ESG

Para concretizar as metas é preciso ter um Diretor de ESG? 29% das empresas no País possuem estrutura formal de governança de sustentabilidade, segundo dados da Beon. No entanto, com a crescente do tema, cadeiras exclusivamente voltadas para ESG começam a ser criadas. Especialistas falam da necessidade da criação de posições direcionadas para a área ? e os resultados obtidos de quem já coloca em prática; as funções demandadas e, principalmente, o entendimento que não é mais uma diretoria de sustentabilidade.

17h48 – 18h28 | Painel 06 | É tudo sobre dados

Quais formatos e indicadores essenciais que o líder deve estar atento para balizar o ESG

Sim, o ESG é complicado: há diversos modelos de implementação, indicadores e siglas. Especialistas irão debater quais são as possibilidades para as empresas dentro da realidade brasileira, quais os indicadores mais palpáveis para construir um report e como definir metas objetivas e tangíveis.

 18h31 – 19h11 | Painel 07 | Cadeira verde para o RH

Demanda do mercado traz oportunidade para profissionais da área se especializarem

Consultorias de recrutamento já apontam a busca por executivos especialistas no tema como uma tendência do mercado. E a carreira de Recursos Humanos possui profunda afinidade com o tema ESG, sendo a especialização na área uma excelente oportunidade para os profissionais do setor. Especialistas debatem as perspectivas de carreira para a área, as oportunidades para quem deseja migrar de setor e o diferencial que o profissional de RH pode agregar como executivo de ESG.

Foto: Divulgação