A dinâmica do mercado está em constante mudança, exigindo que as marcas se adaptem a novos públicos e tendências. As novas gerações representam uma enorme força no mercado que, aliada a expectativas únicas, pressionam as empresas para que estabeleçam conexão e diálogo com os jovens, em prol de prosperarem.
Os jovens nascidos entre 1998 e 2010, membros da “Geração Z”, são conhecidos por serem “nativos digitais”, ou seja, aqueles que já nasceram dividindo a atenção com a internet. Além disso, se caracterizam por seu senso crítico apurado. São exigentes, valorizam a autenticidade e buscam experiências inclusivas e diversas.
De acordo com os resultados da pesquisa Global Marketing Trends 2022, realizada pela Deloitte, 94% dos consumidores entre 18 e 25 anos expressaram o desejo de que as empresas se envolvam em discussões sobre questões sociais. Além disso, 57% dos consumidores demonstraram lealdade às empresas que possuem preocupação com essas questões. Para eles, identidade e posicionamento vindos das marcas são indispensáveis, à medida que procuram se conectar emocionalmente com marcas que se alinhem ao seu lifestyle, promovam experiências e tenham missão, visão e valores bem definidos.
“Hoje, podemos dizer que a Geração Z tem uma conexão especial com o live marketing, esse grupo valoriza o relacionamento com as marcas de um jeito diferente. É importante que as marcas direcionem seus produtos e serviços e estejam presentes nos mais diversos ambientes ocupados pelos jovens, adaptando-se às exigências e particularidades apresentadas por esse público-alvo”, defende a gerente de marketing da Alive Brand, Bruna Alves.
Na prática, o live marketing, é uma forma de chamar a atenção do seu público, ao interagir de maneira criativa, permitindo que os participantes tenham uma experiência direta com a marca. É possível também incluir interações em que o público tem a chance de testar produtos, oferecer feedback em tempo real, participar de sorteios ou concursos.
Dentre as marcas preferidas da Geração Z, estão no topo aquelas que estabelecem uma forte presença em seu cotidiano, promovem valores coerentes com suas crenças, oferecem experiências personalizadas e autênticas e demonstram um comprometimento genuíno.
Para Bruna, “As marcas que dominam essa estratégia sabem que não se trata apenas de promover um produto. É sobre se alinhar ao jovem e ao seu comportamento de consumo. Eles querem se sentir parte de algo maior”. Desta forma, ela defende que os eventos são desenhados para serem mais do que apresentações, mas grandes espaços de interação.
Mais do que qualquer coisa, o live marketing proporciona experiências únicas e, associado a uma identidade de marca que seja aliada aos valores e aspirações da Geração Z, estabelece um relacionamento sólido. É exatamente isso que eles procuram.
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