Prefeitura de São Paulo anuncia a cidade como a capital da Web3 em evento de lançamento do NFT.Brasil 2024

0
181

A cidade de São Paulo está prestes a consolidar sua posição como epicentro da inovação tecnológica com três iniciativas pioneiras no universo Web3 do Brasil. O primeiro destaque é o anúncio oficial da 2ª edição do NFT.Brasil, evento que reúne diversas áreas do mercado de tecnologia e inovação com arte e cultura em um grande encontro. Ainda sobre o evento, será anunciado o Metaverso Gamificado do NFT.Brasil, um ambiente virtual onde os usuários podem interagir e participar de atividades diversas, enquanto também desfrutam de elementos de jogos, como pontos, níveis, desafios e recompensas. Além disso, a Prefeitura da cidade de São Paulo vai revelar o início da criação do MetaversoSP, um passo à frente em direção à acessibilidade e à transformação digital urbana.

Os detalhes dos dois projetos serão revelados na Coletiva de Imprensa que acontecerá na próxima terça-feira, dia 30 de abril, às 10h, no Hotel Pullman São Paulo Ibirapuera.

O NFT.Brasil é o principal encontro de cultura Web3 da América Latina. Em 2023, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e promoveu palestras, debates e experiências imersivas com mais de 100 especialistas do Brasil e do exterior que debateram sobre os avanços do segmento durante os três dias de evento. A 2ª edição, que acontecerá em agosto de 2024, promete ainda mais novidades e consolida a construção de um ecossistema inovador de referência global.

A Coletiva de Imprensa visa apresentar e detalhar as principais novidades da 2º edição do evento – que irá reunir convidados de diversas áreas de atuação social, governamental, mercados da arte, tecnologia e entretenimento, apresentando diferentes perspectivas e experiências nacionais e internacionais do uso das tecnologias e ferramentas relacionadas a blockchain, inteligência artificial, metaverso e outras insurgentes. Serão anunciadas, ainda, as parcerias e programações que acontecerão nos meses que antecedem o NFT.Brasil.

Além dos debates e atividades de formação, o NFT Brasil 2024 também promoverá a 2º Exposição Internacional de Crypto Art e uma série de experiências interativas e imersivas, onde serão apresentadas diversas obras de arte e atividades. O objetivo é ampliar o diálogo e o acesso para que mais pessoas interessadas possam participar, explorar e conhecer esse universo digital que vem ganhando cada vez mais espaço.

“O NFT.Brasil é uma plataforma de conexão e fomento à arte e tecnologia. Esse ano vamos reunir os os principais nomes nacionais e internacionais do mercado das novas tecnologias para debater temas relacionados à segurança digital, blockchain, inteligência artificial, crypto art, metaverso, moeda digital, empreendedorismo, impacto social e políticas públicas dentre outros assuntos. A 2ª edição do NFT.Brasil vai ser um grande encontro para debater e construir novos caminhos da cultura digital e tecnologia Web3 no Brasil, além de uma experiência inovadora para o público com novidades como área Games, Startups e Inteligência Artificial e muito mais”, antecipa Marco Affonseca, Founder do NFT.Brasil.

De acordo com Edvam Filho, também fundador do NFT.Brasil, a próxima edição promete ser ainda mais grandiosa e terá diversas atividades que antecedem o grande evento. “Esperamos receber mais de 30 mil visitantes esse ano em nossa exposição de arte e educação digital e, até lá, temos um calendário de ações e eventos educativos, que serão realizados em São Paulo com o propósito de envolver jovens e adultos de todas as idades interessados em aprender e conhecer mais sobre os temas e assuntos abordados no evento por meio de conteúdos interativos e lúdicos. Estamos estabelecendo um diálogo contínuo que permite não apenas entender, mas também fazer parte de diversas comunidades e projetos que podem mudar vidas”, destaca.

A lenda do Skate, Bob Burnquist, sócio e co-founder do evento e entusiasta das tecnologias emergentes e trabalho social, também estará presente na Coletiva de Imprensa. Segundo ele, a educação e a cultura são os pilares essenciais do projeto. “Além de nosso compromisso com a expansão e democratização da tecnologia Web3, o projeto NFT.Brasil coloca uma forte ênfase no acesso à educação, arte e cultura. Tendo a educação e a cultura como pilares essenciais do projeto, estamos diariamente ampliando nossa ação digital no Metaverso, trazendo gamificação e interatividade que não apenas captura a imaginação do público, mas também promove uma compreensão mais profunda da tecnologia blockchain e das possibilidades dos NFTs, Inteligência artificial e outras. Isso será complementado por colaborações estratégicas e um diálogo contínuo com a comunidade, marcas e frentes governamentais para assegurar o sucesso e a relevância do projeto”, afirma.

Além de todas as novidades da principal conferência Web3 da América Latina que será realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, no final de agosto, o público presente vai conhecer os detalhes do Metaverso Gamificado do NFT.Brasil.

Metaverso SP

Outro anúncio de grande relevância que será apresentado na Coletiva de Imprensa do próximo dia 30 de abril é a apresentação do MetaversoSP, uma iniciativa audaciosa da Prefeitura Municipal de São Paulo que promete abrir novos caminhos para a interatividade e engajamento cívico. Este ambiente virtual inédito busca transformar a maneira como os serviços públicos são acessados e experimentados, proporcionando uma plataforma onde educação, cultura, saúde, esportes, turismo e outras áreas se integram de forma lúdica e inovadora.

Com o uso de avatares personalizados e NPCs (non-playable character ou, em tradução literal, personagem não jogável), o MetaversoSP vai além de uma simples consulta de informação e serviços, permitindo aos cidadãos e visitantes uma vivência ampliada e dinâmica das políticas públicas. A iniciativa é um passo em direção a uma São Paulo futurista, preparada para ser um exemplo de metrópole digital, onde o cidadão não só utiliza, mas também participa ativamente na co-criação e influência do ambiente social e urbano através da tecnologia.

O Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Delegado Bruno Lima, ressalta a importância deste projeto para a cidade: “A cidade de São Paulo precisa estar ao lado do cidadão em todos os meios, dos mais tradicionais aos mais modernos. Nossa cidade puxa o desenvolvimento e vanguarda tecnológica, por isso estamos muito felizes em sermos a primeira cidade desse porte a estar neste ambiente ultra tecnológico e ainda prestando serviços para a população. Não podemos fugir desta tendência futurista”, diz.

Além do prefeito Ricardo Nunes e o Secretário Bruno Lima, estarão presentes no evento Carolina Mazoni Bioto, Coordenadora de Inclusão Digital e Projetos da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia; Humberto A. P. Silva, Secretário Adjunto de Inovação e Tecnologia do Município de São Paulo; Bruno Lopes Correia, Secretário Adjunto de Educação na Prefeitura de São Paulo; Roger Willians, chefe de gabinete da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo; Fernando Padula, Secretário Municipal de Educação de São Paulo; Ligia Jalantonio Hsu, Secretária Municipal de Cultura de São Paulo; Thiago Lobo, Secretário Adjunto de Cultura da Cidade São Paulo; Rodolfo Marinho, Secretário Municipal de Turismo de São Paulo; Maressa Alves, Secretária Adjunta de Turismo na Prefeitura de São Paulo; Renan Rocha, Coordenador de inteligência de negócios;  Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Marcela Arruda, Secretária Municipal de Gestão; Eunice Aparecida De Jesus Prudente, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Luiz Carlos Zamarco, Secretário Municipal de Saúde; João Manoel Scudeler de Barros, presidente da SP NEGÓCIOS; e Renan Vieira, presidente ADESAMPA.

 “O desenvolvimento do MetaversoSP é uma fronteira inspiradora para a inovação digital e interativa. Estamos explorando a criação de avatares personalizados e a interação com NPCs para transformar a maneira como a população acessa informações e serviços públicos. Além disso, estamos comprometidos em desenvolver jogos e atividades que não apenas engajem, mas também recompensem os usuários, aumentando assim o envolvimento dentro deste universo digital inovador. Este projeto requer uma equipe altamente qualificada e tecnologia de ponta, o que estamos proativamente abordando”, explica Bob Burnquist, que está diretamente conectado ao projeto.

Segundo Marco Affonseca, o lançamento do MetaversoSP representa um momento histórico para a cidade de São Paulo e para o futuro da administração pública. “Este projeto visionário tem o potencial de revolucionar a forma como os cidadãos interagem com a Prefeitura e de melhorar a qualidade de vida de todos os paulistanos”, reforça.

O evento de pré-lançamento do NFT Brasil 2024 e MetaversoSP dará a oportunidade de apresentar as novidades para um grupo seleto de jornalistas, patrocinadores, empresários, especialistas em tecnologia, líderes comunitários e entusiastas da inovação.

Fotos: Divulgação