Mauricio de Sousa Produções apresenta novidades na 26ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo

296

Com diversas novidades e ativações, a Mauricio de Sousa Produções (MSP), maior empresa de conteúdo infantil do Brasil, marcará presença na 26ª Bienal Internacional do Livro, que acontece até dia 10 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Com o tema “Navegando pelas Histórias”, o estande de 300 m² será o espaço infantil oficial de ativações e visitas ao evento. O ambiente homenageará a cultura portuguesa com representações de monumentos históricos, pontos turísticos e símbolos culturais portugueses, todos com a participação da Turma da Mônica. Outros países que utilizam o português como idioma, assim como o trabalho de autores brasileiros, portugueses e africanos, também serão celebrados.

Quem visitar o local poderá conferir brincadeiras típicas da cultura portuguesa, como o “Jogo do Galo”, conhecido no Brasil como Jogo da Velha.  No game “Descubra a Bandeira”, baseado no Mosteiro da Batalha, jogadores aprendem enquanto tentam acertar a bandeira dos países de Língua Portuguesa. Com inspiração nos famosos azulejos portugueses, o “Museu do Azulejo” brinca com famosas figuras culturais em um jogo da memória. No “Café e Pastelaria”, duas pessoas competem para ver quem monta mais rápido um balcão com guloseimas (Lembrando que em Portugal se vende doces na pastelaria. Então, não pode confundir).

Com um cenário que remete a vários locais famosos do país – como o Castelo de Guimarães, a Catedral da Sé de Portugal e a Faculdade de Coimbra -, o palco do estande trará eventos literários, bate-papos e contações de histórias. Entre eles, estão: Roda de Leitura em Braille (Andréia Aparecida da Silva Queiroz); “Empoderando meninas com a força da Turma da Mônica” (Mônica Sousa e Larissa Purvinni); Debate “Aventura e mistério com a Turma da Mônica: como criar histórias de medo e terror para crianças” (com Manuel Filho, Mauro Souza e mediação de Carolina Cespedes); Bate-papo sobre a coleção “Biblioteca Turma da Mônica” (com Sidney Gusman, Tatiana Josefovich e Tiago Paccagnella); Lançamento da graphic novel “Anjinho e Denise” (com Max Andrade, Cora Ottonie e mediação de Sidney Gusman); Debate “Turma da Mônica Jovem #XôFakeNews” (com Januária Alves e José Alberto Lovetro – JAL); Comemoração dos 10 anos de Graphic Novels (com Sidney Gusman, Vitor Cafaggi e Cora Ottonie); “Turma da Mônica e o Menino Maluquinho” (Leila Bortolazzi, Manuel Filho e Erika Tartari); Bate-papo sobre a adaptação da Coleção Turma da Mônica Jovem (Marcos Saraiva e Pedro Almeida); em “Viagem a Portugal pelas palavras” o escritor Jose Santos conversa com o público infantil, a partir do livro “Turma da Mônica – uma viagem a Portugal”. Fará brincadeiras com mais de 30 palavras muito comuns em Portugal, mas pouco conhecidas no Brasil, como autocarro, camisola, telemóvel, eléctrico, peúgas, trinco e melgas; além da presença dos personagens da Turma da Mônica para sessão de fotos.

A importância da acessibilidade na comunicação será destaque na ativação representada pelo Palácio da Pena Sintra. No espaço, o público aprenderá palavras utilizadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), em associação aos personagens da Turma da Mônica, apresentando a personagem Sueli. As crianças vão soltar a imaginação no “Bonde – Pintando o Sete”, onde será possível realizar pinturas em desenhos que representam alguns dos trajes típicos portugueses. Os condutores desse bonde são ninguém mais do que os personagens Jotalhão, António Alfacinha, Quinzinho e Magali.

A MSP levará ao evento 12 novos títulos com participação de 16 editoras licenciadas presentes no evento. Pela Editora Girassol, estão: “Pequeno Manual do Meio Ambiente”, parceria da empresa com a WWF (Nina Nazário); “Medo Assim Nunca Senti” (Manuel Filho); e “Junto e Misturado” (Paula Furtado). Pela Faro, “A Hora da Verdade” (Mauricio de Sousa). Pela Panini serão apresentados os títulos “Turma da Mônica: Super Amigos da Justiça” (Mauricio de Sousa); “Almanacão da Turma da Mônica N.12” (Mauricio de Sousa); “Denise – Arraso – Graphic MSP Vol.34” (Cora Ottoni); “Franjinha: Contato – Graphic MSP N.33” (Vitor Cafaggi); “Turma da Mônica – Todas as Copas do Mundo – Edição 2022” (Mauricio de Sousa). E a Ciranda Cultural lançará “Turma da Mônica Dedoches”. Também terão títulos das editoras Bertrand Brasil (Grupo Editorial Record), Ediouro e Editora On Line.

Há mais de 60 anos no mercado, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a responsável por uma das marcas mais amadas do País: a Turma da Mônica. A empresa, criada pelo desenhista Mauricio de Sousa, é a maior produtora de conteúdo infantil do Brasil, com mais de 1.500 páginas de quadrinhos produzidas por mês.

No setor editorial, a MSP viu os números crescerem ainda mais no último ano. Em 2021 houve o aumento de 43% do volume de vendas em exemplares da marca. Foram 2.800 milhões de exemplares, o que corresponde a uma alta de mais de 30% de faturamento. Ao todo, são mais de 500 títulos de livros, além de revistas lançadas em cerca de 30 países.

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 17 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com mais de 500 títulos de livros, além de revistas lançadas em cerca de 30 países, e mais de 1,2 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

Foto: Caio Galucci