São Paulo, a vibrante metrópole conhecida por sua diversidade e dinamismo econômico, incluiu as feiras de negócios no Calendário de Eventos Estratégicos da Cidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24) pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo presidente da São Paulo Turismo, Gustavo Pires, e contou ainda com a participação do vereador Rodrigo Goulart, do presidente da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), Paulo Octavio, e da secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Luciane Leite.
Esta decisão estratégica é um marco significativo para o mercado de feiras de negócios, que envolve diversos setores da economia e representam um grande impacto no turismo da cidade, mantendo a sazonalidade de visitantes frequente e positiva o ano todo. A cidade de São Paulo é um dos principais destinos turísticos do país e uma das grandes motivações para o interesse desse público é participar de eventos, sejam eles de negócios e conhecimento ou de lazer e entretenimento.
Já existe um protocolo de intenções assinado entre a Prefeitura de São Paulo e a Ubrafe com o objetivo de promover e fomentar a realização de feiras e eventos na cidade. “Esse ato é de grande importância para a cidade. O calendário oficial de São Paulo, que está se inserindo no país e no mundo como grande referência de negócios e das feiras, passa a contar com 27 feiras. Estamos, evidentemente, dando uma contribuição enorme para a população e ao país”, enfatizou Ricardo Nunes.
A inclusão desse segmento no calendário estratégico demonstra o compromisso da municipalidade em apoiar e promover iniciativas que impulsionem o desenvolvimento econômico e fortaleçam a posição da capital paulista de importante centro de negócios global. As feiras de negócio movimentam a cidade toda e geram impacto na ocupação hoteleira, gastronomia, transportes, comércios de varejo e outros serviços relacionados.
“O lançamento feito hoje começou a ser construído há muito tempo pela Prefeitura, Câmara Municipal, Secretaria Estadual de Turismo, Governo do Estado e pela comissão, que temos orgulho de presidir. Já temos muitas parcerias e elas tendem a aumentar”, explicou Gustavo Pires, que também é coordenador da comissão que define os eventos do calendário.
Em seu discurso, Pires ressaltou que a SPTuris abraça oportunidades que estimulam o crescimento econômico sustentável e fomentam a colaboração entre os setores público e privado. Foto: Daniel Deák / SPTuris.
O presidente da SPTuris ressaltou também que 46% dos voos para a cidade de São Paulo são voltados para os negócios. E 75% das feiras do país acontecem na cidade. “É inegável o impacto na economia que o turismo tem para a capital. Estamos sempre tentando inovar, buscando mostrar que o setor privado enxerga no poder público um grande parceiro e facilitador”, concluiu.
O Calendário de Eventos Estratégicos da Cidade foi criado como forma de incentivar e reconhecer os que valorizam a cidade de São Paulo. Somente neste ano de 2024, a partir da inclusão das feiras, o Calendário de Eventos Estratégicos da Cidade de São Paulo passa a ter 64 atividades, entre shows, feiras, congressos, eventos esportivos, entre outros.
Os eventos estratégicos são definidos pela Comissão Intersecretarial do Calendário de Eventos Estratégicos da cidade, que é coordenada pelo Gustavo Pires e composta por representantes da Secretaria de Governo Municipal (SGM), e das secretarias municipais de Turismo (SMTur), Cultural (SMC), subprefeituras (SMSub), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDet) e de Mobilidade e Trânsito. Confira a relação completa dos eventos estratégicos de 2024: https://cidadedesaopaulo.com/calendario-de-eventos-estrategicos/
Fotos: Marcelo Estevão/Daniel Deák