São Paulo sedia o maior evento de longevidade da capital paulista

0
353

Cosmopolita por essência, São Paulo acolhe a todos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, gênero, cor ou idade. Na capital onde tudo acontece, os olhos do poder público estão voltados para as demandas de cada um dos grupos sociais e, entre elas, as dos longevos vêm ganhando destaque.

E não é para menos: dos seus mais de 12 milhões de habitantes, 15% têm mais de 60 anos e a expectativa de vida no estado também cresceu: encontra-se em 78,9 anos.  Se considerarmos os paulistanos pré-longevos, aqueles que têm mais de 50 anos, o número chega a 4 milhões de pessoas. Esse aumento do tempo de vida traz inúmeros desafios no campo social e da saúde, mas também abre muitas oportunidades para a economia e qualidade de vida da sociedade.

Os longevos ganham protagonismo dentro e fora da atual gestão municipal, participando ativamente da construção de programas que visam desde inclusão, intergeracionaliade, combate ao etarismo até as mais diversas modalidades de assistência.

Muitas dessas iniciativas que conseguiram interferir positivamente na realidade dos longevos que moram na cidade poderão ser melhor conhecidas durante a Longevidade Expo+Fórum e o Fórum São Paulo da Longevidade,  o grande encontro da comunidade longeva, que acontece de 29 de setembro a 1 de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na capital paulista.

Anfitriã do evento, a cidade amplia seu apoio com uma série de atividades no Fórum e na Expo, apresentando as ações voltadas para o público sênior e a  curadoria de vários painéis programados ao longo dos três dias da Longevidade.

“Encontramos na prefeitura um grande aliado na luta pelo reconhecimento e valorização da longevidade. Sempre dispostos a receber nossas demandas e preocupados em implementar políticas públicas que tenham impacto significativo na vida dessa população. Por isso, a parceria entre a Longevidade Expo + Fórum e a administração municipal ganha cada vez mais força, agora dando mais corpo ao nosso fórum e levando ao público debates extremamente importantes para a nossa sociedade”, destaca o presidente da Longevida Expo+Fórum, Walter Feldman.

V Fórum São Paulo de Longevidade

A programação do V Fórum São Paulo de Longevidade, que acontece durante a Longevidade Expo+Fórum, de 29 de setembro a 1º de outubro, no Expo Center Norte, abordará diferentes temas ligados à políticas públicas, gestão, saúde, cultura e lazer.

A programação do Fórum São Paulo da Longevidade, que acontece durante o evento, será transmitida ao vivo pelos dois canais da Longevidade no Youtube e também nas redes sociais, com 20 horas de programação diária. Feldman destaca que os macro temas permitiram receber como convidados no Fórum outros congressos. “Além dos inúmeros painéis e  temas da casa com diversas curadorias, teremos o 2º CONACARE, Congresso Nacional de Cuidadores, com curadoria da MasterCare Brasil, o Congresso Morar Senior 60+, com curadoria da TREVOO, e o 2º Simpósio Silver Economy. Ao todo, a programação incluirá 200 palestrantes, debatedores, celebridades em quase 90 painéis e palestras”.

A realização do evento coincide com a Semana da Longevidade, iniciativa construída a quatro mãos pelos organizadores da Longevidade Expo+Fórum e as gestões municipais e do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, em 1° de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso.

Foto: Divulgação