Supermercados registram crescimento de 8% nas vendas no 3º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior

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As vendas físicas do varejo alimentar registraram um crescimento de 8% no terceiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Monitor do Varejo Alimentar da TOTVS, levantamento trimestral feito com a plataforma TOTVS Index – Tail. Para o estudo, foram analisadas mais de 209,3 milhões de cestas de compras realizadas em lojas físicas em 1.581 estabelecimentos supermercadistas da base de clientes da TOTVS espalhados pelo Brasil, que totalizaram um faturamento de R$23,5 bilhões. Os dados são referentes ao terceiro trimestre de 2024 e foram comparados com o mesmo período de 2023.

Apesar do aumento das vendas no trimestre, a pesquisa mostrou que o mês de setembro foi responsável por uma desaceleração nos resultados do período. O mês isolado obteve um crescimento de apenas 2% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto os meses de julho e agosto registraram, respectivamente, um aumento de 9% e 11% nas vendas. Outros destaques do período foram o aumento de 3% no volume total de compras (209,3 milhões de NFs), e o crescimento de 5% no gasto médio por compra (R$112,42).

Missão de compra e gasto médio

O relatório apontou que os brasileiros estão gastando mais, independente do tamanho da compra. O gasto médio nas cestas de abastecimento (acima de 25 itens) foi o que obteve um aumento mais expressivo (7,71%), passando de R$496,34 para R$534,59 em 2024. Na sequência, está o gasto médio com cestas de reposição (de 12 a 25 itens), que aumentou 5,5%, passando de R$175,10 para R$184,73.

Já o gasto médio com as cestas de conveniência (de 5 a 11 itens) cresceu de R$78,49 para R$82,13, totalizando um aumento de 4,64%, e o gasto médio com cestas de emergência (até 4 itens) passou de R$31,56 para R$32,18, registrando aumento de 1,96%.

Com relação à missão de compra, as compras de emergência continuam sendo as mais frequentes entre os brasileiros. Este tipo de compra representou quase metade das idas aos supermercados no trimestre (46,40%). Em seguida, estão as compras de conveniência (29,79%), reposição (15,14%), e abastecimento (8,67%).

“Já observamos há algum tempo a tendência de compras menores entre os brasileiros. Este hábito abre espaço, por exemplo, para uma maior atuação dos varejos de proximidade. Estes estabelecimentos vêm ganhando relevância na rotina da população e ocupando uma posição de destaque no setor de varejo alimentar. Dados como este são valiosos para os varejistas acompanharem os movimentos de mercado e para as empresas de bens de consumo guiarem suas decisões de negócio”, comenta Elói Assis, diretor-executivo para Varejo da TOTVS.

Composição da cesta 

As cinco categorias de itens mais comprados pelos brasileiros no trimestre foram: frutas frescas (28,9%), padaria (26,9%), guloseimas (23,2%), bebidas gaseificadas (22,2%) e legumes e vegetais (21,5%). Na comparação com o terceiro trimestre de 2023, a categoria de “doces e confeitaria” sofreu a maior redução de participação na cesta dos compradores, com uma queda 25,1%. Já o maior crescimento foi registrado pela categoria “padaria”, que obteve um aumento de 8,1%.

Perfil do comprador 

De acordo com o Monitor de Varejo Alimentar da TOTVS, as mulheres continuam sendo as principais decisoras de compra. No trimestre, elas representaram 54,35% dos compradores dos supermercados de todas as regiões do Brasil. No comparativo por gerações*, a Geração X continua sendo a categoria que mais vai às compras (34%). Na sequência estão a Geração Y (32,2%), os Baby Boomers (20,3%), a Geração Z (8,3%) e a Geração Silenciosa (5,1%). O destaque fica para o aumento da quantidade de compras realizadas pelas gerações mais jovens: a Geração Z aumentou em 15,28% sua participação, enquanto a Geração Y aumentou em 3,19% sua participação.

Para Assis, “os dados apontam uma participação cada vez mais significativa das gerações mais jovens na ida aos supermercados, evidenciando que estamos vivenciando uma mudança no perfil dos compradores. Portanto, é fundamental que os varejistas já comecem a considerar a relevância deste público para suas estratégias. E, quem faz o produto que está na prateleira, deve cada vez mais usar dados como esses para entender se está conseguindo se adequar às necessidades de quem efetivamente está comprando no varejo”.

Na distribuição por classe social, a classe C segue liderando as compras (50,78%). Em segundo lugar, estão a classe D (24,46%), a classe B (24,27%) e a classe A (0,48%). No comparativo com o ano passado, destaque para a queda da participação das classes A, B e C, e para o aumento de 6,28% na participação das compras da classe D.

*Geração Z: de 18 a 25 anos; Geração Y: de 26 a 40 anos; Geração X: de 41 a 55 anos; Baby Boomers: de 56 a 70 anos; Geração Silenciosa: maiores de 71 anos

Monitor do Varejo Alimentar da TOTVS

O Monitor do Varejo Alimentar da TOTVS é realizado com TOTVS Index – Tail, solução que traz índices de vendas realizadas em supermercados de todas as regiões do país. O TOTVS Index – Tail é um produto do portfólio de inteligência de dados da maior empresa de tecnologia do Brasil, e combina abrangência, agilidade e acionabilidade de dados, tudo em conformidade com a LGPD, para apoiar as estratégias comerciais, de marketing e mídia de empresas de varejo, distribuição e de bens de consumo.

Foto: Divulgação