UBRAFE e seus associados discutem temas relacionados à agenda ESG

505
Abstract blur supermarket retail and shopping mall interior for background

No dia 13 de dezembro, no Expo Center Norte, está marcado um encontro híbrido com os associados da UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) para formalizarem os compromissos estabelecidos relacionados à agenda ESG no intuito de tornar os eventos presenciais sustentáveis e inclusivos. Neste encontro estão previstos três painéis que tratarão de temas que englobam meio ambiente, social e governança, com transmissão aberta pelo YouTube para todos os profissionais interessados. A forma correta e ideal de geração de resíduos sólidos em eventos será um dos assuntos tratados, além da promoção da equidade feminina em postos de decisão no setor e formato ideal de contratação de mão de obra temporária para atuação.

“Precisamos repensar na quantidade de resíduos que produzimos nos eventos. Para isso, é necessário trabalharmos com métricas e metas e planejarmos eventos que idealmente não gerem nenhum tipo de resíduo. Não basta apenas observarmos o que está acontecendo na sociedade, podemos transformar todos os eventos em agentes positivos de sustentabilidade”, ressalta o diretor-executivo da UBRAFE, Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.).

Na oportunidade serão apresentados também ao mercado resultados setoriais que demostram as forças do setor no período pós-pandemia, entre eles o barômetro realizado pela UBRAFE em parceria com SP Turis, que monitora a quantidade de eventos B2B – feiras, congressos e conferências – com participação mínima de 700 pessoas em cada um deles na cidade de São Paulo. Essa análise contabiliza o período de julho de 2022 até dezembro desse ano, portanto sem influência da crise sanitária. O índice está sendo ampliado para outras regiões econômicas, como Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife, com proposta futura de análise nacional no decorrer de 2024.

Ainda na ocasião, será apresentado o panorama UBRAFE, nova atividade que terá como objetivo ampliar a visibilidade do setor de eventos com foco na geração de negócios e previsões dos eventos que ocorrem no 1º semestre de 2024. O panorama será, portanto, disponibilizado semestralmente e terá um documento impresso a ser distribuído gratuitamente entre todos os associados e junto a diversos stakeholders do setor, como políticos dos três níveis de poder, autarquias e outras associações. O encontro será transmitido pelo YouTube, às 14h do dia 13/12, com acesso pelo https://www.youtube.com/watch?v=Xcg7s9UQBM0 .

A UBRAFE é a entidade que representa o setor de promoção comercial nacional e internacionalmente junto a todos os segmentos da economia brasileira. Apresenta ao mercado e ao governo a importância e os números do setor. Em seu quadro de associados estão as maiores empresas promotoras de feiras de negócios do Brasil e outras empresas que constituem sua cadeia de valor, como alguns fornecedores especializados e as venues/recintos nos quais estes eventos acontecem. Anualmente, as feiras de negócios com a marca UBRAFE reúnem cerca de 32 mil expositores nacionais e 6 mil expositores estrangeiros, mais de 100 mil marcas expositoras, que atraem um universo com expectativa anual de mais de 10 milhões de visitantes somente na cidade de São Paulo. Abrangendo os mais variados setores da economia, as feiras de negócios representam 90% da ocupação nas principais venues/recintos do país e são responsáveis pela comercialização de pelo menos 5% do PIB.

Foto: Freepik