A illycaffè apresenta a nova coleção de arte assinada por Pascale Marthine Tayou

0
514

Pascale Marthine Tayou tem cativado o público internacional com seu trabalho desde o início dos anos 90. Caracterizado pela versatilidade e diversidade em suas obras, fugindo a qualquer tipo de esquema pré-estabelecido, o seu trabalho faz a mediação entre diferentes culturas comparando o homem com a natureza, construções sociais, culturais ou políticas.

No início da carreira, Pascale Marthine Tayou acrescentou um “e” ao primeiro e ao segundo nome para dar-lhes uma terminação feminina, distanciando-se assim ironicamente da importância da autoria artística e das atribuições masculino/feminino.

Isso também vale para qualquer redução a uma origem geográfica ou cultural específica. Suas obras não apenas mediam sentido entre culturas ou colocam o homem e a natureza em relações ambivalentes entre si, mas são produzidas no conhecimento de que são construções sociais, culturais ou políticas. Sua obra é deliberadamente móvel, esquiva de esquemas pré-estabelecidos, heterogênea. Está sempre intimamente ligada à ideia de viajar e de entrar em contato com o outro e é tão espontânea que quase parece casual. Os objetos, esculturas, instalações, desenhos e vídeos produzidos por Tayou têm uma característica recorrente em comum: tratam de um indivíduo que se move pelo mundo e explora a questão da aldeia global. E é nesse contexto que Tayou negocia suas origens africanas e expectativas relacionadas.

A representação da máscara na obra de Tayou é uma referência recorrente à sua terra natal, às questões da identidade e da dissimulação, misturada com materiais diversos pelo mundo. O artista – que gosta de se definir como estrangeiro, nômade e viajante – acredita que os conceitos de encontro, troca e compartilhamento constituem o futuro da humanidade.

Para decorar as xícaras de café espresso e as latas de café que compõem a illy Art Collection, Pascale Marthine Tayou escolheu uma paleta de cores que retrata as paisagens africanas. Criando uma máscara estilizada encostada a uma árvore, em que cada ramo tem ovos que crescem como símbolo de nascimento e criação, a coleção é uma reflexão sobre as grandes questões do nosso tempo: conflitos, sustentabilidade ambiental, globalização, imigração.

“A vontade de dar voz às diversas linguagens e movimentos da arte contemporânea nos cinco continentes por meio da icônica xícara de espresso illy, se torna uma tela em branco à disposição dos grandes mestres da arte, nos ajudou a conhecer Tayou. – comentou Cristina Scocchia, CEO da illycaffè – um artista versátil que usou as formas e cores típicas de suas obras para expressar sua interpretação do mundo através desta nova coleção de illy Art Collection”.

A illy Art Collection assinada por Tayou foi apresentada nas feiras internacionais de arte contemporânea em Frieze London, Asia Now em Paris e Artissima, em Turino.

A edição limitada illy Art Collection Tayo, já está disponível no site oficial da illycaffè e na loja illy Caffè e illy Shop, na rua Haddock Lobo, 1497.

Foto: Divulgação