APAS Show 2024 encerra com sucesso de público e total de negócios gerados

0
179

A 38ª edição da APAS Show, realizada entre 13 e 16 de maio de 2024, encerrou-se nesta quinta-feira (16) com números impressionantes, reafirmando sua posição como a maior feira supermercadista do mundo e o maior evento de alimentos e bebidas das Américas. Com a presença de mais de 140 mil visitantes e mais de 850 expositores distribuídos em seis pavilhões, a feira movimentou um recorde histórico de R$ 15.3 bilhões em negócios, marcando um crescimento expressivo em comparação aos R$ 14 bilhões de 2023.

“Estamos muito orgulhosos de anunciar que a APAS Show 2024 não apenas atingiu, mas superou todas as nossas expectativas. Este ano, tivemos um aumento significativo no volume de negócios e na participação de visitantes, o que reflete a importância crescente do setor supermercadista para a economia brasileira e global”, afirmou Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS. “Conseguimos superar nossas metas porque só trabalhamos com protagonistas, não com coadjuvantes”, completou Corrêa.

Crescimento e Expansão Global

A APAS Show 2024 consolidou-se como um evento de relevância global, atraindo participantes de diferentes setores e cadeias produtivas. Com um espaço de mais de 80 mil m², a feira contou com a presença de mais de 200 expositores internacionais de 22 países, destacando a diversidade e a inovação do setor.

“Os números apresentados nesse ano, as novidades, inovações e diferentes abordagens que fizeram dessa feira um sucesso, mostram que o conceito de releitura da marca APAS Show, criado antes do evento, é totalmente pertinente e reflete a realidade do que vivemos: ‘A APAS  Show é o melhor festival para abrir a mente e fechar negócios’”, afirma Corrêa. O executivo completa também que a estratégia de releitura adotada reafirmou a importância da feira como um evento fundamental para o setor, não só para os quatro dias em que aconteceu, mas para a consolidação de negócios e projetos de inovação que ocorrerão ao longo de todo o ano, fruto do conhecimento e networking promovidos no evento.

Congresso de Gestão

O Congresso de Gestão Internacional, realizado em paralelo à feira, também foi um sucesso absoluto. Com o tema “Update-se – O mercado do futuro mais perto de hoje”, o congresso registrou a presença de mais de 118 palestrantes trazendo insights valiosos sobre as transformações do setor de varejo.

Nomes como João Branco, consultor sênior na V4 Company, conhecido por sua liderança como Chief Marketing Officer (CMO) do McDonald’s Arcos Dourados; a norte-americana Andrea Bell, profissional altamente qualificada e influente no campo da análise de tendências de consumo e estratégias de marca; o britânico David Roth, líder da WPP BAV, especialista em branding e mudança do consumidor na China; e atriz Giovanna Antonelli foram algumas das autoridades em suas áreas de atuação que formaram o quadro de palestrantes do congresso.

Além de apresentações inspiradoras, os participantes tiveram acesso à workshops interativos, painéis de discussão e uma variedade de atividades com a presença de palestrantes renomados no mercado.

Tanto a feira como o Congresso de Gestão Internacional trouxeram muita inovação para o setor. Na feira, uma das novidades de 2024 foi o pavilhão azul B, onde estavam concentradas startups de inovação e tecnologia, para o aprimoramento do setor de alimentos e bebidas. O espaço trouxe soluções de Inteligência Artificial, dados, gestão de estoque, eficiência operacional, sustentabilidade, entre outros.

Já na experiência digital proporcionada pela APAS Show 2024, um novo aplicativo interativo foi um dos destaques, unindo expositores, visitantes, congressistas e palestrantes, tudo na palma da mão, oferecendo humanização e interação social. A novidade foi tão significativa que ele ficou no ranking top 10 de downloads de aplicativos na categoria de eventos e redes sociais na Apple Store e Google Store.

Responsabilidade Social e Ambiental

A APAS Show 2024 também se destacou pelo seu compromisso com a responsabilidade social. A arrecadação de alimentos superou novamente os recordes anteriores, com 240 toneladas recolhidas, que serão distribuídas para a população do Rio Grande do Sul, afetadas pelas fortes chuvas; além das comunidades em vulnerabilidade social assistidas pela Associação Prato Cheio, Amigos do Bem, SESC – Mesa Brasil e Instituto Center Norte.

“Sobre a questão do meio ambiente, podemos destacar que neutralizamos no evento mais de 200 toneladas de emissões de carbono em parceria com diferentes instituições sociais”, destaca o executivo da APAS.

Conclusão e Expectativas Futuras

Ao encerrar a APAS Show 2024, Carlos Corrêa ressaltou a importância do evento para o setor supermercadista e a economia nacional. “Os números de visitas e o volume de negócios demonstram a importância da feira para um setor que continua em plena expansão no país. Em 2025, temos a missão de fazer um evento ainda mais grandioso, que atenda às expectativas do mercado e continue a impulsionar o crescimento do setor. A APAS Show 2024 foi mais do que uma feira – foi um marco de inovação, negócios e desenvolvimento para o setor supermercadista, estabelecendo novos padrões e elevando a barra para os próximos anos”, finaliza.

Fotos: Divulgação