APAS Show 2024 revela hábito de consumo nos supermercados durante coletiva de imprensa

167

A Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com as empresas de pesquisa Scanntech e Shopper Experience, apresentou nesta terça-feira, dia 14 de maio, durante coletiva de imprensa, os resultados do estudo “Comportamento do Consumidor”.

A apresentação compôs a programação da APAS Show 2024, maior evento do setor de alimentos e bebidas das Américas, e a maior feira supermercadista do mundo, que ocorre de 13 a 16 de maio de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo.

De acordo com Carlos Corrêa, diretor geral da APAS, “o estudo foi realizado por meio de metodologia quantitativa e com uma amostra representativa de 1.047 pessoas em todo o Brasil. É um conteúdo que destaca mudanças significativas nas preferências e hábitos de compra dos consumidores. Com idades variando entre 18 e acima de 55 anos, a pesquisa abrangeu diversas faixas etárias e classes sociais”.

Já Felipe Queiroz, economista da APAS, a pesquisa também revelou  que houve  uma crescente preocupação do consumidor com hábitos alimentares saudáveis, com 57% dos entrevistados procurando manter uma boa alimentação em suas refeições, um crescimento de 4% em comparação com 2023. “Percebemos que os produtos saudáveis cresceram de forma acelerada em todas as cestas com os perecíveis em alta e bebidas com o maior crescimento”, destacou Queiroz.

Quando questionados: “O que faz você concentrar suas compras em uma única loja?”, 34% dos entrevistados apontaram o “preço baixo” como fator principal, seguido por: “praticidade/comodidade (conveniência)”, com 18%; “tem tudo que necessita (conveniência)”, com 15%;  “localização (conveniência)”, com 14%; “promoções e ofertas” (10%); “confiança na loja” (10%); “variedade de produtos” (7%); “otimização de tempo (conveniência)”, com 7%; “agilidade no atendimento e entrega (6%); “qualidade dos produtos” (5%); “bom atendimento” (4%); e melhor custo-benefício (3%). “Ou seja, aspectos associados à conveniência representam mais de 50% das menções. Isso é um dado muito importante para que as empresas fidelizem seus clientes”, complementa Corrêa.

Gastos por classe social

Uma análise detalhada por classe social revelou insights sobre os gastos médios em compras de supermercado. Entre 2023 e 2024, o consumo médio nos supermercados diminuíram ligeiramente entre todas as classes sociais: Classe A (R$ 2.741,87 em 2024, contra R$ 2.909,62 em 2023), Classe B (R$ 1.097,08 em 2024, contra R$ 1.192,12 em 2023) e C (R$ 686,44 em 2024, contra R$ 767,26 em 2023).

Dados do setor

Com um faturamento que representa 30% do total nacional e uma participação de 9,3% no PIB do estado, São Paulo continua a se consolidar como o principal representante do setor supermercadista do país. Além disso, o faturamento do setor supermercadista paulista atingiu R$ 300 bilhões em 2023, mostrando um crescimento constante nos últimos anos.

Em 2023, o setor supermercadista experimentou um ano de crescimento, impulsionado pela presença predominante de pequenos estabelecimentos, que representam 61% do total. Com mais de 23 mil lojas espalhadas pelo estado, a maioria delas de micro e pequeno porte, o setor continua a desempenhar um papel vital na economia paulista.

O estudo também mostra que o setor supermercadista é um importante gerador de empregos, com mais de 669 mil pessoas empregadas diretamente em 2023. Além disso, o perfil diversificado da força de trabalho reflete a inclusão de pessoas de todas as idades, gêneros e habilidades, com 27,9% dos colaboradores com idade até 24 anos e uma significativa participação de pessoas com deficiência (PCD), representando diversas categorias.

Foto: Divulgação