Beauty Fair 2023 oferece mais de 25 cursos e workshops de aprimoramento profissional

0
256

No Brasil, a área de beleza tem se mostrado não apenas como um mercado em constante expansão, mas também como um terreno fértil para o crescimento pessoal e profissional. Seja nos centros urbanos movimentados ou nas cidades do interior, a indústria da beleza se revela como um verdadeiro impulsionador econômico e uma fonte inesgotável de oportunidades.

Atualmente, o país registra 1,1 milhão de pequenos negócios em atividades de beleza e estética, sendo que 337,7 mil estão situados no Estado de São Paulo. Eles são 5,8% dos pequenos empreendimentos paulistas. Tanto em São Paulo quanto no País, houve aumento de mais de 14% no número de negócios desse segmento nos últimos 12 meses.

No total, o setor é responsável por 5,6 milhões de oportunidades de emprego na indústria, em franquias, consultorias de venda direta e salões de beleza. Esse número é 4,8% maior do que o ano anterior (2021). Em crescimento contínuo, encerrou 2022 com aumento de 9,6% sobre 2021, o equivalente a 13.400 empregos diretos criados na indústria que produz localmente, 94% dos produtos do setor consumidos pelos brasileiros no país.

Ainda como reflexo da pandemia, em 2021 houve retração nas oportunidades de trabalho em praticamente todos os canais, resultando em queda no número total, encerrando o ano com uma retração de 1,5%. Em 2022, o cenário se mostrou mais favorável e apresentou crescimento de 5,0% versos 2021.

Salões de beleza e perfumarias

Os salões de beleza são os maiores responsáveis pela geração de oportunidades de trabalho dentro do setor de HPPC, com crescimento de 11,3% nas oportunidades geradas em 2022, em relação a 2021, de acordo com dados do IBGE.  Com o aumento do desemprego no Brasil, há uma onda de empreendedorismo que visa driblar a falta de trabalho, assim como a saída de empreendedores da informalidade com a criação do MEI. Além disso, observa-se um recorte de pessoas que declaram ter mais de uma ocupação e dividem o trabalho em salões de beleza com outras profissões.

A inovação também é uma característica do setor. Anualmente, milhares de novos produtos são lançados, abrangendo desde cosméticos até equipamentos de alta tecnologia para estética. Esse constante fluxo de inovação tem atraído olhares atentos e investimentos significativos.

E a boa notícia é que esse mercado ainda está longe de atingir seu pico. De acordo com projeções do SEBRAE, o setor de beleza e cuidados pessoais pode crescer cerca de 14% até 2023, apontando para um cenário promissor de expansão contínua. Isso significa que mais oportunidades estão a caminho para os profissionais e empreendedores do ramo.

A capacitação profissional surge como uma peça-chave nesse quebra-cabeça. Hoje em dia, não basta apenas ter talento; é fundamental buscar o aprimoramento contínuo. A obtenção de certificados reconhecidos não apenas valida suas habilidades, mas também abre portas para a transição de carreira ou para galgar posições mais altas dentro do mundo da beleza. O mercado valoriza os profissionais que buscam estar sempre atualizados, prontos para oferecer serviços de excelência e se destacar da concorrência. “A indústria da beleza no Brasil é uma potência incontestável, e quem investe em conhecimento e aprimoramento está trilhando um caminho certo para o sucesso nesse mercado tão promissor”, avalia o diretor geral da Beauty Fair, César Tsukuda.

E não é somente o conhecimento técnico que impulsiona o sucesso. Mariê Suzuki Fujisawa, uma profissional renomada no setor de beleza, compartilha sua visão: “Preparo e conhecimento são a base para alcançar o sucesso no mundo da beleza. Aqueles que estão dispostos a se dedicar e aprender sempre encontrarão oportunidades infinitas.”

Capacitação e atualização profissionais

É nesse cenário que a plataforma de negócios, criadora da maior feira de beleza profissional das Américas, surge como um farol orientador, oferecendo não apenas produtos e tendências, mas também uma plataforma educacional vital para o crescimento sustentável dessa indústria. Os Congressos Profissionais na 18ª Beauty Fair, de 9 a 12 de setembro, aprofundam esse compromisso com a capacitação e a excelência. Saiba mais sobre eles:

Congressos Internacionais: Um mergulho nas tendências globais e nas melhores práticas que transcendem fronteiras. Sal Salcedo (EUA), X-presion (Espanha), Saco Hair e BW Academy (Inglaterra) vão compartilhar suas experiências e conhecimentos e mostrar, ao vivo, suas técnicas diferenciadas.

Congressos de Aprimoramento Profissional: Uma oportunidade para aperfeiçoar suas habilidades técnicas e se destacar como um profissional de referência nas áreas de estética, manicure, maquiagem e outros. Workshops, demonstrações e palestras focadas em técnicas avançadas e inovações no setor.

Congressos de Gestão: Para os empreendedores e gestores, estratégias eficazes para conduzir seus negócios rumo ao sucesso. Abordará temas como marketing, finanças, gestão de equipe e aspectos legais na condução do negócio.

Como destaca César Tsukuda: “Nossa expectativa para a Beauty Fair 2023 é excepcional. Queremos oferecer um ambiente onde os profissionais e empreendedores da área de beleza possam não apenas se atualizar, mas também se inspirar e vislumbrar um futuro brilhante nesse mercado vibrante.”

Programação dos Congressos na Beauty Fair

Assim, podemos afirmar que investir na área de beleza vai além do que os olhos podem ver. É investir em si mesmo, em conhecimento e no futuro. A Beauty Fair está pronta para ser o catalisador desse processo, conectando os sonhos e aspirações dos profissionais da beleza com um mundo de possibilidades.

A Beauty Fair atua como plataforma de negócios, relacionamento e desenvolvimento do varejo, indústria e salões de beleza. Além de promover a maior feira de beleza das Américas, a empresa também é responsável por importantes projetos com foco no varejo, como a Delegação Beauty Fair na NRF (New York), Líderes de Perfumaria, Fórum de Varejo de Beleza, Fórum Beauty Fair Farma e mantém parceria, desde 2021, com a Apas Show, visando aproximar a indústria da beleza do canal alimentar. Por meio da iniciativa Beauty Fair Brazil, a empresa desempenha importante papel na exportação de cosméticos e na captação de novos negócios para a indústria e varejo. Na área profissional, promove o Beauty Fair Summit Donos de Salão. 

Foto: Divulgação